Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu: BSRSoft anuncia investimento de R$ 850.000 em desenvolvimento

“A BSRSoft é empresa da área de TI atuando em campos como datacenter, fábrica de software, e locação no modelo SaaS (Software como Serviço) de seu ERP, o BSRSoft ERP.”

Enviado por André Luis Pereira dos Santos (andreΘbsrsoft·com·br):

“A BSRSoft começará já a partir de julho a empregar em tempo integral 11 engenheiros de software para colaborar com o desenvolvimento do Ubuntu Linux.

Nos próximos 12 meses nosso investimento deverá ser de R$ 850.000,00 em colaborações em áreas como: melhorias na ferramenta EC2-like de computação em nuvem do Ubuntu, desempenho e usabilidade do desktop de olho em computação corporativa, testes e homologação do EXT4 para o mercado corporativo, colaboração na criação de documentação para migração MS Windows -> Ubuntu Linux para o mercado corporativo, melhorias que facilitem a utilização de nossos sistemas de ERP/CRM na plataforma e que ao mesmo tempo facilitem o uso de outros sistemas abertos de gerenciamento e outras coisas.

O grosso do investimento será gasto em P&D e na ajuda na resolução de bugs conhecidos e que afetam o dia-a-dia do uso em empresas. Mais informações deverão surgir já em julho e depois ao longo dos próximos meses.” [referência: bsrsoft.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    q MID é esse?

    bonito…

    É um M1

    Vagner_Fonseca em 3/07/2009 às 11:16 am

    Muito bom, iniciativas como esta é que fazem o GNU/Linux crescer no mercador corporativo e fazer as empresas terem menos “medo” de usar outros softwares que não sejam apenas de código fechado. Espero que a comunidade veja isto com bons olhos, sei que favorece muito a empresa, mas também a qualquer um que precisa de um sistema confiável e robusto para rodas aplicações.

    Com a homologação temos mais segurança e poder de fogo na “briga corporativa”

    Edinho (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 11:24 am

    Muito boa noticia.
    Ubuntu mais popular ainda!!!!

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 11:34 am

    Olá Vagner_Fonseca.

    Vemos dessa forma mesmo: favorece nossa empresa mas não em detrimento da comunidade e do SL.

    Entendemos que esse é o modelo mais sustentável e que já é amplamente seguido por outras corporações (SUN, RedaHat etc).

    Aproximamos o Linux a nossos produtos via codificação que melhora a compatibilidade, ajudamos a melhorar a usabilidade para as empresas (o benefício ai não é só nosso) e melhoramos a confiança corporativa tanto em nossas soluções quanto no Linux.

    Escolhemos o Ubuntu por ele possuir grande penetração em empresas aqui no Brasil. Daí o melhor custo/benefício tanto para nós quanto para quem vá usufruir das soluções Linux na ponta final.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 12:15 pm

    Muito boa a iniciativa, parabéns. :)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 1:56 pm

    Parabéns a todos os envolvidos, ótima notícia!! Sucesso a todos!!

    Mario (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 6:04 pm

    O passar dos anos me faz ser um pouco mais cético. Você vê várias promessas e previsões que depois não acontecem.

    É muito fácil gerar uma notícia que traga grandes números e promessas de coisas legais. É muito mais difícil fazer isto na prática. Seja pelo recursos financeiros (de onde vem?), seja pelo modelo de negócio (como o projeto se paga?).

    Mas tomara que dê certo.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 7:47 pm

    Olá Mario.

    As questões suas são bastante pertinentes mesmo.

    Sobre os recursos financeiros, eles vem de nossa ŕea de P&D. Esses recursos seriam gastos de qualquer forma internamente. Assim, ao invés de gastá-los apenas internamente e criar soluções que não possam ser acessadas pela comunidade, acabamos preferindo fazer o gasto colaborando diretamente com código nos grupos do Ubuntu.

