Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


[atualizado] Sumiço e consequências: dificuldades administrativas no CentOS

Atualização: o site do CentOS foi atualizado neste sábado com informações sobre uma reunião do projeto com a participação do “sumido” Lance Davis, na qual foram resolvidas algumas das questões mais prementes (incluindo a administração do domínio e os direitos sobre as marcas e arte da distribuição), com um cronograma definido para as questões que ficaram pendentes. Quando surgirem maiores informações, publicarei nova notícia por aqui.

Segue o texto publicado em 30 de julho:

Os mantenedores do CentOS publicaram uma carta aberta a Lance Davis, co-fundador do projeto, que aparentemente sumiu (voluntariamente? consta que o afastamento foi gradual) levando consigo o acesso a recursos importantes do projeto, como o próprio domínio CentOS.org e as receitas dos anúncios do site e das doações recebidas via Paypal – jamais contabilizadas publicamente, segundo consta em diversas manifestações desta quinta-feira no Planet CentOS.

O que o Slashdot descreve como uma ausência sem licença do mantenedor do CentOS.org, e observadores dos projetos de software comunitários com tendências à generalização (muitas vezes injusta) poderiam tentar caracterizar como uma SNAFU típica de projetos desorganizados, ou até mesmo traçar paralelos com fatos não totalmente similares enfrentados anteriormente pelos mantenedores do Gentoo, ou com a solução mais elegante adotada pelo Slackware durante afastamentos de seu líder Patrick Volkerding, certamente ainda dará bastante o que falar.

Mas o CentOS não é um projeto comunitário desorganizado, embora aparentemente tenha mesmo se metido em uma armadilha clássica de projetos comunitários: a dependência extrema em relação a recursos controlados por apenas uma pessoa-chave.

A carta aberta, que no momento está na capa do site CentOS.org, relata as tentativas de contato e as promessas não cumpridas, inclusive quanto a revelar a contabilidade das receitas recebidas. Os relatos no Planet CentOS dão mais detalhes, inclusive quanto a episódios relacionados ao registro do domínio.

A continuidade do CentOS não está ameaçada pela atitude de Lance, mesmo que ele não corrija ou explique as situações apresentadas – afinal, a maior parte dos recursos empregados em seu desenvolvimento provém de doações diretas e de trabalho voluntário.

O que percebo nas manifestações dos desenvolvedores é que eles lamentam a possibilidade de ter de abrir mão do domínio CentOS.org, e ter de reconhecer que os fundos recebidos via banners e nas doações via Paypal foram desviados para finalidades diferentes daquelas que os doadores e anunciantes tinham em mente.

Vamos aguardar, acompanhar e torcer para que um modelo de gestão mais solidamente embasado surja a partir do reconhecimento destas dificuldades.

A mensagem do Irado, abaixo, apresenta as URLs diretas de mais alguns detalhamentos.

Enviado por irado furioso com tudo (iradoΘglobecom·net):

“em todos os lugares onde hajam pessoas (mais de uma) haverão momentos em que surgirão divergências. Na CentOS não poderia ser diferente, afinal os developers são pessoas como quaisquer outras, comem pizza, vão ao cinema, etc. tempos atrás tivemos manifestação de dag wieers, que deixava o time de desenvolvedores mas não a comunidade: http://dag.wieers.com/blog/leaving-centos-team-not-centos-community agora temos carta aberta divulgada por orc_orc e assinada por vários outros membros: http://orcorc.blogspot.com/2009/07/sadly-open-letter-to-lance-davis.html onde as reclamações versam principalmente (IMHO, claro) sobre ações e atitudes despóticas de Lance Davis. um outro desenvolvedor torna as coisas mais claras, aqui: http://misterd77.blogspot.com/2009/07/what-is-up-with-centos-project.html pequena variação sobre o mesmo tema, aqui nomina-se claramente essas ações, que vão desde o descaso para com as atividades do projeto até a não-apresentação das contas (DINHEIRO) sobre verbas possivelmente advindas de banners e doações para o projeto. Esse movimento/manifesto dos desenvolvedores – sempre IMHO, claro – possívelmente levará o projeto a um patamar mais elevado, com maior transparência, enfim, um novo impulso. É a renovação a caminho. BTW, o dominio centos.org provavelmente se perderá para a comunidade, uma vez que lance davis dele se apropriou indevidamente (segundo os demais desenvolvedores).” [referência: orcorc.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 5:56 pm

