Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Youtube sem Flash, Aspira Linux, guitarra rodando Linux, MySQL

Sem Flash: Youtube testando HTML5: O Youtube, nessa versão especial para testes, passou a ter algo mais em comum com a câmera do meu celular: nenhum dos dois tem flash.


Um brinde ao governo alemão

Pico de downloads do Firefox após alerta do governo alemão sobre segurança do IE: No fim de semana após o alerta aos cidadãos alemães sobre os problemas de segurança do Internet Explorer (a propósito da falha de segurança que foi crucial para os ataques que deram origem ao incidente Google x China), foram feitos mais de 300.000 downloads do Firefox (a partir dos sites oficiais) por usuários alemães.

Aspira Linux: a distribuição para quem não é caveira: Mais uma HQ do Nerdson que vale por um documentário.


Esta não é a guitarra digital com Linux

Horror: Guitarra digital opera com Linux e touchscreen: O que me horroriza naturalmente não é a presença do Linux, mas sim a idéia de uma guitarra sem cordas – apesar do alerta da empresa, reproduzido no post da Priscila Jordão no Gadgets Info, de que o fabricante “deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica.

Governos europeus divulgam preocupação com segurança de navegadores de seus cidadãos: Quando a reputação de insegurança de um aplicativo atinge o ápice.

Tá russo: Criador do MySQL vai mais longe para tentar impedir a Oracle de comprar o software que a empresa dele vendeu: Segundo o The H, Monty Widenius quer que China e Rússia apoiem sua campanha contra a aquisição do MySQL pela Oracle.

Tá russo: 2 países do BRIC “lideram” nos ataques cibernéticos – e o Brasil é um deles: Sai o relatório trimestral da Akamai sobre o “Estado da Internet” relativo ao final do ano passado, com uma novidade: EUA e China “perderam” as duas primeiras posições na lista das origens dos ataques virtuais, e agora quem as ocupa são Rússia (13%) e Brasil 8,6%).

Palestra: 10 passos para matar qualquer comunidade de código aberto: À medida que o código aberto se aproxima do dia-a-dia do mercado, vão ficando cada vez mais comuns os casos em que grandes empresas adquirem os direitos sobre projetos que trazem consigo comunidades já formadas de desenvolvedores (muitas vezes voluntários) livres. E alguns cenários acabam se repetindo.

BeOS: Haiku ganha port do KOffice e diversos componentes do KDE: O port da Qt para o Haiku, reimplementação do BeOS em código aberto, foi completado (ou pelo menos ficou suficientemente maduro) na virada do ano, e a turma não perdeu tempo: já dá para rodar o KOffice no Haiku.

RC2 do OpenOffice 3.2: Enviado por thiagoc (rootΘthiagoc·net): “Os desenvolvedores do OpenOffice lançaram o segundo “release candidate” (RC2) da nova versão da suíte de escritório de código aberto.

O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum? GNU/Linux.: Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinux·com): “A Weta, empresa criadora dos efeitos especiais de Senhor dos Anéis, King Kong e do aclamado Avatar cria seus efeitos especiais usando GNU/Linux, mais especificamente Ubuntu.

Anunciado PC 100% compatível com software livre (na Europa): Resta descobrir o tamanho do nicho de consumidores para quem as 2 condições simultâneas (PC pré-configurado com configuração padronizada, e 100% de compatibilidade com drivers free software) tenham apelo.

The Big Bang Theory: Linux no computador do Sheldon: O link abaixo leva à versão legendada em português do momento do seriado The Big Bang Theory em que Sheldon fala sobre a partição Linux para a qual não há espaço em seu computador.

Namoroka: saiu o Firefox 3.6: Boa notícia para os apreciadores do mais popular navegador da Mozilla: após 5 betas, 2 RCs e alguns adiamentos, saiu a versão 3.6 do navegador Firefox, com o codinome Namoroka.

Benchmark: Debian GNU/kFreeBSD x Debian GNU/Linux: Com o lançamento do Debian 6.0 “Squeeze”, o Debian GNU/kFreeBSD (em um resumo apressado: pacotes do Debian rodando sobre um kernel FreeBSD) vai passar a ser um dos sabores oficiais desta distribuição, conforme anunciado em outubro, e o pessoal do Phoronix acredita que a versão em desenvolvimento já alcançou um grau de maturidade suficiente para sofrer seu primeiro teste comparativo de desempenho.

Gizmodo: “Estas áreas de trabalho do Linux me deixam com vontade de usar o pinguim”: O artigo do Gizmodo tem 3 screenshots caprichadas, e dicas sobre como reproduzi-las no seu computador.

Segunda edição do livro Python para Desenvolvedores: Enviado por ark4n (arkanwolfΘgmail·com): “Já está disponível para download a segunda edição do livro Python para Desenvolvedores.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-01-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.