Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vírus ataca sistema da Band e tira “Jornal da Noite” do ar

Vírus não é parte da rotina do desktop de grande parte de nós, mas continua sendo uma preocupação para os administradores de sistemas e de redes mistas, além de potencialmente estar ao alcance até mesmo de nossos desktops, embora na prática este dia ainda não tenha chegado.

Casos de vírus relacionados a sistemas importantes no exterior são divulgados com relativa frequencia, mas o relato abaixo é de uma situação com bastante visibilidade ocorrida recentemente no Brasil.

“Muita gente estranhou que o “Jornal da Noite”, apresentado por Boris Casoy, não foi ao ar na noite desta quinta-feira. Mais estranho ainda, porque as chamadas entraram normalmente. Uma pane no provedor do jornalismo, que não pode ser identificada e corrigida a tempo, impediu a sua exibição. Não havia, na verdade, a menor condição.


O vírus Escolinha

Diante disso, no improviso, entrou uma reprise da “Escolinha”, que hoje está para a Bandeirantes, como o “Chaves” para o SBT. Ou o “Pica Pau” para a Record. E como atrás de uma notícia ruim, sempre tem outra pior: a audiência da “Escolinha” foi quase 3 vezes maior que a normalmente registrada pelo jornal.

Chega neste momento uma informação oficial da Band: “o sistema foi vítima de um vírus. Os dispositivos de segurança foram reforçados”.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (canal1.blogtv.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 5:49 pm

    piada pronta:
    “a audiência da “Escolinha” foi quase 3 vezes maior que a normalmente registrada pelo jornal”

    Isso é uma VERGONHA!

    self_liar (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 6:48 pm

    Para todos aqueles que não seguem a ética,cedo ou tarde,o destino é sofrer. (Software proprietário é uma das consequencias de um número excessivo de falhas e vírus).

    E a maioria dos jornais de quase todos os canais (exceto cultura ) apelam para o sensacionalismo.

    Então não faz muita diferença se o indíviduo ve um humor bobo ou se vê a violência banal sem sentido.Os dois são pão e circo.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 7:01 pm

    Lendo o que escreveu tiro duas conclusões:

    1- O Boris e o pessoal do jornalismo da Band são um bando de anti-éticos.

    2- Existe software proprietário por culpa dos virus e pragas.

    Ai pergunto:
    1- Não é anti-ético criticar alguem com base apenas na sua propria visão de ética?

    2- Não seria o contrario?

    self_liar (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 7:26 pm

    Chamei o software proprietário de anti-ético,não o jornal.

    Software proprietário dificulta a correção de falhas de segurança e algumas das empresas fazem até mesmo contratos com empresas de anti-virus para aumentar os lucros.

    Software proprietário não é anti-ético é apenas uma escolha ruim feita por uma equipe técnica ainda pior.

    Ramires (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 7:42 pm

    Usar software livre sem saber o que esta fazendo não é mais “anti-etico”, do que usar software proprietario com algum conhecimento ? Além do mais, deve ser mais um caso de idiotice de usuario que abre anexo sem saber a procedencia, e alguem do TI que esqueceu de atualizar as vacinas.

    livio (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 7:46 pm

    @self_liar

    poderia explicar porque “Software proprietário é uma das consequencias de um número excessivo de falhas e vírus”?

    até onde eu sei, sistemas Linux não estão livre de falhas, e existem muitas

    a questão dos vírus, pense bem, há muito mais computadores rodando Windows, isso talvez signifique alguma coisa

    livio (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 8:00 pm

    complementando

    empresas de software proprietário tem pessoal especializado trabalhando para corrigir falhas, mas não há sistema que aguente administrador ruim e usuário despreparado.

    Certa vez um professor meu falou: “Se a Microsoft tem acesso ao código fonte do Linux, porque eles iriam fazer um produto pior?”

    Usar software livre não vai curar o câncer nem salvar o mundo das cáries.

    cezar (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 8:12 pm

    Livio

    “até onde eu sei, sistemas Linux não estão livre de falhas, e existem muitas”.