    “Emprega-se o verbo haver como impessoal – isto é, sempre na 3ª pessoa do singular – quando tem o sentido de existir”

    em todos os lugares onde haja pessoas (mais de uma) haverá momentos em que surgirão divergências.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 6:57 pm

    Talvez eu seja muito criticado por esse comentário em relação a distribuição que inclusive uso nos meus servidores, mas esse trecho me deixou com o pé atrás:

    reconhecer que os fundos recebidos via banners e nas doações via Paypal foram desviados para finalidades diferentes daquelas que os doadores e anunciantes tinham em mente.

    Esse desvio parece algo muito típico na nossa política! Será isso um desvio de dinheiro do próprio co-fundador?

    Espero que a resposta futura à essas minhas perguntas seja um categórico NÃO, e que os fatos provem isso.

    apimente.br (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 7:11 pm

    Essa notícia é péssima. Embora tenha sido apenas um caso isolado (assim espero) vai ser citada por muito tempo como argumento contrário ao modelo de desenvolvimento adotado pelo Software Livre. E logo o CentOS que tinha um potencial tão grande.

    Estou de luto.

    defuntino (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 8:02 pm

    Morre logo, centos.
    E archlinux neles, meu caro.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 8:14 pm

    @defuntino

    “E archlinux neles, meu caro.”

    Embora eu seja usuario do arch, eu não vejo o arch como a melhor opção para “enterprise” e produção.

    Pedro Pedigoni Gonçalves (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 8:39 pm

    @defuntino

    que comentário estúpido. O CentOS é excelente. Aliás, o nicho do CentOS é diferente do do Arch Linux.

    Dorival (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 8:50 pm

    @defuntino

    que comentário estúpido. O CentOS é excelente. Aliás, o nicho do CentOS é diferente do do Arch Linux.[2]

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 9:54 pm

    Esse parece ser o mesmo cara que outro dia estava reclamando do trabalho que ia ter por usar uma distribuição “rolling release” (archlinux).

    Alias, como gosta de fazer propaganda do archlinux mesmo em topicos que nada tem haver com a distribuição. Suspeito que seja sempre a mesma pessoa escondida atrás de um nick. Só espero que nao seja o eu!noel.

    Abs!

    Conan (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 12:49 am

    HAHAHAHAHAHA!!!
    Nossa… que surpresa!!! O ladrão fugiu com todo o dinheiro!!!

    Vinícius (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 1:47 pm

    O que me da mais raiva no “cenário do Software Livre” é ver projetos abandonados por culpa de caras egoístas… tem aquela distro baseada no Kurumin que foi abandonada, e o “carinha” veio falar que tinha arrumado uma namorada, que não queria mais nada com nada, e deixou todos na mão…

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 6:49 pm

    Entre arrumar uma namorada e manter “mais uma distro” eu fico com a namorada… rs
    Se bem que o “carinha” poderia conciliar as duas coisas, se colaborasse com alguma distro mais promissora e com maior número de desenvolvedores (o CentOS por ex.).

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 8:11 pm

    “e as receitas dos anúncios do site e das doações recebidas via Paypal – jamais contabilizadas publicamente…”

    Ladrãozinho sem-vergonha este cidadão, hein!!!
    EIta picareta do inferno!

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 8:16 pm

    aliás, o morimoto tb foi bem picaretinha: fez o nome com o kurumim e depois rachou fora para vender seus livros. Ficou muito mais fácil depois que ficou famozinho aqui no Brasil.

    fala sério!
    ;-/

    Filipe (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 11:04 pm

    Desenvolvedores ?? Pelo que eu saiba o Centos é copia do RHEL.

    O centos so existe gracas a Red Hat e ao Fedora/

    Dinheiro facil… vem facil, vai facil hahaha!

