Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Slackware pode mudar compactação – e extensão – de seus pacotes

“Retirado do blog de Ataliba Teixeira:

“A próxima versão do Slackware parece que virá com uma nova extensão de pacotes. Para quem já conhece o Slackware há muito tempo, sabe que a extensão dos pacotes do mesmo é o tgz. Ao que parece , pelo menos no Changelog, Patrick Volkerding está considerando o uso de um outro formato de compressão, porque o tgz já não estava dando conta do tamanho que o Slackware atualmente tem. Ou seja, para evitar de ter que estar em mais de um DVD, no futuro, o Slackware agora, estará usando o txz, para evitar o aumento demasiado de tamanho dos pacotes e aí, sim, alcançar o tamanho de um DVD comum. A vantagem desta compressão de pacotes (xz) é que ela dá um ganho razoável de compressão.”

Maiores informações, incluindo o trecho relevante do Changelog, no link a seguir.”

Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br) – referência (ataliba.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Grobsch (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 2:05 pm

    O novo formato (txz) usa lzma para compressão. Acho que passo a passo o Patrick irá substituir o formato, mas sem abandonar o anterior, alguns pacotes continuarão a usar tgz. Já testei alguns pacotes quando atualizei alguma coisa no fim de semana no GoblinX. Este ganho de compressão é importante.

    VonNaturAustreVe (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 2:07 pm

    Noticia muito boa,tudo indica que no futuro termos um slackware mais leve ^^

    []‘s

    @VonNaturAustreVe Slackware mais leve por que? Se falar pacotes menores eu concordo, mas é só para transporte e armazenamento de dados que isso influencia, não? Depois de instalado será a mesma coisa que é hoje.

    VonNaturAustreVe (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 2:32 pm

    Eu me referia sobre a questão de ser mais leve para downloads.

    ALEXANDRE (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 2:34 pm

    O lzma para quem não sabe é o algoritimo de compressão do 7zip (*.7z)

    Mudou já! Tô usando há tempos o current e tive esta surpresa hoje, mesmo já sabendo desde ontem, pelo post do MaxRaven. Os pacotes ficaram bem menores e segundo o Patrick com um desempenho próximo à descompactação de um pacote tar.bz2

    Agora não vai mais ter daquele usuário iniciante q acha que tgz é a mesma coisa que tar.gz, tentando compilar um pacote tgz ou instalando um .tar.gz… hauahuaha

    shyko (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 4:16 pm

    Agora não vai mais ter daquele usuário iniciante q acha que tgz é a mesma coisa que tar.gz, tentando compilar um pacote tgz ou instalando um .tar.gz…

    ————

    É, mas pode ter aqueles que vão tentar compilar um txz ou instalar um txt :D

    devnull (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 4:23 pm

    O Slack ainda existe?

    Elton (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 5:29 pm

    Devnull qual mundo que você vive?

    Fellype (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 9:56 pm

    O Patrick pode ser resistente às mudanças, mas não é teimoso…

    devnull (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 11:27 pm

    > Devnull qual mundo que você vive?

    No século 21 :)

    Boaa!

    king (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 9:39 am

    Comentário meio off-topic, mas não entendo uma distribuição que funciona diferente de todas as outras mais usadas (rpm e deb) e além disso é mantida por uma pessoa só. Se ele desistir de manter, o que acontece? Algueḿ pega, ou outra pessoa também, mas aí não é mais o Slack, é qualquer outra coisa.
    Parece mais uma brincadeira de passar o tempo do Patrick do realmente uma distribuiçao que ele queira que seja utilizada por empresas e usuários. Nos tempos de padronização e tentativa de popularizar o Linux, o Slack vai na contramão de tudo isso, na minha humilde opinião.
    Se for off-topic mesmo moderem por favor.

    @king, o slack não é mantido por uma só pessoa como pode parecer. Há toda uma comunidade de “testadores” de cada pacote incluído no sistema. Acontece q o Patrick é o cara q fala “isso pode entrar no repositório” ou “isso não pode”. Não tem como uma só pessoa manter uma grande distro como é o slack. É igual o Linus em relação ao Linux. Até onde eu saiba qualquer um pode contribuir com o projeto, mas o Linus é quem decide o que entra.

    Quanto à questão da padronização, o slack não vai mais contra que qualquer uma das grandes distros que não adotam o rpm, padrão lsb para pacotes (embora quase sempre um rpm não funcione em outra distro, mesmo q suporte rpm :-)).

    Aliás, o slack suporta rpm sim. Vc pode tentar instalar um q vai instalar sem problema. Mas o que não vai funcionar é a checagem de dependências, já que no slack por definição esta inexiste.

    O problema do Linux no final não é o fato de haver um monte de sistema de pacotes, mas a falta de compatibilidade entre pacotes de diferentes distros, compiladas com diferentes versões do gcc, glibc, sdl, gtk…

Este post é antigo (2009-05-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.