Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BSRSoft Media Center X1: Gadget Linux para entretenimento

Enviado por Andre Luis Pereira dos Santos (andreΘbsrsoft·com·br):

“Integração completa entre a web e seu acervo offline e de rede local fazendo qualquer pessoa poder ouvir, assistir e gravar virtualmente qualquer coisa em qualquer momento que desejar com poucos movimentos. Pausa de programação AO VIVO é incluída entre as caracteristicas.

Convergência total de mídias (DVDs, CDs, HDs, memórias USB, web em Flash, HTML5 e via streaming direto, DiVX, XViD, RMVB etc). Som e imagem digitais (TV digital aberta disponível em breve). Sistema operacional Linux Ubuntu especialmente preparado pela BSRSoft para máximo desempenho e altíssima qualidade e fidelidade na reprodução das mídias, TV e streaming. Tudo tão fácil de usar quanto qualquer aparelho “toca DVD” (controle remoto incluído com o produto).

Núcleo e aplicações baseados em software open source. Baixo consumo de energia elétrica, baixíssimo ruído, peso e dimensões reduzidas para máximo conforto em sua alocação nos mais diversos ambientes. Baixar novas funções e atualizar o media center a partir do website é estremamente simples e intuitivo. Update automático do sistema (seu media center sempre estará atualizado com a última versão disponível de todos os sistemas, codecs e softwares).

Apesar de nem todos os codecs poderem ser livres ainda, o produto todo foi desenhado para que a menor dependência possível dessas fontes. Mas conforme a legislação brasileira, este foi o melhor custo/benefício a que se conseguiu chegar com a finalidade de entretenimento universal. E esse é o objetivo final do X1.” [referência: bsrsoft.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 8:19 am

    Adorei a idéia. Só não encontrei informações sobre o hardware. Acho que seria interessante disponibilizar no site informações como processador, chipset, super-io, etc…

    Adriano (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 9:38 am

    Duvido que o fabricante faça isso, o software é código fonte aberto, a única forma que ele tem de segurar um pouco o seu uso é “escondendo” o hardware. afinal se o software e o hardware forem conhecidos quem nos impedirá de montar um igual e até mesmo sair vendendo por aí?

    André Déo (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 10:16 am

    Na Boa os caras sao muito CARA DE PAU!!!

    Basta ler a notícia publicada aqui mesmo no BR-Linux:
    Um Media Center feito em casa e seguir as dicas do Rigues e tá feito seu Media Center, inclusive desconfio que o hardware usado foi o citado pelo Rigues gabinete Mini-ITX .

    Aparece cada espertinho que vou falar viu!!!!

    marcos (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 10:20 am

    Cara de pau só pq os caras resolveram vender uma idéia? Nem toda empresa inventa, algumas vivem de adaptar, criar logistica, melhorar …

    Olá.

    Sobre a notícia veiculada, nós comercializamos o equipamento integrado aos softwares fornecidos (a maioria absoluta open source fora alguns codecs que apesar de fechados possuem seu uso liberado no Brasil).

    Claro que existe a possibilidade de criação caseira de um media center, mas não é isso o que oferecemos. Fornecemos equipamento homologado por nós para uso bem afinado à destinação dele, junto com assistência técnica, garantias, inovações quanto à experiência de uso, melhorias na interface de usuário e diversos outros detalhes.

    Concorremos com outras soluções do mercado, mas aparentemente nenhuma forte ainda no mercado nacional. É um nicho que vimos e que vale a pena o investimento, já que a experiência proporcionada por nossa solução é muito boa e com todas as garantias que uma empresa que além de integrar, desenvolve suas próprias soluções também. (nesse caso painéis, criação de softwares de backend etc)

    Pra falar a verdade fiquei com a impressão de ser “só mais um desktop”.

    Pelo video, deu pra ver que é um ubuntu mas com um software media center instalado. Não vi exatamente qual, mas acredito ser o enna (http://enna.geexbox.org/), o que é uma ótima escolha pela versatilidade, mas acho que ainda não é capaz de aproveitar com aceleração gráfica por hardware.

    Pra mim um sistema de media center, mesmo que use um hardware de pc comum, não deve ter interface de desktop: nada de barras, menus, janelas. Não acho que muita gente use um teclado ou um mouse em frente a uma TV.

    Ao meu ver a ideia é até boa (mas não inovadora, qual o problema :-)), mas começou mal.

    Espero ver melhores notícias sobre o produto no futuro.

    Ah sim, uma bela utilização do mesmo software enna:
    http://captainigloo.wordpress.com/2010/03/26/enna-use-case/

    Ola @tenchi

    O vídeo disponível mostra o backend do media center.

    Sobre o desktop, a versão disponível para comercialização (que ainda não entrou na galeria de vídeos), já não possui a maior parte da interface comum a um desktop. Mesmo assim, o uso de janelas foi mantido no projeto final e que é o comercializado, pois muitos usuários durante a fase de design do produto, queriam o acesso ao navegador de internet. Neste caso usamos o Chromium.

    Ou seja, não um desktop puro, mas também não é limitado a apenas um media center tradicional.

    O uso se dá por meio de teclado/mouse wireless (incluídos) e controle remoto.

