Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: IRPF no Linux, visual novo do Ubuntu, media center doméstico

Adeus, marrom: Ubuntu anuncia novo tema Gtk, novos logotipos e mais : O projeto Ubuntu anunciou, de uma tacada só, a renovação dos principais componentes de sua identidade visual, começando pelos logos e seguindo todo o caminho até as cores da interface, posicionamento dos botões e outros detalhes do seu novo tema Gtk default, chamado de ‘Light’, um dos atributos (a leveza do software) pelos quais deseja ser identificado.

Mapa: Onde estão os 16.000km de fibra ótica (ainda) não utilizados no Brasil?: A rede de fibra ótica ociosa com mais de 16 mil quilômetros de extensão, que poderá ser reativada em breve como parte do Plano Nacional de Banda Larga, tem sido presença constante no noticiário de conectividade e inclusão digital – e o Gizmodo ontem satisfez minha curiosidade divulgando um mapa mostrando por onde ela passa.

KDE: KSC 4.4.1: Enviado por Nícolas[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com): “Dia 2 de Março foi lançada uma nova versão do KSC (KDE Software Compilation).

Bull migra estações de 8.000 funcionários para o OpenOffice.org: Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br): “A Bull, fornecedora francesa de serviços em TI, acaba de migrar o pacote de aplicativos para escritório das estações de trabalho dos seus 8.000 funcionários (cerca de 400 somente no Brasil), do Microsoft Office para o OpenOffice.org.

Benchmarks: Reiser4 x Ext4 X Btrfs: Benchmarks do Ext4 no Phoronix abundam, mas a a situação do sistema de arquivos Reiser4 é bem diferente, especialmente desde que seu desenvolvimento sofreu uma súbita desaceleração quando o principal participante foi forçosamente afastado das atividades relacionadas a ele.

IRPF no Linux: como instalar, relatos de uso, tutoriais em vídeo, programa alternativo e mais: A Receita liberou o programa do Imposto de Renda 2010 ontem, e um tsunami de posts a respeito passou pelos meus feeds.

G1 informa a seus leitores situações em que vale a pena adotar o Linux: Artigo em forma de perguntas e respostas, na minha opinião bastante positivo em relação ao Linux, apresentando para o público do G1 (que em sua média provavelmente é menos versado em tecnologia do que você e eu) “quando vale a pena adotar o Linux”.

Apple processa HTC por celulares com Android: Chamada da Reuters, no IG Tecnologia: A Apple processou a HTC, que fabrica celulares equipados com telas sensíveis a toques e sistema operacional do Google, acusando-a de violar 20 patentes de hardware e software relacionadas ao iPhone.

Túneis UDP para furar bloqueios de firewalls e hotspots: Os túneis UDP são uma forma eficaz de furar os bloqueios de acesso em redes restritas, firewalls com configurações comuns e boa parte dos hotspots wireless de hotéis, restaurantes, cafés e similares nos quais já tive oportunidade de testar.

Oracle se posiciona sobre o futuro do OpenSolaris: Reduzindo as incertezas causadas pelo longo silêncio da Oracle sobre o futuro do OpenSolaris após a já nem tão recente aquisição da Sun, um executivo da empresa participou de um evento da comunidade OpenSolaris e esclareceu: o produto continuará existindo, e em código e desenvolvimento aberto.

Global Menu: menu estilo Mac OS X: Enviado por Chavão (contatoΘchavao·net): “Esse artigo ensina de uma forma simples e com imagens como instalar o Global Menu no Ubuntu.

Transforme seu netbook “velho” em um NAS doméstico: O mercado de NAS (network-attached storage) está fervilhando – precisamos de cada vez mais espaço de armazenamento e de compartilhamento simplificado de arquivos em grupos de trabalho, e a presença das redes locais (com e sem fio) em cada vez mais organizações, escritórios e residências ajuda a acelerar este processo.

As novidades do kernel Linux 2.6.33: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “Foi lançada no dia 24 de fevereiro a versão 2.6.33 do kernel Linux, com o apelido de “Man-Eating Seals of Antiquity”.

Linux from Scratch 6.6: Um velho sábio já dizia que embora muitos se satisfaçam em comer o mel, sempre haverá aqueles que prefeririam mascar as abelhas.

Novos dados da Net Applications mostram evolução do uso do Chrome e a situação do Firefox, IE, Opera e Safari : Chrome continua subindo, Firefox, Opera e Internet Explorer (mais acentuadamente) continuam descendo.

Próximo Ubuntu virá com suporte nativo para iPhones e iPods touch: Ou pelo menos para acesso pelo Nautilus e aproveitamento de parte das capacidades multimídia deles.

São Paulo Perl Mongers comemora o equinócio de outono: Enviado por Blabos de Blebe (blabosΘblabos·org): “Para comemorar o Equinócio de Outono, o São Paulo Perl Mongers, grupo de programadores e entusiastas Perl de São Paulo, promove neste mês de março uma sequência de artigos – um por dia até o dia do equinócio – sobre desenvolvimento web usando Perl.

Um Media Center feito em casa : Longo, completo e detalhado post no blog do Rigues: Como todo bom nerd com anos de internet nas costas, tenho espalhados pela casa vários gigabytes em filmes, séries e músicas, distribuídos em HDs externos, desktops, notebooks, CDs e DVDs.

Nove projetos rápidos com Linux para o fim de semana: Este artigo do TuxRadar apresenta 9 pequenos projetos que você pode colocar em prática “em menos tempo do que a chaleira leva até ferver”, se acreditarmos em seu autor.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-03-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.