Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aphone: Celular “genérico” chinês rodando Android

Enviado por Ricardo Martiniano da Silva (ricardomartinianoΘgmail·com):

“Os celulares genéricos da China estão por todos os lados. Com a promessa de trazerem diversas funções em um único aparelho, eles facilmente conquistaram uma boa fatia do mercado! Muitas vezes eles imitam descaradamente os “aparelhos originais”, talvez como forma de conseguirem vender ainda mais.

Equipados quase sempre com TV analógica (muitas vezes bem fraca), câmera digital (que promete muito mais do que realmente cumpre), reprodutor mp3 (que ao menos funciona) e até Dual SIM (que realmente quebra um galho danado), ainda acho que a principal falha deles geralmente está no Sistema Operacional que utilizam. Mas isso parece estar para mudar : veja os detalhes no link a seguir.” [referência: espacoliberdade.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luciano G. Santos (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 2:13 pm

    Ola.

    Eu concordo que possa haver alguns pontos fracos nos aparelhos chineses, assim como há em qualquer outro aparelho.

    Acho que é preciso é parar com esse tom pejorativo que se faz a tudo que é vem da China. Parece que a idéia é focar nos pontos ruins e já sair falando mal só pela origem do equipamento.

    Essa é uma mentalidade muito antiga nossa que precisa mudar. Afinal, praticamente todos os eletros que temos hoje vem de lá. Será que é por acaso?

    Kez (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 2:14 pm

    Quando a MediaTek, fabricante da maioria das CPUs dos Xing Lings, acordara para o Android, veremos o robozinho nos camelôs.

    Um dia atrás eu tava pensando nisso:
    Porque os XingLings não usam o Android? Daria menos trabalho que fazer uma firmware(na maioria das vezes feia) =)

    E ai, o preço? Como fica?

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 2:31 pm

    Pois é. Faltou o preço e onde comprar!

    robsonpc (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 2:37 pm

    Um dos problemas dos xing ling é o firmware franquestein espalhado em seus milhares de modelos. Outro são os cabos de dados/carregador que vem com conexoes do além.
    Eu estou sofrendo por isso, tenho um e não acho o cabo de transferencia para ele…por enquanto é um peso de papel e nunca mais compro um.

    @Luciano Santos

    Se você leu meu post, pode ter visto que eu comentei que eu falei em relação aos sistemas que eu já utilizei. A maioria dos eletrônicos, originais ou não, que utilizamos vêm de lá. Eles tem conhecimento e tecnologia o suficiente para melhorarem seus smartphones e ao menos pelo SO ele já estão começando.

    @Psycho e @Rodrigo

    Não encontrei informações se ele já chegou ao Brasil e se chegou qual seu valor. Vou continuar procurando algo.

    Abraços

    Bremm (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 2:47 pm

    Produto chinês de baixo custo é barato porque não há preocupação com a fase de testes — alguns nem sofrem teste por amostragem, pois isto, segundo eles encareceria demais. Claro que ficar gerando lixo é barato hoje, porém no futuro torna-se muito caro. E no resto do mundo, são poucas as companhias que se preocupam em usar materiais não-agressivos, usar material oriundo de reciclagem etc.

    Os chineses fazem produtos de qualidade, mas são tão caros quanto os que não são fabricados lá.

    Voltando a reportagem, creio que seja possível comprar o APhone na DealExtreme. Convém salientar que essas câmeras de 2Mp que costumam vir nos clones deles (tipo NCKIA e afins) são feitas com CCD para uso em webcams (péssima qualidade de imagem).

    Paul (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:09 pm

    O problema destes aparelhos é que o nível de radiação, embora ainda dentro do tolerado pelos seres humanos e órgãos reguladores, é MUITO maior do que dos fabricantes tradicionais.

    Fora que meu irmão comprou 1, que além da câmera e TV serem uma porcaria, já fica reiniciando, apenas 3 meses depois do uso.