    O efetito será o mesmo ou atémelhor do que o que teriamos caso usassemos os recursos apenas internamente.

    Sobre o modelo de negócio, esse desenvolvimento não irá gerar um produto acabado. Ele é P&D que será utilizado por nós e pelo restante do mercado Ubuntu Linux.

    O retorno não é rápido, como em qualquer investimento em pesquisa e desenvolvimento. Mas como nós dependemos de serviços e produtos novos baseados em Linux, nada mais natural que gastar com ele com vistas a utilizar suas soluções onde atuamos (mercado corporativo).

    Um grande abraço.

    Vagner_Fonseca em 3/07/2009 às 8:03 pm

    @André Luis Pereira

    Eu vejo com bons olhos, sou Consultor de TI e Instrutor de GNU/Linux, e o meu comentário não foi sobre o que a sua empresa está fazendo, pois isso eu aprovo e louvo. Foi sobre sempre que algo relacionado a empresas aparece aqui no BR-Linux, um bando de gente que não contribui com SL em nada fica atirando pedras nas iniciativas.

    Espero que sua iniciativa mostre para outras Empresas que o GNU/Linux é uma solução capaz de atender as necessidades e que tem muitas Empresas sérias como a BSR atuando por trás no que tange a desenvolvimento, melhorias e suporte.

    Muitas vezes é difícil mostrar aos clientes o que GNU/Linux não é apenas uma alternativa, é uma solução.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 8:51 pm

    Olá @Vagner_Fonseca

    Eu entendi bem.

    Nosso posicionamento sobre Linux é extremamente pragmático e não poderia deixar de ser, já que 65% de nossa receita vem direta ou indiretamente do Linux.

    Gostariamos também que mais empresas e pessos acreditassem no pontencial do SL e por conta disso, sempre que podemos, tentamos fazer nossa parte e claro, com vistas ao lucro da companhia.

    Mas quem disse que SL não é para trazer lucro??? :)

    Aliás, ficamos muito contentes com a receptividade que estamos tendo da comunidade, não só aqui como também em outros blogs que reproduziram o anúncio e também em nossos emails e telefones.

    Muita gente entrou em contato para saber mais e para nos desejar coisas boas. É gratificante que uma empresa além de atingir o seu objetivo que é lucrar, consiga junto com isso receber bons desejos de que tudo vá bem.

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 4/07/2009 às 5:27 pm

    Bom saber. Parabéns pela iniciativa da BRSoft, até porque pelo que a gente vê em P&Ds das empresas, boa parte deles não resulta em nada realmente útil. Apenas gastam porque tem que gastar.

    Seria interessante divulgar alguns resultados que serão importantes para divulgar o trabalho e ainda renderá frutos à própria empresa.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 11:02 am

    Olá Lucas.

    Vamos tentar manter atualizadas as informações sobre o que está ocorrendo na nossa colaboração com o Ubuntu em nosso site. Acho que até o próximo final de semana já teremos como postar algo sobre o início da nossa colaboração.

    Marco (usuário não registrado) em 6/07/2009 às 3:00 am

    @André Luis Pereira

    É isso aí, André.

    E ainda tem gente que acha que Mark Shuttleworth ganhou dinheiro em algum tipo bingo sul-africano.

    Vejo que está comendo da ração que vende já que escrever “ŕea” no lugar de “área” por engano é quase impossível no Janelas®.

    Aproveito a oportunidade para reiterar a sugestão: Contrate o hqxriven, o cara do patch Omnislash[1].

    Deixo claro que não sou o hqxriven.

    [1] http://hqxriven.wordpress.com/

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 6/07/2009 às 12:40 pm

    Olá Marco.

    Hehehehe. Aqui na empresa nossos desktops são todos Ubuntu 9.04 com uma versão do kernel 2.6.30.

    Vou pedir para procurarem pelo hqxriven para que possamos ter uma boa conversa.

    Bons negócios.

Este post é antigo (2009-07-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.