Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


UE aceita oferta da Microsoft sobre escolha de navegador e encerra disputa

Trecho da notícia do iG Tecnologia:

Autoridades de defesa da competição na União Européia aceitaram nesta quarta-feira oferta da Microsoft para permitir que os usuários de computadores na Europa possam escolher programas de navegação da Internet rivais da empresa, encerrando uma disputa que durava uma década sem multar novamente a companhia.

Até o momento, a Comissão Europeia impôs multas totalizando 2,44 bilhões de dólares à gigante norte-americana de software por violar leis antitruste da UE.

“Milhões de europeus se beneficiarão desta decisão tendo o poder de escolha sobre qual browser irão usar”, afirmou a comissária de concorrência, Neelie Kroes, em comunicado.

Ela disse que o compromisso da empresa é um incentivo para empresas de browsers inovarem e oferecerem melhores produtos no futuro.

O compromisso da Microsoft será válido na área econômica europeia por cinco anos, segundo a Comissão.

Em janeiro, a executiva da União Europeia acusou a Microsoft de tentar prejudicar os concorrentes embutindo o Internet Explorer no Windows, minando a inovação e reduzindo a escolha do cliente. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    felipe (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 1:17 pm

    Bom.. Não sou fã da Microsoft, mas tbm não concordo muito com essa decisão.

    O Windows é dela (roubando ou não a idéia dos outros rsrs).
    Acho que ela pode colocar o que quiser dentro dele. Fica a cargo do usuário fazer a instalação (ou desinstalação) do que julgar necessário para seu uso.

    Se essa moda pega, o sistema operacional deverá ser capaz apenas de entender o hardware da maquina… E nem interface grafica deve apresentar, pois caberá ao usuário decidir qual será mais util a ele tbm…

    Huumm.. isso me soa familiar… =)

    Ozzy (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 1:36 pm

    Certo, vai ser possível escolher outro programa, mas o mais importante: será possível remover o ie totalmente ??

    Raramente uso e mais raramente ainda instalo o sistema da microsoft, mas gostaria de ver isso…

    O.O.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 1:56 pm

    Isto só servirá pra Europa então? Gostaria que a medida também fosse adotada no resto do mundo. Graças ao IE6 desenvolvedores quebram a cabeça e eu não quero que isto aconteça daqui a alguns anos com as versões posteriores do IE.

    segurança (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 2:40 pm

    É preciso considerar que o ie ainda é o navegador mais difundido e a maioria dos usuarios que atendo terão dificuldade de se adequar a outro programa mesmo se mais eficiente.

    “Milhões de europeus se beneficiarão desta decisão tendo o poder de escolha sobre qual browser irão usar”
    Eles sempre tiveram opção de escolha, os que não o faziam ou é porque estavam satisfeitos ou porque eram preguisosos demais.

    Foi um final tosco para um processo tosco.

    E no fim tudo mudou para ficar do mesmo jeito.
    O IE continua lánas entranhas do SO.

    m@m.com (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 3:06 pm

    Palhaçada a decisão. O IE é da MS, o Windows é da MS. Qual o problema? Mesmo que não desinstale, o que é 20 Mb em HDs de 500 Gb hoje em dia? É só não usar, oras. Não uso a calculadora do Windows porque tenho uma financeira livre instalado na máquina. Mas nunca reclamei dela estar lá…

    O que a MS não pode fazer é exigir que você use o IE, forçando serviços a só funcionarem com ele.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 3:08 pm

    “Bom.. Não sou fã da Microsoft, mas tbm não concordo muito com essa decisão.

    Fica a cargo do usuário fazer a instalação (ou desinstalação) do que julgar necessário para seu uso.”

    “Certo, vai ser possível escolher outro programa, mas o mais importante: será possível remover o ie totalmente ??”

    “Isto só servirá pra Europa então?”

    Essas são também minhas preocupações, deveria ser possivel remover completamente o ie, a decisão valer em outros continentes, mas para não ser injusto com a microsoft, ela deveria ser obrigada a desenvolver um navegador apenas com recursos basicos, tipo era o media player antigamente e ie versões anteriores.

    Com isso o usuário escolheria seu navegador e instalava, independente de qual seja ele, se for ie tdo bem, mas a escolha seria por preferencia e não por imposição.

    Atalanta (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 3:21 pm

    E como o usuário comum vai baixar um navegador sem ter um navegador para acessar o site de dowload?

    souzcds (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 3:23 pm

    nao sou a favor da MS mas se agora eu desenvolver uma calculadora a MS pode ser acusada de monopolio também?
    sei lá acho que o SO deveria vir com o máximo de software útil para usuário. pelo preço do windows deveria ter office e mais um monte coisa embutido, apesar de eu não gostar de nenhum software deles.

    nada a ver a decisão, cada pessoa instala o que quer.
    usuário leigo não está nem ai com nossas frescuras de nerds só quer usar o que funciona pra ele.

