Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial do QCAD: Desenho Técnico

“O QCad é um sistema CAD 2D com o qual pode desenhar e modificar plantas facilmente. Você irá perceber que a interface e ferramentas do QCAD são muito parecidas com as do AutoCAD.

Agora vem a pergunta de “ouro”, ele é gratuito? A melhor reposta é; depende. Apesar de não ser totalmente de código aberto, o QCAD apresenta uma versão chamada de community edition, que é gratuita e pode ser usada sem restrições. A Ribbonsoft disponibiliza o código-fonte do QCAD Community Edition, para usar a ferramenta é necessário compilar o código. Mas essa versão apresenta menos ferramentas que a Professional, que é paga e pode também ser usada sem maiores restrições. Agora vem a surpresa, o custo da versão Professional é de 24 Euros. Para uma ferramenta de CAD estável e que pode ser executada em sistemas Linux, Windows ou Mac OS X, acho esse preço mais que razoável.”

Enviado por Marcos Paulo (psor·marcosΘgmail·com) – referência (treinix.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elcio (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 9:47 pm

    Apesar de ser um pouco antigo (2002), este é um bom tutorial para quem quer conhecer um pouco o funcionamento de um programa CAD. A única ressalva que faço, é em relação a documentação em português que o autor diz não existir. Na época em que foi escrito isto até poderia ser verdade, mas atualmente já há manuais oficiais em linguá portuguesa no site do projeto.

    Vale ressaltar ainda que, de um modo geral, softwares para desenho 2d, como o Qcad, estão caindo em desuso, e dando lugar a aplicativos paramétricos, muito mais eficientes e práticos para elaboração de projetos e sua documentação (seções, vistas, elevações, etc.).

    Mesmo assim, saber usar este programa poder ser interessante naqueles casos em que você usa o cad raramente ou em projetos pequenos, como o próprio manual diz:

    “QCad atende àqueles que desenham na mão, os
    usuários ocasionais de CAD e àquelas pessoas que não são profissionais de CAD mas que
    necessitam de desenhar um projeto de tempos em tempos. QCad é o CAD feito para todos.
    ” Segundo parágrafo, página 11, Qcad Manual de referência do usuário.

    Bianco garniz (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:24 pm

    Achei muito boa esta dica, mexo com cad, e pode ser mais uma ferramenta a ser testada!

Este post é antigo (2009-02-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.