    Sim, é verdadeira a primeira afirmação. Você poderia apontar as muitas falhas da sua segunda afirmação?

    “a questão dos vírus, pense bem, há muito mais computadores rodando Windows, isso talvez signifique alguma coisa”.

    Penso que o significado é, pelos que vemos mundo a fora, que a MS não se importa nada com os vírus que ela permite que infernizem seus clientes.

    E veja, pode acreditar, não sou advogado do GNU/Linux!

    Sds

    Ramires (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 9:06 pm

    Para variar este tipo de discussão não leva a nada. bahh

    cochise (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 9:16 pm

    engraçado… há algum tempo vi uma metéria na linux magazine onde contavam da migração de uma parte dela para linux.
    Tenho que achar a revista e ver se é o núcleo de jornalismo, mas tenho a impressão de que é…
    E ninguém lembrou… informação demais e informação volátil demais

    hauahuahauhau

    Não fazem mais ‘escolinhas do professor raimundo como antes’!!!!

    Depois veio aquele do Golias, que era até tragável dependendo da quantidade de fumaça que você havia inalado… Mas este da Band é o pior de todos de tão ruim…

    E relativo à notícia, eu acho Pica-pau e chaves as melhores coisas que SBT e Record tem atualmente, espectivamente.. hauahua Menos o Record News, que normalmente tem uma programação boa.

    Não tenho a mínima idéia se se os caras usassem algum outro sistema ou softwares – aliás, onde diz que é Windows? – não haveria este problema. Mas que são engraçadas e estão aumentando muito nos últimos dias fatos engraçados causados por vírus de computador… Como aquele dos submarinos franceses… Agora esse…

    Perceberam que os dois acima citados ocorreram em ordem de perigo: acho muito mais perigoso o programa da band do que uma hecatombe nuclear… hauahauha

    E concordo com os que acham que o número de usuários não é fator fundamental e determinante para a quantidade de falhas num sistema.

    cardoso (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 9:38 pm

    Curioso, meu Mac, proprietário e antiético até a raiz não está exatamente tomado por vírus. E as listas como a Bugtraq estão cheias de falhas de segurança em um monte de sistemas operacionais, livres ou não.

    Mais curiosamente o Opera, que é fechado pra caramba tem MUITO MENOS falhas de segurança do que o livre leve solto e lindinho Firefox.

    Explica essa, Mr M.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 9:55 pm

    até onde eu sei, sistemas Linux não estão livre de falhas, e existem muitas

    Bem, uma amostra de tamanho 1 não é estatisticamente significativa. Você precisaria fazer mais comparações entre software livre e software proprietário antes de tirar qualquer conclusão.

    Enquanto o Linux realmente não é um bom exemplo de software livre estável, correto e seguro (acredito que é a isto que você se refere quando diz “falhas”, não é?), ele é mesmo assim muito superior às alternativas proprietárias sob vários aspectos. E mesmo que não fosse, há software livre que serve de exemplo nesses quesitos. Para citar um exemplo no campo dos sistemas operacionais, posso mencionar o OpenBSD. Mas não preciso me restringir aos sistemas operacionais. Quando alguém lança a corriqueira pérola de que “todo software tem bugs”, eu logo retruco com o exemplo do TeX (que é software livre, lógico).

    a questão dos vírus, pense bem, há muito mais computadores rodando Windows, isso talvez signifique alguma coisa

    Não significa nada. Há muito mais computadores rodando Apache do que IIS, mas o IIS é o principal alvo de worms e outros tipos de malware.

    empresas de software proprietário tem pessoal especializado trabalhando para corrigir falhas, mas não há sistema que aguente administrador ruim e usuário despreparado.

    Eu fico indignado com a quantidade de lavagem cerebral que se faz por aí. A verdade é que empresas como a Microsoft são diretamente responsáveis pela maior parte da atividade maliciosa na Internet, devido a modelos de desenvolvimento que por natureza introduzem falhas de segurança. Quantidade alguma de correções (patches) vai resolver isso.