    Cardoso (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 4:47 pm

    Caramba, que VERGONHA. Isso é TUDO que os críticos ferrenhos apontam como risco do FOSS: Projetos amadores tocados por moleques irresponsáveis. Meus servidores rodam CentOS. Me senti sem pai nem mãe agora, nas mãos desse moleque.

    Esse tipo de coisa JAMAIS aconteceria na Microsoft, por exemplo. Ou na Canonical, onde o dono pode ir pro espaço e tudo funciona. Ou na Mozilla. IBM também provavelmente não.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 5:25 pm

    @Cardoso

    Meus servidores também rodam CentOS, inclusive ele é um dos OS que o The Planet (Data Center) disponibiliza para suas máquinas, até mesmo oferecendo suporte.

    Então, ao mesmo tempo que concordo que isso é uma vergonha, discordo de que estamos na mão de “moleques”. Mesmo essa sendo a atitude do co-fundador do projeto, não podemos generalizar para toda sua comunidade, que é muito ativa e tem feito dele uma ótima distribuição para esse setor.

    Cardoso (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 7:26 pm

    Igor, quando o resta da comunidade não tem cópia da chave, estão todos na mão do cara SIM. Esse é o foco do artigo. Pense em como isso vai repercutir junto ao mercado.

    Atualização: o site do CentOS foi atualizado neste sábado com informações sobre uma reunião do projeto com a participação do “sumido” Lance Davis, na qual foram resolvidas algumas das questões mais prementes (incluindo a administração do domínio e os direitos sobre as marcas e arte da distribuição), com um cronograma definido para as questões que ficaram pendentes.

    Registrei na notícia e a trouxe de volta à capa. Quando surgirem maiores informações, publicarei nova notícia por aqui.

    aa (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 8:02 pm


    Caramba, que VERGONHA. Isso é TUDO que os críticos ferrenhos apontam como risco do FOSS: Projetos amadores tocados por moleques irresponsáveis. Meus servidores rodam CentOS. Me senti sem pai nem mãe agora, nas mãos desse moleque.

    Esse tipo de coisa JAMAIS aconteceria na Microsoft, por exemplo. Ou na Canonical, onde o dono pode ir pro espaço e tudo funciona. Ou na Mozilla. IBM também provavelmente não.

    Ah, Cardoso, deixa de chorar ! Se você endeusa a Apple e gosta de pagar pela comodidade do mac, pague pelo suporte da Red Hat !

    Se não tem dinheiro para o red hat e não quer depender de um carinha do CentOS, use o debian ou qualquer outra das centenas de distribuições linux que existem. Se quiser, vocẽ pode criar um outro projeto CardosoOS fazendo o mesmo que o CentOS faz, que é baixar os arquivos src.rpm e compilar. Pelo menos com linux vocẽ tem alternativas !

    O que aconteceria se a Apple ou a Microsoft falissem de repente, desistissem de vender sistemas operacionais ou fossem compradas por outras encerrando a linha de produtos ? Isso já aconteceu com várias outras empresas. Mesmo a gigante IBM desistiu do OS/2 e deixou os usuários na mão. O BeOS foi a mesma coisa.

    Norton Luiz (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 8:16 pm

    E ai galera !!! As comunidades que não tem uma estrutura bem definida e descentralizadas ocorre muito isso !!! O Centos é um exemplo. O Sabayon é outra (Vocês devem estar se perguntando porque ?). Recentemente tivemos o incidente com o bind e rapidamente as distros principais disponibilizaram as correções !! E o Sabayon ?! Nada e a justificativa que esta no FAQ deles e que eles fazem quando podem !!!
    É dose para Leão. Ai eu me pergunto é assim que esperam gerar FOSS.

    Abraços a todos !!!

    Igor Mol (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 8:31 pm

    @Cardoso

    Eu concordo que isso irá repercutir em todo mercado e que há uma dependência entre a comunidade e ao sujeito co-fundador. Mas a “molecagem” do tal sujeito não pode ser generalizada por todos os mantenedores do sistema, foi isso que eu expressei em:

    Mesmo essa sendo a atitude do co-fundador do projeto, não podemos generalizar para toda sua comunidade, que é muito ativa e tem feito dele uma ótima distribuição para esse setor.

