Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Android 2.2 acaba com a raça do iOS 4 em desempenho de JavaScript”

Mantive a íntegra do título adotado pelo Gizmodo Brasil, no qual tem um gráfico que permite visualizar bem a diferença, e de onde retirei também o trecho abaixo:

Testando o navegador padrão do Android 2.2 (no Nexus One) e do iOS 4 (no iPhone 4), a Ars Technica descobriu que o Android não tem comparação no que se trata de desempenho do JavaScript.

Na verdade, o desempenho do iOS 4 ficou bem semelhante ao do Android 2.1  – ou seja, as mudanças que o Google fez no Froyo para criar ”o navegador móvel mais rápido do mundo” são mesmo visíveis. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:53 am

    Lembrando que além do Javascript, a VM “Java” do 2.2 também chuta muitas bundas.

    Como fã da linguagem Java (não dos frameworks EE), achei muito legal o que a Google tem feito com a linguagem (mostrando à Sun como é que se faz).

    Bem, e de que adianta este desempenho em js se os sites onde bom desempenho em js usa-se flash e outras tecnologias proprietárias?

    Usando o smokescreen, implementação de um plugin flash em javascript (ou seja, arquivos swf interpretados pelo navegadior) com os exemplos do próprio site percebi que, no Linux, seu desempenho é até melhor que o do Flash no chrome, tamanha é o desempenho do v8.

    O mais engraçado é que é a mozilla que criou o interpretador actionscript (tamarin) do Flash Player da Adobe, mas no entanto o interpretador js do firefox e cia são muito mais lentos!

    JS é a linguagem da Web. Hoje em dia é possível inclusive escrever aplicações noutras linguagens e interpretá-las via js. Tudo é questão de ter um compilador para isso.

    Espero em breve que js, somado às outras tecnologias web superem o Flash em uso e qualidade.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 11:56 am

    Augusto, sem querer ser mala mas já sendo… O nome do programa está errado no Título.

    Abs.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 11:56 am

    OPS, Comentei no lugar errado, várias abas dá nisso! haha mals, era para o Inkscape. Pode apagar os dois.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:15 pm

    “Bem, e de que adianta este desempenho em js se os sites onde bom desempenho em js usa-se flash e outras tecnologias proprietárias?”

    O Android 2.2 também roda flash.

    devnull (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:22 pm

    “O Android 2.2 também roda flash.”

    O sistema concorrente, não.

    stanbr (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:32 pm

    Bom, eu já fui usuário do android (um G1 rodando Cyanogen) e hj tenho um 3GS rodando iOS4. Alguns pontos a se observar: a performance do navegador do iphone é boa o suficiente, nunca tive problemas. Claro que quando mais rápido, melhor, mas não seria isso que me faria mudar de celular. Além do mais, 99% do tempo que estou acessando a internet, é através de um aplicativo, e não do browser (acessar o banco, informações sobre cinema, leitor de feeds RSS, etc).
    Fora isso, a interface do iOS4 ainda é superior e o nível dos aplicativos também (na minha opinião), o que compensa muito mais do que uma boa performance de javascript.

    Leandro Alves (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 2:01 pm

    O Android 2.2 está muito bom, pena que demora muito para sair as atualizações para os celulares mais antigos. Meu HTC Magic mesmo ainda está com Android 1.5.

    Paul (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 2:43 pm

    stanbr: eu já faço o contrário, uso o que for possível no navegador, e evito instalar aplicativos próprios (que geralmente apenas usam a engine HTML do navegador).

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 4:33 pm

    Não adianta tentar fugir, pois o Android é muito novo e está arrebentando. E o melhor nada de frescuragem, pois se não tem o que queremos, alguém vai acabar fazendo para gente. Competir com Android, me parece que sõ o Meego… Falando de tecnologias novas e que estão supreendendo…

    Renato Elias (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 6:08 pm

    stanbr: errado, a maioira dos aplicativos utilizam o webkit por debaixo dos panos, acesse o itau via m.itau.com.br e vc estará no seu aplicativo do itau OO, e isto vale para mt`s apps, claro que tem vários reais, mas mt`s são fake app’s, apenas para dar falsa sensação de que vc está vendo algo exclusivo

    Disseram por aí:
    “…O Android 2.2 também roda flash, o sistema concorrente, não…”

    Flash? Quem quer ver flash em um celular?
    Isso só serve para esgotar a bateria!

    Marcos (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 11:25 pm

    @yamane, não acredite em tudo que o Sr. Trabalhos diz. Tanto que se você entrar em vários fórums de tecnologia vai constatar o número de gente que reclama da falta de suporte a flash em outros SOs.

    E no Android não gasta bateria assim não. Claro que gasta mais que vídeo nativo, mas nada crítico. Até meu Nokia com Flash lite roda vídeos em flash sem devorar bateria.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 9/07/2010 às 11:20 am

    A Apple falando tanto do Flash e nem sabe carrega JS direito, huahua.

Este post é antigo (2010-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.