Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


‘Simple Scan’ pode facilitar tarefas simples no scanner

Mesmo quem tem um scanner bem suportado e automaticamente reconhecido pelo desktop Linux pode se deparar com bem mais complexidade do que seria necessário para seus casos de usos mais comuns, graças à arcana interface do XSane, programa usado como default para esta função.

Alternativas existem, como o Gnome-scan, mas possivelmente há algo mais simples (e possivelmente mais estável) saindo do forno, mirando em estar pronto a tempo de ser distribuído em abril, época do Ubuntu 10.04: o Simple Scan.

Assim como no caso do XSane, trata-se de um front-end para o veterano SANE (portanto suporta os mesmos scanners), mas usa um visual mais moderno (cortesia do Gtk) e sua interface exibe (em janela única) apenas os controles essenciais para as tarefas mais simples – podendo ser chamado diretamente, ou a partir de outros aplicativos. (via anotherubuntu.blogspot.com)

Saiba mais (anotherubuntu.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 4:58 pm

    O gscan2pdf eh muito avancado e ainda por cima suporta OCR em PT_BR …

    tobias (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 5:13 pm

    A interface “arcana” é essa brain?
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:XSane.png

    Dessas janelas duas nem são padrão, foram abertas à parte.

    Essa mesma, exibindo geralmente aquela infinidade de botões, variados ícones (tais como letras gregas, uma caveira com ossos cruzados, uma bota, um castiçal colorido, a letra R, etc.), diversas combo boxes, múltiplas janelas, toolbar, eyedropper, números hexadecimais, etc, enquanto a interface simplificada (do tal simple scan) mostrada no screenshot exibido no artigo parece mais do que suficiente para realizar as operações que usualmente realizo.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 6:21 pm

    Se tivesse só um botão seria melhor ainda… :D

    Pense em um idoso usando um computador, ele não quer tantas opções, ele quer digitalizar um documento. Se tiver opções mais avançadas, tem de estar em um canto mais escondido.

    Rodrigo Borges (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 7:33 pm

    Realmente, o xsane, apesar de poderoso, assusta muita gente. Tarefas de edição mais avançadas deveriam ser destinadas a editores de imagens, como o Gimp.
    Conheço quem deixou de utilizar o linux devido à dificuldade de realizar um simples scan com o xsane. Chegou a instalar o Gnome-scan, mas não resolveu. Travava a todo instante.
    Torço para que esse novo projeto seja bom.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 8:11 pm

    Reforço a indicação do Felipe,

    tenho usado o gscan2pdf a um bom tempo em scanners de rede e ele tem um projeto bem feito e bem profissional , pois suporta ADF (alimentador automático) que uso muito, aleḿ de inserir metadados nos arquivos digitalizados um ótimo reforço para GED. Também o utilizo para extrair imagens de arquivos em PDF.

    Nota: uso uma multifuncional Brother, que disponibiliza todos os drivers (impressora, scanner e fax) para GNU/linux sob a GPL, creio que devo fazer esta divulgação, pois exemplos como a Brother em liberar sob GPL seus drivers deve ser seguido por todo fabricante de hardware.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 8:19 pm

    O KDE tem o Skanlite, que possui os mesmo princípios mas vem baseado no glorioso QT :-)

    botoa (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 10:32 am

    Quando eu ficar velho, vou amaldiçoar esses “jovens” que acham que velho é inútil e que não sabe fazer nada e que não consegue aprender e que não quer aprender e que até lança distro de programas, e que ficam usando a minha idade pra justificar um “coitadismo”.

    Existem mtos jovens que tem esclerose mental hj em dia.

    linux rulez (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 10:49 am

    Em vez das pessoas se educarem para aprender a usar computadores, o pessoal da “usabilidade” adora arrancar botões e itens de configuração do programa, escondem arquivos ocultos, extensões dos nomes de arquivos, arquivos de sistema, criam aberrações como o registro do windows e do Gnome e por aí vai.

    Está cada vez mais difícil ter um sistema plenamente configurável e utilizável por pessoas inteligents. Graças a Deus ainda temos o linux e o KDE.

    Rodrigo Borges (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 11:29 am

    Confunde-se usabilidade com remoção de funcionalidades, mas nem sempre a remoção é necessária. As demais funções podem persistir, depois que o óbvio se mostre evidente. Isso é que é usabilidade. E, pior, confunde-se usabilidade com incapacidade e má vontade de aprender. Tais generalizações são ridículas.

    tobias (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 11:34 am

    @Augusto Campos
    Então tá então, cada um com seus gostos…

    PS: Agora que eu vi o meu comentário que percebi que revelei minha “arcana” idade, alguém ainda se lembrava que o augusto usava o nickname de “brain ” nos primórdios do br-linux? :)

    Tobias, não sei se é uma questão de gosto. Você acha que o ícone do castiçal colorido, dos quadriláteros coloridos, da letra R, da letra grega, etc. são simples e diretos, e cumprem bem a função de ícones?

    Eu acho que eles, o eyedropper, os números hexadecimais, as múltiplas janelas, etc. são ótimos arcanos para o conjunto de “iniciados” que já sabe o que significam, ou que precisam deles. Mas não são as melhores escolhas de ícones e de símbolos nem mesmo para este público.

    Marco (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 3:03 pm

    O XSane tem a interface muito parecida com os produtos profissionais. Está mais para Microtek do que HP, por exemplo.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 9:23 pm

    Completando a mensagem do Clésio, taí a foto do skanlite:

    http://docs.kde.org/development/en/extragear-graphics/skanlite/main-window.html

Este post é antigo (2009-12-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.