    No geral, esperemos que a comunidade CentOS possa solucionar esses problemas, dado que eu também dependo DESSE moleque.

    E completando, esse tipo de coisa dificilmente iria acontecer não só com empresas fechadas, mas até a REDHAT em si, no qual o próprio CentOS é, senão um “clone”, baseado.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 8:44 pm

    @aa

    Mesmo achando seu tom meio “forte” eu concordo plenamente.

    Ao mesmo tempo que as possibilidades de se criar projetos abertos facilmente poderem resultar em problemas como esse que estamos presenciando, eles também lhe dão a liberdade de, se não criar ou ajudar algum a si organizar, abandoná-lo e procurar outro.

    Mesmo uma empresa dando uma garantia contratual, o que impede de uma super-corporação quebrar um certo contrato com você e lhe deixar na mão? Vide os casos da TELEFÔNICA e seus clientes.

    Considerando a possibilidade de uma quebra contratual, é ainda melhor estar na mão de um mercado sem tendecias monopolista do que o contrário. Ora, qual seria a opção caso estivéssemos tratando de um monopólio senão entrar na justiça e perder a causa?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 11:29 pm

    @Cardoso

    Eu também utilizo CentOS nos meus servidores e em meu computador pessoal. Não me senti sem pai/mãe ao ler a notícia, principalmente por que também estava acompanhando o acontecido através da Mailing List. Senti raiva, MUITA raiva do Lance pela atitude – no mínimo – infantil. Pra não xingá-lo de tudo quanto é nome.

    Agora, o que estava em jogo era apenas o NOME do CentOS, o domínio e a identidade visual do projeto (marca). Sim, ele tem a senha do domínio, é fundador de vários canais da Brasnet e é o único portador da senha de root dos servidores que atendem ao site oficial. Porém, se ele simplesmente sumisse, a comunidade disse que tocaria o projeto, mudando o que fosse necessário.

    Infelizmente não teríamos mais o nome “CentOS”, que já é muito bem conhecido, e a construção de uma nova marca demoraria algum tempo sim, é fato. Mas a distribuição não morreria, não por causa disso.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 11:33 pm

    Nossa, da Brasnet… Devo estar sob efeito da vitamina que bebi agora há pouco. Ele é fundador de alguns canais do CentOS no IRC, a Brasnet que RIP não merecia essa. :P

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 12:12 am

    Sim, o Kurumin foi um caso típico. Uma distro muito criticada, mas que satisfazia, a época, as necessidades básicas do usuário brasileiro: Players de vídeo, codecs, office e tradução para o português. De repente, boom! O mantenedor dá chiliques e repassa o projeto prum “carinha” que arruma uma namorada e dá no pé. Com o Cent OS o sujeito pelo menos deu no pé com a grana, definitivamente ele foi mais esperto…e ladrão também.

    Se bem que esse negócio de pirar quando arruma uma namorada é bem típico de NERD mesmo: Nunca pega ninguém e quando arranja, despiroca de vez. O que prova definitivamente que os interesses de alguns membros da comunidade limitam-se a preencher as lacunas de suas vidas com Software Livre até que surja uma coisa melhor pra fazer, como catar uma mina ou ir ganhar dinheiro de fato…

    Heitor Augusto (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 3:41 am

    Como fala asneira esse Cardoso, sempre querendo polemizar. Pior que ele instala um sistema em seus servidores que provou não conhecer absolutamente nada.

    Cardoso, caso sua alucinação se torne real e o CentOS feche as portas, não se preocupe, você precisará de uns 2 comandos para migrar para outro clone do RHEL, como o Scientific Linux. Para seu conhecimento, um exemplo disso já aconteceu em 2006 com o Tao Linux.

    E se você não quiser confiar mais na comunidade que hoje sustenta as atualizações de seus servidores, pague para a Red Hat.

    Cardoso (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 5:00 am

    ahhahahaha eu adoro isso. Esses pseudocomunistas pré-adolescentes falam “pague pra RedHat” com um NOJO como se isso fosse coisa de outro mundo.