    Essa decisão só ta 10 anos atrasada. Hoje em dia concordo que ela não faz mais sentido, mas fazia muito sentido quando a MS resolveu empurrar seu navegador e roubar o mercado. Naquela época era sim um abuso. Infelizmente a tecnologia anda muito mais rápido que qualquer tribunal.

    andré (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 4:43 pm

    sou a favor do ie já com o windows, assim como o safari já vem com osx.

    E assim como o firefox já vem nas distribuições Linux.

    Senão daqui a pouco vão querer tirar até o bloco de notas do Windows.

    “O que a MS não pode fazer é exigir que você use o IE, forçando serviços a só funcionarem com ele.” – m@m.com

    Aqui está o X da questão toda. “Forçando” é uma palavra meio forte… Talvez “segurando pelas bolas” seja mais adequado.

    Daniel (usuário não registrado) em 17/12/2009 às 8:43 pm

    Se você recebesse um micro e quando você quisesse utilizar um navegador abrisse uma janela pedindo se voce quer usar o IE embutido ou usar outra opçao (nao disponvel) o que você faria? Provavelmente instalaria o IE para ter acesso a internet. E muitos usariam o IE para tudo (como sempre foi). Alguns iriam querer trocar e baixariam atraves do IE algum navagador de interesse.

    Pois é… Hoje ate que é “facil” instalar um navegador em um SO sem ter algum navegador embutido, mas e a 10 anos atras quando começaram esse processo?

    Usar meia-duzia de disquetes de 3,5″ para carregar o executavel de uma navegador, que foi copiado de outros disquetes de um amigo?
    Ou ligar para o provedor e pedir para que te mandassem um CD pelo correio?
    Na época, os CD-R estavam começando a se tornar acessíveis para a maioria dos mortais… Pendrives? hahaha.

    Hoje não faz sentido. A 10 anos atrás fazia menos sentido ainda…

    @Daniel
    Eu baixava da BBS, saudades daquele tempo.

    @felipe e @m@m.com, uma empresa têm que seguir as regras do país (ou no caso da Europa dos paises) no qual negocia.

    Na teoria, o objetivo do Estado é o bem-estar da população, então os estados democráticos ocidentais, que usam o motor do capitalismo para prover o tal bem-estar, regulamentam as ações que as empresas podem fazer de modo a preservar a livre concorrência, pois a falta prejudica o mercado consumidor, o cidadão, que em teoria foi quem colocou os gestores do Estado nos seus cargos (“o poder emana do povo e em seu nome é exercido”, lembra disso?).

    Esse blá blá blá, ajuda a explicar pq há essa aparente perseguição da UE em cima da MS, é para equilibrar a concorrência.

    Para não me estender mais vejam na wikipédia sobre monopólios, oligopólios, cartel, antitruste, preço predatório, dumping, etc. Se quiserem começar pela estrutura no Brasil que defende a livre concorrência, eis o link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/SBDC

    @The Darkness: ou pq os consumidores não sabiam das alternativas. Se a dominância do mercado pelo IE é prejudicial para o consumidor, então é dever do estado se meter. O que têm haver se os consumidores preferirem os produtos de um supermercado que faz dumping em detrimento de outro supermercado que não faz, sendo que dumping é uma prática ilegal? Isso vai tornar a prática legal?

    @andré e @marcosalex, o CADE aqui no Brasil atua quando há 20% ou mais de mercado em jogo, deve haver um número mágico na UE que faz ela agir contra o IE (56% de mercado) e não contra o Safari, por exemplo.

    @marcosalex, o Firefox, (GNU)Linux e demais softwares livres: veja na wikipédia sobre monopólio e verá que isto têm haver com criação de barreiras de entrada (contra concorrentes), sendo que a restrição no acesso (monopólio) a matéria-prima é parte da barreira. No caso do software-livre a matéria-prima são os fontes, que são livres e qq um pode ver, modificar e redistribuir, portanto, empresas como RedHat, Canonical não poderiam ser acusadas de monopólio/oligopólio (caso elas venham a alcançar uma parcela significativa de mercado), pois qq concorrente têm acesso a matéria-prima que eles usam, podendo “fazer” e distribuir um produto em tudo semelhante. Por isso não vejo semelhança entre o Windows vir com IE vs uma distro Linux “comercial” vir com Firefox.

    Quanto ao NotePad (ou a Calculadora), nenhuma empresa reclamou por ele já vir com o windows. Agora imaginem se a MS colocar seu próprio antivírus gratuitamente? E se for algum programa concorrente do Photoshop?

    @Daniel, práticas ilegais de mercado, concorrência desleal fazem sentido para vc? Se a UE multou a MS, a MS aceitou a punição e sugeriu um remédio, o que eu e vc poderemos fazer quanto a isso?

    Por vir no Windows o IE ganhou vantagem no mercado, vc discorda disso?

    Em 1996/1997 um kit para acesso a internet não devia ter mais que 1 disquete e acho que em 1999, deviam ser não mais que 7 (só o netscape era o que se precisava). Quanto a distribuição de CDs, nunca foi empecilho para AOL, por exemplo, e tb acho que CD-ROMs eram comuns em 1999, qual o problema do provedor mandar um CD? Mas acho que eles mandavam o IE, por ser gratuito e o Netscape era pago (a versão mais completa pelo menos). Note que eu disse mandavam, pois o IE só foi integrado no Windows 95 OSR2. De qq forma os caras instalavam windows, word, os cambaú de alguma forma, não é? Qual o problema de instalar um navegador também?

    tenchi (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 12:12 am

    hj o ie6 nem é mais distribuido com o windows. nem a ms recomenda usar o ie. o ie8, por exemplo, é bem comportado quando o assunto são padrões web (tá, padrões de 10 anos atrás, mas padrões).

