Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como criar um repositório local do Ubuntu

Quem suporta múltiplos equipamentos com Linux em uma mesma rede local geralmente pode se beneficiar de várias maneiras com a criação de um repositório local a partir do qual todas as máquinas possam fazer suas atualizações e mesmo instalações, sem ocupar o link de Internet múltiplas vezes para buscar os mesmos dados.

Não é difícil encontrar documentação sobre como criar e manter atualizado um repositório local da maioria das distribuições que os suportam. O artigo de hoje, publicado pelo BeginLinux, apresenta algumas razões para fazê-lo, e explica o procedimento para o Ubuntu. (via beginlinux.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo kretcheu (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 2:44 pm

    Pessoal,

    tem uma ferramenta bem interessante, brazuka, feita pelo Pretto da comunidade ubuntu-br (laudeci[at]gmail-com)

    http://aptoncd.sourceforge.net/

    []‘s
    kretcheu

    Happy Feet (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 3:46 pm

    Acho que para qualquer distribuição a maneira mais prática de criar repositórios em um servidor ftp, http ou rync para sua rede local de computadores é usar o rsync para criar um espelho dos repositórios públicos com rsync públicos.

    anonimo (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 8:02 pm

    Só como observação :

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Debian-Como-criar-um-repositorio-local-offline/

    Bremm (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 10:44 pm

    Uma aplicação interessante para um repositório local é servir versões específicas (kernel com patches especiais, compilações otimizadas de ferramentas de manipulação de vídeo etc.) já empacotadas.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 6/02/2010 às 8:56 am

    Legal, eu aqui tenho um repósitório local do arch, que é atualizado através de um script que usa rsync para copiar de espelhos públicos e é agendado para rodar de 1 em 1 hora no cron. Uma maravilha, realmente salva muito tempo quando quero fazer uma reinstalação em alguma máquina ou instalar o arch para um amigo, ou mesmo atualizar as máquinas.
    Agora um mirror do Ubuntu ou Debian já é meio complicado, acho que são mais de 40GB. Enquanto a GVT não chegar aqui no Rio com internet de 10Mbps eu fico só com o repositório do arch mesmo =D

Este post é antigo (2010-02-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.