    Em outras palavras, não basta haver equipes especializadas para resolver as falhas. É preciso haver gente trabalhando em evitá-las em primeiro lugar. Especialistas em seguranças precisam fazer parte do projeto dos sistemas.

    Certa vez um professor meu falou: “Se a Microsoft tem acesso ao código fonte do Linux, porque eles iriam fazer um produto pior?”

    Porque as coisas não são tão simples assim. Não se aprende a fazer lendo o código dos outros.

    Além do mais, mesmo tendo acesso ao código do OS/2 e parte do código do Mac OS, a Microsoft conseguiu fazer algo pior. Logo se nota portanto que eles são bem incompetentes…

    livio (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 10:01 pm

    Aproveitando que o Cardoso comentou, eu estou usando o Windows 7 Beta, e até agora não fui infestado de vírus, e antes do Windows 7, eu usava o Windows 2008 Server sem proteção residente contra vírus e não sofri nenhuma contaminação.

    Rogério Garcia (RoG.) (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 10:14 pm

    Só pra lhe informar Cardoso, o Kernel do Mac OSX (o Darwin) tem o código fonte aberto.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 11:41 pm

    Não acho aqui que a culpa é do Windows ou de software pirata: o admin da rede (ou da segurança dela) tem que prestar atenção em um bocado de detalhes (conheço admins que usam software original, e ainda assim sofrem ataques).

    Com o Linux mesmo, se o admin não faz atualizações de segurança e deixa muitas portas abertas no firewall (e não disfarçando as mais óbvias, como a do SSH), o sistema vai ser invadido do mesmo jeito.

    Enfim, fazer seu trabalho com amor previne muitos problemas :D

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 11:43 pm

    “Certa vez um professor meu falou: “Se a Microsoft tem acesso ao código fonte do Linux, porque eles iriam fazer um produto pior?” ”

    Que comentário mais rasteiro. Nada embasado, é o nível dos professores. Nada além de opinião, sendo generoso, está mais para palpite.

    Tive poucos professores assim, felizmente. Tive um que não deixava que programássemos em C ao invés de pascal porque ele não sabia C, mas inventou desculpas atrás de desculpas quando questionado o motivo. Foi cômico ver o sujeito embananado pensando durante uma pausa dramática uma desculpa.

    Outro disse porque não podia ser feito em Linux um trabalho: Porque ele não sabia usar, não conseguiria avaliar direito. Meio triste ouvir de um professor, mas ótimo pela honestidade e tranquilidade que falou.

    Anderson (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 12:04 am

    [quote]Cardoso disse, Curioso, meu Mac, proprietário e antiético até a raiz não está exatamente tomado por vírus. E as listas como a Bugtraq estão cheias de falhas de segurança em um monte de sistemas operacionais, livres ou não.

    Mais curiosamente o Opera, que é fechado pra caramba tem MUITO MENOS falhas de segurança do que o livre leve solto e lindinho Firefox.

    Explica essa, Mr M.
    [/quote]

    Cardoso, que bola fora hein borboletinha!!! O Darwin, que ´e o kernel do seu mac os ´e open source.
    Outra coisa, a quantidade de falhas descobertas no nosso querido fire fox talvez deva-se justamente por ser open-source, isto ´e, a maioria das falhas ´e vista justamente por conta da auditabilidade do c´odigo, enquanto que no opera a mesma coisa n~ao seja poss´ivel… engra´cado… tu j´a foi bem melhor…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 1:18 am

    eu estou usando o Windows 7 Beta, e até agora não fui infestado de vírus, e antes do Windows 7, eu usava o Windows 2008 Server sem proteção residente contra vírus e não sofri nenhuma contaminação

    Outra amostra de tamanho 1? Será que eu vou ter que explicar a “lei dos grandes números” aqui?

    o admin da rede (ou da segurança dela) tem que prestar atenção em um bocado de detalhes

    Muitas vezes isso é culpa do sistema operacional que resolve adotar alguns padrões não muito inteligentes, às vezes em nome da “facilidade de uso”. O administrador acaba tendo que prestar atenção em mais coisas do que deveria (por exemplo ficar fechando portas (serviços) que não deveriam ter sido abertas em primeiro lugar).