    Cardoso (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 5:01 am

    Curioso mesmo é que eu dou COMO EXEMPLO empresas sérias, como a Canonical ou a Mozilla, mas mesmo assim acham um ABSURDO eu questionar a seriedade de um moleque que pegou a chave do servidor e foi embora…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 9:42 am

    O problema é que a distinção empresa séria ou não séria é, no mínimo, maniqueista. Uma empresa, num sistema capitalista, é uma organização destinada em primeiro lugar a dar LUCRO. Portanto quando deixar de dar lucro, ou deixa de existir, ou tem que flexibilizar a pretensa “seriedade”.

    Sabendo desta transitoriedade, fico feliz que existam organizações diferentes ( por exemplo, as relacionadas ao SL), que não visam em primeiro lugar o lucro. Percalços existem, mas isso há em qualquer tipo de organização humana.

    Com respeito a todos…vou dar minha opinião….Na hora que li, tive vontade de escrever em seguida, mas preferi refletir antes, pois uma vez escrito, escrito está. Mesmo que eu me arrependa, já terei escrito, restaria tentar um pedido de desculpas. Ninguém, independente do quanto se ache espetacular, perito e etc, deveria sair quebrando tudo devido a um desvio de um ser-humano. Alguns tem uma atitude um tanto exagerada na questão de que ‘ minha opinião é a correta ‘, tipo Mr. Apple. É bacana essa coisa de podermos escrever o que desejamos e nos posicionarmos como juízes, acredito que isso produza um amadurecimento em nós, eu mesmo, neste Br Linux, já postei muitas coisas que seria melhor não ter postado, numa delas inclusive o Augusto me quetionou. Independente de que eu estivesse certo ou errado, a minha opinião deveria ser dada com sobriedade e respeito acima de tudo.
    O Software Livre, GNU, Linux ou GNU-Linux é um evento espetacular para o ser humano e mudou completamente o cenário da TI de 1995 +/- em diante e agora o progresso acentua-se, demonsttrando que nós somos capazes de colaborar, de compartilhar e de controlarmos nosso egoísmo e inseguranças.
    O CentOS foi viável pela integridade da RedHat, que apesar de vender distro e serviços, disponibiliza os fontes que permitem a criação de clones de seus produtos comerciais e mesmo assim lucra.
    A distro CentOS, excelente diga-se de passagem, pois eu mesmo implantei servers com ela e achei um trabalho digno, profissional e que não merecia o fato com ela, distro, ocorrido.
    O Software Livre é um movimento necessário, digno, criativo que depende da dignidade e da criatividade de nós, que dele necessitamos.
    Traições sempre acontecerão, seja em relações humanas das mais simples, em empresas, governos, na MS robando códigos e mais alguns milhares de exemplos. Mas essa capacidade de trair, não é da coisa criada, mas do fator humano, mas o mais importante está no sentimento que gerou a distro e no sentimento indignado que se ergue e se propõe a reconstruir, o que um fraco tentou destruir.
    Antes de criticar, quero elogiar aos que criaram a distro e se pudesse me juntaria aos que vão reconstruir. Não me juntaria aos que falam em seriedade de uns e de outros e ficam tacando pedras ajudando a derrubar sem nunca ter ajudado a construir.
    Ainda bem, que assim como no linux existe seu Kernel que é o eixo estrutural e os importantes complementos GNU’s, que criaram essa força crescente em constante metamorfose, imune aos que gravitam em torno dela.
    Mas existe algo especial nessa coisa do Software Livre, são muito mais importantes e influentes os que colaboram mesmo com pouco
    do que os que estão sempre criticando.
    O CentOS cresceu, prestou um bom serviço, e acredito que não acabará, mas continuará de alguma forma.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 11:31 am

    Fiquei surpreso com esta notícia, tenho vários servidores com o CentOS instalado e a possibilidade de que o projeto seja descontinuado me deixa preocupado, muito preocupado, por isso entendo quando o Cardoso disse se sentir “sem pai nem mãe”. Não imaginava que um projeto com uma proposta tão séria fosse controlado por um sujeito tão irresponsável, e isso pode afetar sim a sua credibilidade.

