Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VoIP: Provisionamento para ATAs LinkSYS pap2

“Gerenciar um PBX Asterisk com diversos telefones IP, ATAs e softphones, pode se tornar uma tarefa complicada dependendo da quantidade de ramais existentes na nossa rede principalmente quando queremos realizar um “pequeno ajuste” nas configurações de algum equipamento.

Como exercício, imaginaremos um PBX com 50 ramais todos conectados a ATAs Linksys, agora imagine que você encontrou um “pequeno erro” no seu DialPlan, qual a consequência? Se estiver usando um sistema de Provisioning, basta logar no servidor, executar 1 ou 2 comandos para atualizar a configuração das duas “lines” dos 25 ATAs, mas se você achou que era mais fácil configurar manualmente cada ATA, agora precisa acessar 50 páginas diferentes e atualizar o DialPlan em cada uma delas….

Além desta facilidade, ainda temos a grande vantagem dos ATAs ficarem todos com as suas configurações idênticas, sendo replicadas quase que automaticamente a cada atualização.”

Enviado por Eduardo Silva (eduardoΘeduardosilva·eti·br) – referência (linux.eduardosilva.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.