Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 9.04 terá suporte ao EXT4

A partir do Linux 2.6.28, o sistema de arquivos Ext4 passou a ser considerado estável, e não mais em desenvolvimento. Com isso, a versão 9.04 do Ubuntu passará a suportá-lo (na verdade, os ISOs diários de desenvolvimento já o suportam, e o próximo Alpha 3 também o fará). Outras distribuições, como o Fedora, já suportam o Ext4 desde o período em que ele ainda estava marcado como experimental.

Este artigo do Phoronix compara o desempenho do Ext4 no Ubuntu a outras opções de sistemas de arquivos, como Ext3, ReiserFS, XFS e JFS, em uma situação cada vez mais freqüente: os discos SSD de netbooks. (via phoronix.com)

Saiba mais (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    sandro (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 3:44 pm

    Manoel Pinho, Faço as suas palavras as minhas. DE ACORDO

    Rafael (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 4:48 pm

    Eu já previa isso.

    Eu aposto que as próximas versões do opensuse e do mandriva também virão com a mesma versão do kernel e o suporte ao ext4.

    O Fedora costuma ser a primeira a adotar novas tecnologias e até pelo calendário de lançamentos, as próximas costumam ser o ubuntu, opensuse e mandriva, quase sempre nessa ordem.

    Eu sou fã de carteirinha do ReiserFS. Tem muita gente boa que, só porque o seu autor é um assassino confesso, abandonou o uso do sistema que é excelente. Ainda não achei nada que me convencesse a mudar de FS. Já experimentei o JFS e o XFS, mas voltei para o Reiser.

    O Ext3 é uma droga, não passa de uma gambiarra bem ao estilo Microsoft para o Ext2. De tempos em tempos ele resolve fazer uma “pseudo-auto-verificação” que dependendo do tamanho de sua partição pode levar uma eternidade. A menos que não exista mais isso, eu nem penso em mudar.

    @welrbraga, vamos ver o que sai do reiser4…

    João Marcus (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 9:06 am

    O Ext3 é uma droga, não passa de uma gambiarra bem ao estilo Microsoft para o Ext2. De tempos em tempos ele resolve fazer uma “pseudo-auto-verificação” que dependendo do tamanho de sua partição pode levar uma eternidade.

    “Gambiarra estilo Microsoft”? Duh! Ext3 nada mais é do que Ext2 + Journaling. É um sistema muito sólido e resiliente. Se quiser desabilitar a verificação automática do ext3, basta entrar com o comando:

    # tune2fs -i 0 /dev/hdxx

    hell (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 9:57 am

    Concordo com @João Marcus

    O Ext3 é muito bom, para determinadas tarefas prefiro o Ext3 ao Reiserfs, no caso eu diversifico para ter maior controle do hd como um todo, reiser para o sistema (mais rápido na leitura e muito seguro), XFS para o srv (melhor para banco de dados), tmpfs para a pasta tmp (não é tão seguro, contudo para leitura e gravação é uma bala) e Ext3 para a pasta home (muito seguro e ótimo para gravação, contudo peca na leitura).

    @welrbraga, acho que o preconceito não é pelo fato do cara ser assassino, e sim por ele estar preso e, em decorrência disso, não poder se dedicar ao projeto, podendo o projeto “patinar” ou até morrer(ops!) com a ausência dele.

    Dizem, por exemplo, que o projeto Gentoo “sofreu” com a saída do seu criador.

    alakodako (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 11:09 am

    O Fedora costuma ser a primeira a adotar novas tecnologias e até pelo calendário de lançamentos, as próximas costumam ser o ubuntu, opensuse e mandriva, quase sempre nessa ordem.

    O Arch Linux costuma ser o primeiro a adotar novas tecnologias.

    O suporte a ext4 já deve sair no stable do Arch Linux esta semana agora, já estando disponível no testing.

    kalib (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 11:16 am

    Concordo com o alakodako…

    O Archlinux sim, costuma ser o primeiro a adotar novas tecnologias…Ser uma distribuição rolling release trás essas vantagens.

    Bom, quanto o ext4, não sei até que ponto esse povo se mostra racional com comentários a respeito disto. O suporte à ext4, não é da distribuição, mas sim do kernel Linux. Portanto não existe esta de distribuição X trazer o suporte primeiro.. pelo amor de deus pessoal…vamos usar a cabeça de vez em quando neh?! o.O

    Bozo e sua turma (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 11:17 am

    Ubuntu isso, Fedora aquilo…

    Enquanto vocês ficam conversando assunto fora. Arch Linux, já vinha com o kernel no testing a muito tempo! =D

    Assim que saiu a versão 2.6.28 com suporte a ext4, no mesmo dia já estava no testing e ainda está no testing… Creio que essa semana entre no repositório core (stable).

    Enquanto vocês falam, comemos quietos!

    kalib,

    Eu entendo o que vocẽ disse sobre o suporte ao ext4 vir no kernel mas cada distribuição pode ou não suportar a criação e formatação de partições ext4 no instalador ou não. É uma coisa fácil de fazer mas algumas distribuições mais conservadores podem não habilitar isso no instalador.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 12:41 pm

    @welrbraga
    “Eu sou fã de carteirinha do ReiserFS. Tem muita gente boa que, só porque o seu autor é um assassino confesso, abandonou o uso do sistema que é excelente. Ainda não achei nada que me convencesse a mudar de FS. Já experimentei o JFS e o XFS, mas voltei para o Reiser.”

    Seu Welrbraga, usei por muito tempo o ReiserFS no Slackware e hoje quero é distância dele. Ele é problemático para redimensionar o tamanho da partição e foi o FS que mais dava problema em casa (constantemente eu tinha que digitar “fsck-reiserfs –rebuild-tree” com um live-cd para o sistema funcionar).

    Depois comecei a usar o Ext3 e todos estes problemas sumiram.

    Concordo que a ideia do ReiserFS é muito boa, mas o código atual do FS precisa ser melhorado, e muito!

    bedi (usuário não registrado) em 14/01/2009 às 1:14 pm

    ReiserFS é bom enquanto a luz não sair.

Este post é antigo (2009-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.