Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: a idade dos desenvolvedores, o futuro do KDE e o NoSQL

Por que o Linux não está atraindo desenvolvedores jovens?: Enviado por Fábio Prudente (fprudenteΘgmail·com): “Este artigo da InformationWeek relata uma importante discussão ocorrida semana passada, durante o Linux Foundation Collaboration Summit em San Francisco, a respeito da constatação de que o time de desenvolvedores do kernel Linux está envelhecendo, e não está atraindo desenvolvedores jovens.

Aaron Seigo fala sobre o futuro do KDE: Em uma entrevista concedida a Bruce Byfield, Aaron Seigo, do KDE, fala sobre a situação do projeto – cujas mudanças em grande escala iniciadas com o KDE 4.0 já estariam quase completas – e sobre o seu futuro, incluindo 3 direções principais: agregar funcionalidades ao desktop, expandir o conceito do desktop social, e introduzir o KDE em todas as plataformas de hardware possíveis.

“Oi se oferece para universalizar banda larga. Por R$ 27 bilhões”: A cobertura do Gizmodo começa com uma alegoria sobre como teria sido o diálogo entre o governo e o prestador de serviço, que reproduzo.

NoSQL: guia rápido: Notícias sobre migrações e adoções de NoSQL (especialmente quanto ao Cassandra, que parece ser um queridinho dos serviços on-line populares ultimamente) têm surgido por aqui, mas a idéia por trás do movimento NoSQL ainda não é clara para muitos – em especial, o equívoco de pensar que ele é algo especificamente contra a linguagem de consulta SQL continua comum.

PCzinho da Via fica mais poderoso, mas continua cabendo na palma da mão: O Via Artigo A1100 vem com um processador Nano de 1,3GHz, placa-mãe Via Epia P820 (supostamente), lugar para até 2GB de RAM e um HD de 2,5 polegadas, tem saída de vídeo HDMI e VGA, e 5 portas USB.

Ubuntu 10.04: download e informações do RC: Saiu o 10.04 RC, que pode ser a última versão preliminar antes do lançamento do Ubuntu 10.04 LTS, marcado para daqui a uma semana.

Netbook com Linux aguenta 8 horas fora da tomada: Do iG Tecnologia: A norte-americana ZaReason está colocando no mercado um netbook com fôlego recorde.

Ubuntu 10.04 chega no final do mês: O Luiz Cruz publicou no Zona Livre uma breve descrição do que lhe chamou atenção em testes com um beta do Ubuntu 10.04, agendado para a semana que vem.

AMD e seus núcleos de processador escondidos: Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com): “Há um tempo atrás (por volta de um ano), circulava uma notícia de que algumas placas-mãe com a funcionalidade “Advanced Clock Calibration” poderiam desbloquear núcleos de processador escondidos da AMD, e que por exemplo, o Phenom II x3 é na verdade um “quad-core” com um dos núcleos desabilitados.

Google revela sua estratégia para o futuro da impressão: Em dezembro mencionamos pela primeira vez que o Google andava preparando uma solução criativa para o problema da incompatibilidade com impressoras – algo que ele teria de tratar mais de perto no seu Google OS, agendado para este ano.

Oracle começa a cobrar pelo seu plug-in ODF para MS Word: Enviado por André Felício (andreΘfelicio·com·br): “A Oracle começou a cobrar pelo plug-in ODF para Microsoft Word, criado pela Sun para importar e exportar arquivos Open Document Format.

Adiantando: Roteiro de pós-instalação para o Ubuntu 10.04: Enviado por Marco André Lopes Mendes (marcoandreΘgmail·com): “Em pouco mais de uma semana, estará disponível a tão aguardada versão final do Ubuntu 10.04 LTS, apelidado de Lucid Lynx.

One-liners: 10 comandos do commandlinefu explicados: Este post do catonmat.net traz os itens 21 a 30 da sua série de explicações detalhadas sobre one-liners curiosos ou úteis para usar na shell – o que significa, entre outras coisas, que quem tem interesse por este tipo de conteúdo pode entrar lá e ver os links para os capítulos anteriores, que tratam dos itens 1 a 20.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.