Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ShipIt: Canonical vai restringir acesso ao envio de seus CDs gratuitos do Ubuntu

Confesso que estou curioso para descobrir se as pessoas que criticavam a ampla distribuição de CDs gratuitos do Ubuntu pelo programa ShipIt vão comemorar a notícia ou agora vão falar mal de o programa passar a ser menos amplo.

De uma forma ou de outra, a popularidade que o Ubuntu atingiu, aliada ao custo que a produção e envio das quantidades correntes de CDs, fizeram com que o projeto reconsiderasse a continuidade do envio gratuito em grandes quantidades para quase qualquer interessado – já que o software está disponível via Internet e outros meios para boa parte das pessoas que hoje solicita o CD gratuito.

Mas o ShipIt não vai acabar – CDs continuarão disponíveis para grupos de usuários, para quem contribui com o projeto, e – pretende-se – também para quem está descobrindo o Ubuntu. Mas a meta não é entregar um CD para cada usuário do mundo – e o desafio passa a ser identificar os usuários que precisam do ShipIt. Os detalhes já definidos você encontra no link a seguir. (via blog.canonical.com)

Saiba mais (blog.canonical.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    wallysou (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 2:31 pm

    decisão racional…

    espero q as opiniões (contra ou a favor) tb sejam racionais…

    =o)

    Bremm (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 2:39 pm

    Eu nunca pedi ShipIt porque não tem para o Xubuntu. Tem um outro sistema, que acaba sendo mais caro e custoso que baixar o ISO e gravar várias cópias.

    Gustavo (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 3:23 pm

    Na verdade essas medidas foram gradativas, já faz tempo que o Shipit só mandava 1 CD do Ubuntu pra cada pessoa.

    Mas é mais que certo, tem gente que pede 15, 20 CDs e os coloca na roda da bicicleta…

    Frank (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 3:29 pm

    Já usei o serviço do ShipIt nas primeiras versões do Ubuntu (5.04, 5.10 e 6.06). Naquele tempo eles ainda enviavam 10 ou mais CDs para quem solicitasse e os distribuí entre amigos quando recebi.

    A partir da versão 6.10, percebi que eu não precisava daqueles CDs, já que a minha conexão era rápida o suficiente para uma atualização online e, por causa disso, eu não os usaria mesmo.

    Algumas versões mais tarde, a Canonical diminuiu a quantidade de CDs por pessoa, o que já era um indício de que a decisão tomada agora já estava se encaminhando. Portanto para mim (e acredito que para muita gente) essa decisão não foi uma surpresa.

    É até mais justo que o envio gratuito de CDs do Ubuntu por parte da Canonical seja feito para quem não tem os recursos necessários para fazer o download ou gravar o CD.

    Para quem pretende fazer filantropia ou revender, a loja online da Canonical distribui, por exemplo, pacotes com 100 CDs por US$ 128,01 (aproximadamente R$ 2,18 por CD).

    rhob (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 3:52 pm

    Minha internet é pela Oi/BrasilTelecom. Eu me aplico à categoria de “sem condições”? =P

    Ozzy (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 4:16 pm

    Ao menos em determinadas regiões do Brasil a receita andou retendo os CDs que a Canonical enviava, e não tinha jeito de (tentar) explicar que era Software Livre, envio gratuito, etc. Eles nem fazem idéia do que é isso. Queriam porquê queriam cobrar imposto…

    Claro que este problema localizado da receita brasileira não é o motivo, mas esta medida da Canonical era previsível.

    O.O.

    Punk (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 5:12 pm

    E convenhamos que nem o cd mais é preciso queimar….até a MS já copiou isso pro win7!

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 5:29 pm

    faz 10 dias que chegou 5 cds em casa.
    tem que fazer uma justificativa na hora de pedir.

    A conduta da Canonical é perfeita. No início isso certamente foi importantíssimo para a divulgação do Ubuntu, acho até que ele não seria o que é hoje sem os CDs gratuitos. Mas hoje pouca gente realmente continua precisando disso, ainda que para alguns talvez vá ser a única solução viável ainda por muito tempo, mas estes casos podem ser perfeitamente identificados e atendidos.

    Eu pedi os CDs várias vezes, mais por curiosidade de ver o ShipIt funcionando e para ter como souvenir depois. A maior desvantagem dos CDs é que, se você espera o envio, usa para instalar nos seus computadores e depois mais tarde doa para alguém para divulgar, na hora de passar adiante já está quase na época de sair a próxima versão, e nada pior do que apresentar alguém ao mundo GNU/Linux com uma distro desatualizada.

    Scirious (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 5:46 pm

    Minha internet também é Oi/BrasilTelecom e consigo baixar os CDs do ubuntuo entre 15 e 20 minutos. =P

    Chrys (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 7:21 pm

    Concordo com eles, o Ubuntu hoje já chegou a um grau de popularidade que nem é mais tão necessário ficar distribuindo cds, a iniciativa deles é bem previsível e a atitude plausível, o ubuntu 9.10 que pretendo pegar será via net assim como outros, pedia o cd mais por segurança, pois ficava fazendo cópias do mesmo caso o que fora baixado falhasse.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 10:16 am

    Estou até surpreso que não tenha aparecido nenhuma crítica dizendo que, só porque a Canonical não está mais gastando os tubos dando CD de graça pra marmanjo, ela só pensa em dinheiro. Acho a decisão deles justíssima. Software Livre não é sinônimo de caridade.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 1:35 pm

    Um dia isso ia acontecer. Eu só usei o shipit uma vez quando deu problemas no computador e não tive condições de baixar. Agora que o Ubuntu se tornou bastante popular, a Canonical não precisa gastar rios de dinheiro mandando CDs para todo mundo.

    Bom, ainda bem que baixar é mais rápido do que esperar umas 3 semanas ;)

    Lewis (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 2:34 pm

    Já era hora de economizar.

    A Canonical precisa é gerar lucro ou pode um dia sumir do mapa.

    Leonardo (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 12:11 am

    hahah eu fazia coleção… :P Sempre peço quando sao uma nova release :P

    james (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 12:35 am

    Usei bastante o shipit quando era mais rapido pedir o envio do que baixar, agora graças ao meu speed os tempos se igualaram então tanto faz pedir o shipit ou baixar ;-) A Canonical esta de parabens com o trabalho que ela desenvolveu e desenvolve.

    Livre1 (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 2:05 am

    E peço desde a versão 8.04, minha internet é lenta não tenho como baixar em casa.

    E ir em um cyber dependendo do dia 2 horas pra baixar ou mais.

    Até quando será que vai estár disponivel para todos?

    Fred Banionis (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 10:11 am

    Se a meta é reduzir custos, tudo bem, faz sentido.
    Mas confesso que impressiona mais para um novo usuário apresentar o cd numa caixinha bonitinha (O 9.04 estava lindo) do que escrever um endereço de site num pedaço de papel.
    Já fiz muitos novos usuários Ubuntu nas custas do ShipIt. Portanto acho que ele tem sim sua serventia.

Este post é antigo (2009-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.