    E por fim, a aceleração por hardware é completamente funcional no produto, já que assim pudemos utilizar a CPU para tarefas menos relacionadas à vídeo, o que ajudou a manter os preços mais “bem comportados”. Só não foi possível um preço menor ainda devido aos impostos brasileiros, que todos nós já conhecemos.

    Carlos Silveira (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 11:27 am

    Onde eu consigo saber o preço do produto ?

    Olá @Carlos Silveira

    Pode acessar o endereço:

    http://shop.bsrsoft.com.br/category.php?id_category=29

    Para ver preço e mais informações também.

    Vagner_Fonseca em 31/03/2010 às 12:07 pm

    O GNU/Linux tem um problema sério: “Quem o usa.”
    Não fiquei muito entusiasmado com o produto, me parece o ASROCK ION + um XMBC, mas sem problemas com o que a empresa fez, o problema é que se ninguém usa o GNU/Linux em produtos há reclamações, se alguém usa há reclamações.

    Linux é OPEN SOURCE (Código Aberto) e não GRÁTIS, se existem empresas que fornecem um GNU/Linux gratuitamente e pronto pra uso é bom pra elas, mas elas não tem essa obrigação.

    O MC em questão foi adaptado para uma necessidade específica ( a brasileira) e fornece suporte (A peça principal na venda de produtos de TI ou eletroeletrônicos hoje em dia) para os usuários.

    Se você sabe montar um MC em casa e não fez, problema é seu.
    Se você podia ter montado, vendido para seus amigos ou qualquer um que quisesse comprar, problema é seu.

    Se toda empresa que usar o GNU/Linux em produtos for sempre recebida com essas “boas vindas”, sabemos o quanto o uso do sistema vai crescer nos próximos anos.

    Eduardo (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 1:30 pm

    Eu acho que vocês deveriam enviar um equipamento para alguém testar, pois é dificil avaliar seu desempenho somente com as informações do site.
    Outra coisa, recomendo que pesquisem a possibilidade de recebem incentivos fiscais, uma fonte de informações é o Ministério de Ciência e Tecnologia – http://www.mct.gov.br

    Parabéns pela iniciativa, os leitores devem lembrar que o produto visa o usuário final, e não as pessoas que tem o expertise para desenvolver seu próprio produto. Aliás, isso é o que falta no nosso país, empresários dispostos ao desenvolvimento.

    Ola @Eduardo

    Estamos pleiteando já incentivos fiscais por conta do desenvolvimento e integração da solução aqui no Brasil. Já conseguimos alguma redução, mas será possível ainda mais, segundo o depto. contábil.

    Sobre o envio para teste, estamos em contato com alguns candidatos para o envio e avaliação. Isso deverá ocorrer já nos próximos dias.

    Acabei de saber: Uma revista de grande circulação vai publicar um review sobre o media center em sua próxima edição, se houver tempo hábil para o fechamento da matéria ainda neste início de abril. Caso contrário, deverá ir para a edição online.

    Adriano (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 3:32 pm

    Alguém falou sobre “PC’s e suas companias” ……..

    André F. Machado (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 6:09 pm

    Adorei a idéia, os desenvolvedores estão de parabéns! Pode até não ser um produto novo e inédito, mas certamente é algo bastante interessante que tem um futuro promissor.

    Fabio Lima (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 8:48 pm

    Na boa André, essa imagem do gabinete com um “brssoft” muito mau feito, é um tiro no pé… A primeira impressão já foi pras cucuias meu amigo. Sorte na próxima!

    Heaven (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 9:28 pm

    @Andre Luis Pereira dos Santos

    Concordo com @Fabio Lima, é melhor corrigir aquele detalhe da página principal do site com o gabinete, pois todos vêem que aquele detalhe é falso, por tal razão obtive descrença de aquilo ser um produto ou um simples fake, caso seja de fato um produto que estejam comercializando então façam de forma séria, pois só olhando para aquele produto faz qualquer consumidor desistir pensando se de fato é real ou é um golpe.

    Outro detalhe é, poderiam muito bem integrar o navegador ao programa de media center, neste caso seria uma nova opção e a visualização, como estão usando chromer (neste caso o webkit) simplesmente só precisaria integrar o motor a software Enna e permitir a visualização de forma mais transparente, já que um media center nunca deve ser tratado como um desktop (de preferência sempre que possível manter o hardware selecionado para evitar futuros problemas).

    Considerando essas duas dicas acima com certeza terá uma carteira maior de clientes, além que o fato de ainda serem inexistentes medias centers aqui, é uma ótima oportunidade de investimento.

    Heaven (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 9:30 pm

    Trabalhei muito hoje no sistema que venho programando, por isso estou com uma séria dificuldade pensar sobre meus erros de português.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 2:56 am

    Gostei do que vi no Media Center. Saída HDMI, som Dolby Digital 5.1… Mas ficaria melhor se tivesse suporte a DTS e a filmes em Blu-Ray:

    https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats/BluRayAndHDDVD

    (no caso, seria interessante também providenciar com o consórcio que adiministra o formato Blu-Ray o uso das chaves critográficas para reproduzir os discos)

    Se tiver mais esses dois itens e o preço não alterar muito, garanto que o aparelho vai fazer muito sucesso.

Este post é antigo (2010-03-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.