    Nada embasado, é o nível dos professores.

    Como o meio da informática paga muito bem, às vezes os professores são a “sobra” do mercado de trabalho. Não podia resultar em nada mais. Os professores bons mesmo estão em sua maioria ou no meio acadêmico ou trabalhando em grandes empresas…

    Frank (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 10:09 am

    Windows?
    O que é isso?
    É uma marca de pasta de dentes?
    Uma máquina de fazer sorvete?
    É de comer?

    jotaB (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 10:14 am

    Será que a Band usa Windows mesmo? Porque li há tempos uma reportagem (acho que foi mesmo na Linux Magazine, como disse o colega acima) que dizia que eles estavam migrando tudo para o Linux.

    E aí?

    miranda (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 11:35 am

    Será que a Band usa Windows mesmo? Porque li há tempos uma reportagem (acho que foi mesmo na Linux Magazine, como disse o colega acima) que dizia que eles estavam migrando tudo para o Linux.

    E aí?

    Então….passa o link!!!

    Rogério Garcia (RoG.) (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 11:44 am

    http://www.linux-magazine.com.br/article/os_pingueins_da_band

    e

    http://www.symantec.com/pt/br/business/solutions/successes/detail.jsp?csid=band_tv

    “Plataformas

    * Aplicativos: ENPS (News), SNAPfeed (News), Microsoft Exchange
    * Bancos de dados: Microsoft SQL Server 2000 e 2005
    * Plataformas para servidores: servidores 60 Dell PowerEdge 1850 e 6800 executando o Microsoft Windows Server 2003″

    miranda (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 12:22 pm

    Rogerio, não consegui lei o texto do Linux Magazine proque é materia paga, mas o outro link diz que a plataforma usada é Windows, não fazendo menção nenhuma do Linux.

    livio (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 12:33 pm

    @Jack Ripoff

    Se o Windows fosse tão inseguro como dizem os defensores do Linux, meu computador não teria sido infectado?

    miranda (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 12:47 pm

    Certa vez um professor meu falou: “Se a Microsoft tem acesso ao código fonte do Linux, porque eles iriam fazer um produto pior?”

    Essa é a resposta para seu professor: ELES CONSEGUEM!!!!

    Eu comparo o windows a varios novelos de lã de cores diferentes que foi dado para o gatinho brincar, depois de horas ta aquela bagunça de cores misturadas formando uma bola bagunçada de lã.
    Esse é a estrutura ridicula do windows onde tudo se mistura como as cores do novelo de lã formando uma zona só, onde virus vira parte do sistema, navegador, programa de e-mail, dll’s “mal comportadas” enfim.. tudo é parte do sistema. Por isso que quando o pangaré não consegue usar o msn já generaliza: “O windows deu pau” ou “travou tudo aqui”, presto suporte e passo quase todos os dias por isso :-

    E isso é em qualquer versão, pode pegar a Hiper/Super/Ultra/Salve,Salve Server ou a versão Pé-de-boi Edition são as mesmas porcarias. Ainda vou mais além, não duvido nem um pouco que ainda deve ter codigo do windows 95 circulando até hoje nas versões mais novas do windows.

    Quer um windows que presta?? Escreve um do ZERO (esse discarta, eles podem falar que escreveram mas mentem) ou faz igual o Jobs e pega um BSD e faz a coisa como tem que ser feita.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 1:08 pm

    @miranda:
    Pelo link do Rogério Garcia, a Symantec se orgulha de deixar o ambiente da Band livre de vírus:

    O software antivírus da Symantec permite que a nossa equipe de seis analistas cuide de mais de 700 desktops, mantendo-os atualizados e seguros. Agora, somos capazes de atualizar dez máquinas em apenas cinco minutos, comparado com a cerca de meia hora ou mais que o nosso suporte técnico levaria para atender pessoalmente a esses desktops.

