Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VirtualBox – Port para FreeBSD a caminho

“Para quem estava anunciando o fim do portfólio opensource da Sun… (tradução bem livre):

“Há mais ou menos um ano, pouco depois de ser comprada pela Sun Microsystems, a Innotek estava à procura de desenvolvedores FreeBSD para portar o Virtualbox para este S.O. Pelo que se vê, essa empreitada teve sucesso: anuciou-se uma versão alpha do VirtualBox para FreeBSD na lista vbox-dev. Claro que ainda tem muita coisa para acertar, mas a Sun está procurando por mais hackers e beta-testers para auxiliar o desenvolvimento deste port promissor.

Ah, sim: a Sun ainda não declarou oficial o suporte a FreeBSD, e esta versão foi feita pelos desenvolvedores enquanto estavam livres para testá-lo. Por isso mesmo, a única forma de obter esta versão é usando o Subversion do VBox.”

Antes que eu esqueça, o popular snapshot (as duas primeiras fotos, uma rodando Ubuntu e a outra rodando Windows XP dentro do VBox). Referência(FreeBSD News)

Enviado por Alukard (peterdirichletΘgmail·com) – referência (vbox.innotek.de).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Boaa!

    Sou fã do virtualbox e fiquei muito feliz em saber que o projeto continua atualizado e ativo. Para mim a melhor opcao de virtualizacao em desktops. Instalar o vmware no linux é sempre uma dureza. Patches e mais patches e problemas com kernel.
    Sem contar que o virtualbox é bem mais leve.

    Abs!

    vxdzero (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 3:36 pm

    Marcus,
    Não sei ha quanto tempo você nao usa o vmware no linux, mas não vejo nenhum problema em instala-lo no linux. Tudo bem que o vmware nao é open source, mas tenho que concordar que nao há outro software que virtualize tao bem e com a velocidade do vmware + vmtools. Ainda com a vantagem de usar a webgui, onde eu posso abrir minhas vms em qualquer lugar da minha rede.
    O VirtualBox é legal, acho que tem bastante futuro, mas nao tenho muita confiança nele (ainda), acredito que num futuro proximo, ele estará de igual pra igual com o vmware.

    LKRaider (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 4:49 pm

    O VirtualBox ainda não permite rodar OpenBSD (único que testei) como guest. Legal eles mostrarem interesse nos BSD

    JPayne (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 6:19 pm

    O VMware da serie 1.0.X realmente tinha muito problema com patches pro kernel… vc so conseguia instalar ele em kernels antigos, e pra instalar ele em kernels atuais tinha que caçar patches no google ou no forum deles e torcer pra funcionar. Na série 2 ainda nao testei nem a instalacao entao nao posso opinar… qto ao virtualbox, realmente ta com o desenvolvimento bem ativo e seguindo assim vai longe.
    JPayne

    Conan (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 8:25 pm

    Só tenho uma cisa a dizer:

    KVM, esse é “o cara”!

    Usei o vmware da versao 2.x semana passada numa instalacao no fedora 10. Infelizmente, os problemas persistem. Encontrei no forum do vmware pessoas com problemas iguais ao meu, e como voce pode ver no link abaixo, a maioria nao encontrou solucao. Quanto a questao de velocidade, isso pode ser subjetivo. mas para mim o virtualbox sempre funcionou e continua funcionando muito mais rapido que o vmware server. Alem do tradicional problema de compilacao, tambem tive que fazer ajustes com a doidera que meu teclado virou dentro da maquina virtual.

    http://communities.vmware.com/thread/184656;jsessionid=5D4BD2892A247F2BEB756B565AB37440?start=15&tstart=0

    http://communities.vmware.com/thread/173211

    Na minha opiniao, para servidores, acho o vmware uma excelente ferramenta profissional. Mas para brincar/estudar com vm’s no desktop, o virtualbox atende melhor, e é muito mais simples. Ate mesmo o VirtualPC da microsoft ganha dele em performance e praticidade.
    Talvez a única vantagem seja do recurso de rede que voce disse, se bem que, embora nunca tenha tentado, acho que tambem é possível fazer isso no VirtualBox.

    Enfim, essa é a minha opiniao. Mas se para voce, o vmware é uma opcao que atende melhor. Boa Sorte!:)

    Abs, fica com Deus!

    Torvaldz (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 9:11 pm

    Conheci virtualização ano passado. Inicialmente conheci o VmWare, e já comecei a me decepcionar pelo tamanho do arquivo que tinha que baixar. Após instalação percebo que o Vmware é um verdadeiro tubarão, devorando todo recurso da máquina. Isto apenas com uma VM.

    Passado o tempo, e já desacreditado com a palavra da moda “virtualização”, devido a experiencia supracitada, conheço aqui mesmo no Br-Linux o VirtualBox. Acesso o site e vejo que tem uma boa documentação. Baixo o arquivo (agora rapidinho), e em 2 horas já tenho tudo instalado (já com guest Win Server).

    Bem, hoje tenho 4 máquinas virtuais em produção (linux e Windows server), com sistema hospedeiro Debian e VirtualBox. Equiptº c/ 2GB de Ram e Dualcore. Atende perfeitamente e melhor quando cada sistema era executado em hardware separado.

    Em menos de 12 meses o VirtualBox avançou significativamente. E se o seu desenvolvimento continuar desta forma, a concorrência vai comer poeira.

    A curva de aprendizagem e gerenciamento é pífia. Tornando-se uma ótima ferramenta tanto para uso em desktop quanto em servidores.

    Estou satisfeito. Hoje já gerencio e implemento o virtualBox por linha de comando sem ter recorrido a treinamentos e sem traumas. Salientando que fazer tudo isso via interface gráfica chegar a irritar de tão simples.

    Aliado a tudo isso…é OpenSource

    []´s

    ahnein (usuário não registrado) em 7/05/2009 às 9:21 pm

    @Conan, e desde quando existe KVM para FreeBSD?
    Aliás, KVM é só para Linux, não?

    vxdzero (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 11:04 am

    bom, nao sei os problemas que vc teve, mas em uma coisa vc tem razao. Eu uso o vmware em servidores. Diga-se de Passagem, minha ultima implantacao foi um Centos 5.3 como Host, 5 maquinas virtuais rodando (win2003r2 pra AD, iis, etc, windows vista pra teste de iis7, Windows xp para teste de software, pfsense (ótima distro-roteador-firewall-pppoeserver-etc baseada em FreeBSD), e por ultimo Centos 5.3 pra samba, svn e firebird.) sendo que dessas, 3 ficam on direto. Numa maquina core 2 duo hd 500gb e 4gb de ram.
    Hoje em dia, tenho mais confiança em vms do que em maquinas reais. Só pelo fato de poder fazer backup da vm e ter o sistema pronto pra ser restaurado em 5 minutos já vale o trabalho. ahh, desempenho? Ótimo com o Vmware server 2.

Este post é antigo (2009-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.