    Não vejo lógica em o Windows vir sem o ie. é só um software a mais. Não seria melhor se a ms fosse obrigada a trazer o IE instalado com a página inicial sendo o site da mozilla? hauahuahaua

    Mas falando sério, imaginem o dia em que o chrome os vir a ser o sistema mais usado do mundo (tá, viajei). Imagine se o google fosse obrigado a remover o navegador do sistema? FORMAT c:? hauahua

    Ou mesmo em relação à escolha. Imagina se o google tivesse que oferecer ao usuário a possibilidade de escolher outro navegador pro chrome? O sistema deveria vir só com um ambiente em linha de comando, não? :-)

    Decisão sem sentido nos dias de hoje, como disse o colega num comentário acima.

    Daniel (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 1:01 am

    Primeiramente, desculpem se aborreci alguém. Certamente não foi minha intenção.

    Nao sou efensor da MS e não gosto das facetas do seu modelo de negócios…

    De fato pulei as BBS que foram realmente muito uteis :)
    Quanto aos CDs… Nao vejo que seria isso que faria a Netscape continuar funcionando muito mais tempo mesmo se o Win95 OSR2 (e posteriormente Win98) continuassem a vir sem navegador.

    Virei usuário do Netscape desde o primeira vez que o vi (na época do IE4) mas nem por isso pagaria para ter a versão completa. Certamente haviam outras pessoas que só usavam a versão free (muito boa por sinal).

    Devem haver muitos detalhes que eu desconheço a respeito do que ocorreu na época, mas vejam, a MS ja enviava um navegador junto com pacote e o usuário optava por instalar ele posteriormente ou não.
    Não vejo que o fato da MS passar a pré-instalar seu navegador fosse o problema da época. Na minha opinião, acho que o argumento utilizado pela UE foi equivocado.

    Bremm (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 1:23 am

    O problema todo a meu ver não é o IE ser da MS e sim a falta de padronização dele com relação ao que o W3C sugere, o que acaba por ferir um item importantíssimo chamado INTEROPERABILIDADE. Um webdesigner faz uma página e precisa testar no IE, FF, Opera, Safari etc… E por um azar descobre que no CSS dele tem um problema que reflete em tabelas mal-formatadas só no IE. De quem é a culpa?

    http://www.webcredible.co.uk/user-friendly-resources/css/internet-explorer.shtml (exemplos)

    Por esse mesmo motivo brigou-se por anos com a Receita Federal para que abandonassem a antiga plataforma (Delphi, se não me falha a memória) e migrassem para algo que pudesse rodar em qualquer sistema operacional. Acabaram optando por Java, porque funcionam em Win, Lin e Mac, além de Solaris (óbvio!).

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 8:13 am

    Sou usuário Linux desde 2004, mas nem por isso concordo com a decisão da UE.

    Obrigar uma empresa, proprietária e mantenedora de um software, a fazer propaganda do concorrente? Não considero isso correto.

    wellington (usuário não registrado) em 20/12/2009 às 11:42 am

    ótima decisão da UE.
    o ruim é que quando vc compra o uindous sem o ie, ele vem com um cd p vc instalar.
    na minha opinião o ie deveria sumir da web.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/12/2009 às 1:28 pm

    @EmanuelSan, essa história de deixar de vir instalado no Windows mudaria alguma coisa é a maior balela que já inventaram. Não acredite em tudo que lê na wikipedia, o próprio inventor dela deu uma entrevista dizendo isso. Ela é completa pra ‘cultura nerd’ (sic), que tem muita ideologia de esquerda.

    Nao sei se você sabe, mas a MS foi obrigada a vender uma opção do Windows sem o Windows Media Player na Europa devido a um processo da RealNetworks e de outras empresas que desenvolviam players de música. Sabe quanto ele vendeu do mercado? 0,2 ou 0,4% , se não me engano.

    Quem quer usar outro programa, é livre pra instalar, a MS não proibe. Mas ela vem com o dela. Tanto Linux, Windows e até em celulares vem com outros softwares pré-instalados.

    Você pode ler nos comentários que mesmo os defensores mais ferrenhos do software livre a maioria não concorda com esse caminho.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/12/2009 às 4:01 pm

    É isso que dá em usar software proprietário .Você fica preso nas ordens do dono do software .Você no momento que usa windows é uma cobaia para a microsoft ganhar mais poder.

    A união européia faz certo neste sentido ,mas quem deveria fazer certo mesmo são as pessoas que deveria parar de usar sistemas injustos.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 9:35 am

    @atalanta

    “deveria ser obrigada a desenvolver um navegador apenas com recursos basicos”

Este post é antigo (2009-12-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.