Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical pretende colocar Ubuntu em tablets no ano que vem [atualizado]

Atualização: o fundador do Ubuntu desmente a notícia abaixo.

Trecho da nota do iG Tecnologia, mantida para referência:

Na semana passada, um executivo da Canonica afirmou que a empresa está preparando uma versão “light” do sistema para tablets, com a intenção de entrar para o mercado móvel.

Segundo Chris Kenyon, vice presidente de serviços de equipamentos originais, os tablets com o SO Ubuntu estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2011. O sistema será uma versão simplificada do atual, com uma interface para comandos touch, conta o site Network World. Neste aspecto, a empresa espera uma dura competição com o Android da Google, o Meego da Intel e o iOS da Apple.

A Canonical atualmente conversa com fabricantes de hardware para o desenvolvimento de aparelhos com baixo consumo de bateria e melhor desempenho. A empresa discute o projeto com os fabricantes de chips Freescale, Texas Instruments e Marvell, com a Intel e com a Pixel Qi.

Por outro lado, a empresa não pretende desenvolver um sistema operacional para smartphones. Segundo Kenyon, o mercado já tem muita gente muito poderosa envolvida. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 14/06/2010 às 8:22 am

    Equanto o light não puder instalar aplicativos, vai ficar pra tras.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 14/06/2010 às 8:39 am

    @Rafael Rossignol Felipe O artigo não fala do Ubuntu Light e sim de uma versão “light” (leve) do Ubuntu.

    Sobre a ideia em si, acho que a segunda coisa que o mundo Linux menos precisa é de mais um SO baseado em Linux para dispositivos móveis, ainda mais um que seja apenas para tablets e não para smartphones também.

    PS: É a segunda coisa, pois a primeira é mais uma distro.

    A idéia é boa, mas devia ter sido executada logo após o lançamento do Netbook Remix.
    Acho que mais cinco ou sete meses de espera pode ser letal. Até lá poderemos ter uma enxurrada de Tablets Androids, Chromes e afins. Talvez o Ubuntu chegue um pouco tarde pra festa, mas ainda sim poderá participar dela.

    Este é um caso daqueles do tipo “quem conta um conto acrescenta um ponto”.
    O Chris foi mal entendido na reportagem original. Ele estava falando do Ubuntu Light e disse que a interface pode ser usada em tablets mas a Canonical não tem planos para um Ubuntu específico para tablets como um novo “sabor”.

Este post é antigo (2010-06-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.