Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apreensão de CDs com software pirata quase dobra em setembro

Trechos do IDG Now:

A apreensão de CDs de softwares piratas em setembro foi quase o dobro do mês anterior. De acordo com dados da ABES e da ESA, durante o período foram recolhidos 187,4 mil CDs piratas, 81,5% acima do registrado em agosto. Foz do Iguaçu e Minas Gerais foram os líderes em mídias retiradas de circulação: 74,7 mil e 57,9 mil, respectivamente.

(…) durante o período também foram retirados do ar 23 sites que comercializavam softwares ilegais e 1,4 mil anúncios com a mesma finalidade. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 1:44 pm

    Enquanto isso o preço dos softwares continua subindo…E a população detentora de PCs, que é quase todo mundo, fica a margem da sociedade.

    Hell (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 2:09 pm

    Bom assim passa a ser usado mais sistemas opensources

    Leonardo (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 2:52 pm

    Pois é, infelizmente o brasil tem este problema, pessoal acha que windows e microsof office é grátis e sai instalando ou pedindo pro vizinho os famosos cds, fora quando se fala de aplicativos para o mesmo, e ainda jogos.

    Mas não é só por isso, também os preços contam muito. Hoje em dia já existem alternativas mais baratas para “jogos”, como o steam por exemplo, onde os jogos são comprados em dolares saindo em média de 19,00. Aplicativos ainda são caros, mas existem vários opensources por ai que dão muito bem conta do recado.

    Bom sistema operacional nem vou comentar.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 3:45 pm

    Podem contar comigo, já caguetei a empresa que trabalho(ninguem sabe) dos produtos falsificados…os cara depois de umas pista deixadas por mim estão pensando em colocar MAC…MAS por dinheiro vão migrar para LINUX…kkkkkkkkkk

    o (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 4:29 pm

    Na realidade acho que o aumento do preço dos softwares proprietários só estimula ainda mais a pirataria porque o usuário fica achando que está levando uma vantagem ainda maior.

    Pode reparar que todo mundo sempre quer comprar o CD pirata da edição mais cara e completa do windows, do MS Office, etc. E querem o Corel Draw e o Photoshop em vez de programas proprietários concorrentes e mais simples e baratos, que atenderiam plenamente a maior parte das pessoas.

    Julio Sabino (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 4:33 pm

    Ótima notícia. Só assim pra acabar com esses folgados que roubam trabalho alheio e ainda se acham no direito de venderem. A ABES e a APCM estão de parabéns!

    Renan (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 7:29 pm

    “onde os jogos são comprados em dolares saindo em média de 19,00.”

    O problema é que nem todo mundo pode comprar internacionalmente. Quem não tem renda, ou quem não tem renda suficiente para um cartão de crédito internacional, fica automaticamente excluído.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 8:50 pm

    Não vejo os softwares proprietários encarecendo, muito pelo contrário. O MS Office já custou 800 reais pra usuário doméstico, agora com toda a inflação acumulada, dá pra comprar por menos de 200 reais. O mesmo vale pro Windows, Corel e até Photoshop.

    Jogos então, com 2 anos de lançamento já são encontrados por 30 reais nas lojas, com 4 anos sai por 10 a 15 reais em revistas, 5 anos são gratuitos nos abandonware.

    Sou totalmente a favor do combate a pirataria, quem não pode ou não quer pagar pelo produto, use alternativas livres ou gratuitas.

    foobob (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 9:16 pm

    @bebeto_maya, síndrome de próprio_mentiroso?

    fica à margem da sociedade porque quer. Porque prefere ser um marginal furtando Windows mesmo do que se arriscar no Linux e ficar sem games piratas e sem borboletinha azul…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 20/10/2010 às 7:11 am

    @fooboob

    Você está meio certo, bebeto_maya também.

    Com o marketing agressivo, a falta de informação e até a educação medíocre do país, não podemos dizer que a população em geral tenha meios de fazer uma escolha consciente. Então o “porque quer” muitas vezes é “porque não sabe o que queria”.

    A mesma coisa ocorre com a democracia representativa no Brasil, fazem campanhas maciças na mídia que o voto é importante e deve ser praticado corretamente, mas não instruem o povo para exercer o que está sendo propalado.

Este post é antigo (2010-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.