Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usando o Gmail como cliente de email default

“O gmail tem filtros e pode ser acessado de qualquer lugar, então preferi configurar meu sistema para usá-lo como cliente de email default no lugar do Evolution/Thunderbird. Como o Evolution vem por padrão no Ubuntu, então após configurar o sistema para utilizar o gmail, removi também o Evolution. No link a seguir explico como fiz.”

Enviado por Carlos Aquino (duardbrΘgmail·com) – referência (duard.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    o Gmail, com filtros, estrelas e atalhos de teclado configuráveis, pcpmente usando pelo firefox, é um excelente email.

    se configurar para aletar suas agendas e compromissos (acho q é pelo Labs), então fica melhor ainda.

    depois de mais de 10 anos de hotm[erd]ail, finalmente mudei, pra nunca mais voltar. (Caso queira, crie um “msn” com seu gmail, dae não falta mais nada)

    ah, e vc pode colocar extensão no FF (gmail notifier), e na própria barra ele informa qtos emails não lidos vc tem.

    e o conceito de conversas é fantástico: cada email com o mesmo assunto é agrupado em uma única conversa, ou seja, sua caixa não fica cheia de mensagens repetidas, apenas pq foram enviadas por pessoas diferentes, mas vc as vê na sequência de envio, cronologicamente, separadas por autor.

    e tem temas… espaço, enfim, ótimo.

    [ironia on] e é pq ainda é beta… [ironia off]

    =o)

    viciado (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:23 pm

    O problema do Gmail é que ele é viciante e depois que você tem uma conta lá, você acha que o resto é resto. Vê por exemplo o meu e-mail corporativo… lá eu tenho incríveis 15MB (dez megabytes) de caixa postal e cabe todas as ignorancias que meu chefe envia sem problema. E ainda sobre espaço para receber spams tipo: Aumente oseu p…., Açai saudavel, Emagreça em xx dias e phishing que me chamam de corno, ou que estou sendo acionado judicialmente pela PF porque estava acessando um site ilegal. Ah! Não posso esquecer do último que diz que ganhei na loteria do zimbauê ou da Nigéria, sem nunca ter jogado.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 6:14 pm

    Eu migrei pro Gmail ja tem mais de 1 ano (ou 2, não lembro) e não me arrependo. A minha página inicial mostra as atualizações da caixa de entrada e tudo que não preciso de lá, eu jogo na lixeira e fica lá. É leve, tem temas bonitos, muito espaço e eu acesso rapidamente de qualquer lugar com internet.

    Leo (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 9:35 pm

    Bem, sou um feliz usuário do gmail desde fevereiro de 2005 (!)… Nem eu me lembrava que era tão velho… Mas vi o pessoal falando, 1 ano… 2 anos… Realmente, não conheço melhor cliente, o que mais se aproxima é o yahoo, mas mesmo assim, como a galera falou, é viciante… Já fiz filtros no email do trabalho para enviar para o gmail, e hj centralizo tudo aqui… (só faltou o “parei de beber”, “parei de bater na mulher e nos filhos”…)

    Pois olha eu já acostumei a receber minha mensagem de volta quando escrevo para listas de discussão e o GMail as bloqueia sumariamente. Também quando quero enviar executáveis como anexo ele não envia e me retorna um aviso cretino no lugar.

    Portanto a não ser que tenham mudado isso tudo desde a última vez que testei eu não uso GMail não.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 11:54 am

    E viva o Software Proprietário o/…

    Tudo que o gmail faz, Evolution e Thunderbird fazem… Outra coisa, parece que as pessoas não conhecem o IMAP… Simples e fácil de manter os emails sincronizados…

    Gmail é bom sim, mas existem alternativas livres…

    Abração,

    Limão (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 12:25 pm

    Vamos ver:
    – Eu tenho ótimo client de e-mail;
    – Ele é on-line;
    – É gratuito;
    – Ele é totalmente integrado ao servidor de e-mail;
    – Ele é do Google … …
    Nãããããããooooooooooooo, morte ao Google!!! Esses porcos imperialistas devem todos queimar no inferno!!!

    ahhhhh, não aguento mais essa choradeira… todo software agora deve ser da empresa X, Y ou Z porque elas adotam uma postura “livre”. Qualquer outra empresa deve fechar as portas…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 3:58 pm

    Limão.

    Usar o gmail tudo bem, mas achar que é única coisa que presta também não dá.

    E principalmente, importante fazer backup do que tiver de importante.

    Se um dia der qualquer problema, indisponibilidade, exclusão de conta, osama atacando o google… :)

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 10:06 am

    Limão,

    Num sei se quis não entender ou se realmente não entendeu… Estamos discutindo num blog que minimamente curte software livre e acho que é importante levantar essa questão…

    Seu raciocínio se aplica a qualquer software ou peça cultural… Basta copiar ilegalmente, então vamos parar com o S.L. com a Cultura Livre, com a discussão a respeito do Conhecimento livre?

    Nenhum momento critiquei a Google ou coisa do tipo. Acho que ela contribui com o S.L. em alguns pontos, mas o GMAIL é um software proprietário, um freeware :-)

    Resta você escolher o que deseja usar: Software Livre ou Proprietário? Eu tenho a minha escolha pelo Livre, e acredito que muitas pessoas nesse blog…

    Abração,
    Roberto Parente

Este post é antigo (2009-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.