    Não há milagres não… claro que existem casos onde sempre há um melhor custo benefício. Mas no caso da China, a gente sabe que parte do custo baixo é devido à mão de obra semi-escrava, e parte é porque abrem mão da qualidade.

    lobo castrado (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:18 pm

    Pessoal sei que o comentario é totalmente off-topic, mas alguém sabe onde eu encontro um tutorial ou how to de como embarcar uma página php em sistema com dois 8051 com 8KiB de ROM e 256Bytes de RAM cada rodando Linux SMP?

    lobo castrado (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:22 pm

    Alguém me ajuda por favor!! Pensei que aqui fosse a maior comunidade linux do Brasil

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:41 pm

    @Bremm
    DealExtreme foi o primeiro lugar que olhei, mas não tem…

    Talvez a diferença nestes aparelhos seja mesmo o hardware…

    Pegue como comparativo um aparelho “original” com android, como os da htc. Processador de 1GHz, 512MB ou mais de RAM, componentes de qualidade…

    Já os xing-lings da vida possuem um processador muito menos poderoso, componentes piores e menos memória.

    Mas mesmo assim me surpreendo que eles consigam criar estes aparelhos com suporte à multi toque (e aplicações que suportam isso). E tudo isso em sistemas fechados e proprietários. Acho isso interessante, e poucos chegam a saber quem desenvolveu estes sistemas, sendo que seus programadores seriam uma ótima adição para o o “mundo” open source :-)

    PoolS (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 4:00 pm

    Aparelhos que não tem originalidade, copiam na cara dura e tem péssima qualidade de peças. Geralmente feito com trabalho semi-escravo que muitas empresas na China aproveitam.

    Invistam em algo que seja ao menos autêntico em sua proposta, e fujam desses genéricos.

    Até mais,

    @tenchi

    Realmente eles têm bastante conhecimento e nos ajudariam bastante. Quem sabe agora lidando com o Android OS eles não comecem a desenvolver algo de interessante e útil para toda a comunidade?
    Já é um avanço!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 4:50 pm

    duvido muito que os xing ling, colaborem com o mundo do software livre, são cópias nem mais nem menos que isto, agora quanto a qualidade ser meio duvidosa nunca vi uma bateria xing ling estourar na calça ou mão de ninguém equanto que as outras marcas pseudo-famosas temos alguns casos.

    O que vier com android OS, um grande avanço, deverá vir também com alguns padrões e aí possamos estudar melhor o hardware.

    PS: eu também me surpriendo. Como eles conseguem fazer o multitouch com aquele hardware?

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 8:04 pm

    aÊ, Tá chegando a hora que eu vou me render e comprar um AiFhone pra testar… xD

    gustavo (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 8:56 pm

    encontrei esse aqui:

    http://lista.mercadolivre.com.br/aPhone

    lobocastrado, vai tomar no kosovo.

    h2c (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 10:23 pm

    @gustavo
    esse não vem com Android, suporta as caracteristica do Java.

    victor (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 11:00 pm

    @PoolS
    “Geralmente feito com trabalho semi-escravo que muitas empresas na China aproveitam.”

    O problema é que a maioria das empresas que montam estes aparelhos de baixo custo, também são as mesmas empresas que montam os aparelhos “de marca”, dai mesmo que vem a experiência para “desenvolverem” estes produtos.

    Renyer (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 11:23 pm

    Prefiro pagar mais caro por produtos de qualidade. Tenho amigos que têm esses xinglings. O touchscreen funciona depois de muita briga, o design faz com que a tela não seja exibida por completo, e como a reportagem informa, a câmera é muito ruim.

    BIA (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 9:45 pm

    tenho um aparelho generico do blackberry faz 5 meses que comprei.Tudo funciona a camera é boa 2 chips navegador opera, bem completo. possue varios idiomas no teclado para menssagens de texto, consigo navegar muito bem na internet, so que o idioma e portugues de portugal e as vezes confunde um pouco de resto perfeitonunca nunca tive nenhum tipo de problema

    Pedro (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 4:27 pm

    Eu comprei um mp15 da china, não vale nada, uma porcaria ja foi para o lixo, compre e vcs vão inteder que eu estou falando.

Este post é antigo (2010-05-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.