    Em tempo: nunca gostei do Norton Antivirus :D

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 1:12 pm

    Tô rindo aqui lendo o documento da Symantec sobre a Band:

    “Os incidentes com tempo ocioso ocasionados por ataques de vírus prejudicavam a qualidade dos noticiários noturnos da BAND TV e faziam com que os índices de audiência caíssem. A rede brasileira de rádio e televisão instalou o software da Symantec para proteger seus sistemas de TI dos vírus e de outros códigos maliciosos, para reduzir o número de spams, para melhorar a proteção dos dados e racionalizar as operações de recuperação e restauração. As soluções da Symantec ajudaram a BAND TV a eliminar o tempo ocioso ocasionado por vírus, a eliminar a rede de spams e a reduzir dramaticamente o tempo anteriormente gasto na administração de segurança e nas operações de restauração. Com o fluxo de informações para jornalistas e produtores em segurança, os índices de audiência perdidos também foram reconquistados.

    E agora, graças aos vírus, a audiência volta a subir :D

    miranda (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 1:14 pm

    Pode crer Tércio, não prestei atenção nesse texto. Como eu sempre falo para meus clientes quando me perguntam o que acho do Norton: “Prefiro o virus do que o Norton”.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 1:33 pm

    Se o Windows fosse tão inseguro como dizem os defensores do Linux, meu computador não teria sido infectado?

    Não são só os defensores do Linux. São os especialistas em segurança. Eu mesmo não sou um “defensor do Linux”.

    E a resposta à sua pergunta é: não. É a mesma coisa que perguntar “Se o Rio de Janeiro fosse tão inseguro como dizem, eu não teria sido assaltado?”. E a conclusão por você não ter sido assaltado não é que o Rio de Janeiro é seguro. Na verdade não há conclusão alguma. Como será possível inferir qualquer coisa a respeito de toda a população à partir de uma amostra de tamanho 1? Você confiaria numa pesquisa de opinião que entrevistou exatamente apenas 1 pessoa?

    Além do mais, não podemos medir segurança simplesmente pela freqüência de infecções. Segurança se mede sob vários aspectos.

    E é muito irônico nós termos esta discussão logo após uma grande infestação epidêmica de um worm para Windows

    Rogério Garcia (RoG.) (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 2:46 pm

    Bem, quem faz a segurança do sistema é o usuário, como é sabido, mas o fato é que sistemas Unix/Unix Like torna essa tarefa bem mais fácil.

    O Windows prezou pela facilidade no começo de sua “carreira” e pecou em segurança, que só agora começou a ser priorizada. (creio que meio tarde, pois o kernel do mesmo já está mais “evoluido” priorizando a facilidade).

    E assim caminha a humanidade… Windows vs Linux vs Mac OSX, loira vs morena (prefiro as duas) e por aí vai…

    self_liar (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 2:57 pm

    Existem muitos fatores para falhas de segurança.Mas a microsoft de longe não faz a parte dela .A microsoft “terceirizou” a segurança com parceiros de anti-virus.

    Só depois do vista é que colocou o windows defender.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 3:14 pm

    Existem muitos fatores para falhas de segurança.Mas a microsoft de longe não faz a parte dela .A microsoft “terceirizou” a segurança com parceiros de anti-virus.

    Só depois do vista é que colocou o windows defender.

    Que, para variar, não foi ela mesma que fez. Foi comprado junto com a Giant Software.

    Mas a Microsoft pretende lançar um anti-vírus gratuito no segundo semestre deste ano (provavelmente baseado no software da Giant também).

    self_liar (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 3:29 pm

    É, eu também espero o prometido suporte ao ODF pro office 07 que até hoje não lançaram.

Este post é antigo (2009-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.