    A reação dos demais desenvolvedores demonstrou que são pessoas sérias, espero que esses problemas sejam resolvidos logo e que tudo isso venha a fortalecer e a amadurecer ainda mais a equipe.

    Vale lembrar que o CentOS não é um distribuição qualquer, num ambiente corporativo, onde são utilizados servidores de maior porte, a maioria dos fornecedores sérios (HP, DELL, IBM etc) homologam seus equipamentos apenas para o Red Hat Enterprise Linux e para o SUSE Linux Enterprise, por isso uma distribuição derivada e totalmente compatível com o Red Hat Enterprise Linux como o CentOS não pode ser substituía tão facilmente por qualquer outra. Sem contar que o ciclo de vida de suas versões é de 7 anos, quem administra servidores de produção sabe o quanto isso é importante.

    Atualmente tenho trabalhando bastante com o Ubuntu Server LTS, uma excelente distribuição que vem sendo mantida de maneira bastante séria pela Canonical. Em contato com alguns fornecedores como a HP e a DELL, disseram-me que pretendem homologar seus hardwares para o Ubuntu Server. Com ciclo de vida é de 5 anos, é uma excelente opção para servidores.

    André Machado (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 11:34 am

    Eu não consigo entender como os nobres comentaristas do BR-Linux ainda discutem com esse ser inferior, mesquinho, arrogante e alienado que é o Cardoso. Vocês não percebem que ele é apenas alguém que, pór ter “vencido” na vida, acha que é superior a todos e pode tratar todo mundo com ironia e sarcasmo, achando-se um ser superior que está acima de todas as preocupações humanas? Não percebem que a função dele é simpesmente espalhar a discórdia entre a comunidade livre? Vamos ignorar esse alienado que nos chama de pré-adolescentes mas rende-se a uma personagem de um seriado americano destinado a tal público.

    André Machado (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 11:39 am

    Adendo:

    Cardoso, se você acha que a comunidade Linux é um bando de “pseudocomunistas pré-adolescentes”, por que você usa CentOS nos seus servidores? Se você é tão fã assim da Apple e da Microsoft, você deveria usar um XServe ou Windows Server 2008. Ao criticar a comunidade Linux como você sempre faz e usar Linux em seus servidores, você está, simplesmente, se contradizendo.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 1:38 pm

    Acontece em toda a empresa .Não é só com o soft livre como o cardoso adora falar. Microsoft atualmente está fechando um monte dee projetos.
    IBM fecha muitos e o google também .Na comunidade é mais dificil lidar com isso por causa de recursos.

    E Projetos livres são mais fáceis de continuar esses projetos caso o dono vá embora. Não podemos dizer o mesmo da microsoft e IBM.

    Mas não se pode generalizar como o cardoso fez.E nem ofender o povo do software livre de adolescentes….

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 2:37 pm

    @Cardoso

    Mas uma coisa eu sou obrigado a concordar: O CentOS e o RHEL são IDÊNTICOS. Na verdade o CentOS é mais completo, eu gosto mais dele na verdade, por causa de seus extras. Eu sabia exatamente o que se passava ao ler a notícia, conforme disse, acompanho a Mailing List do time de desenvolvimento do CentOS. Afinal é meu interesse saber a quantas anda e ajudar, no que me for possível, no SO que escolhi como ferramenta de trabalho.

    Assim, se você se sentiu sem pai nem mãe ao ler a notícia, uma ótima alternativa é pagar pelo Red Hat Enterprise Linux. Isso não é feio, é recomendado! Você tem medo de ficar na mão da comunidade? Pega a versão paga do produto e garante um sono tranquilo. É o que eu recomendo aos meus clientes. :-)

    @André Machado

    Ficou na cara que você não lê nenhum texto do Cardoso. OU não tem senso de humor…

    @self_liar

    Na real? Não é em toda empresa que UM único lider foge com o dinheiro e o acesso Às principais informações.

Este post é antigo (2009-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.