Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Santa Catarina terá quarta edição de Congresso sobre Software Livre

Enviado por Clarissa Miranda (clarissaΘdialetto·com·br):

“A comunidade de desenvolvedores, empresários e especialistas em tecnologias livres de todo o Estado de Santa Catarina estará presente, nos dias 26 e 27 de novembro, na quarta edição do Congresso Catarinense de Software Livre (SoLiSC), realizado em Florianópolis no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento segue os moldes do tradicional Fórum Internacional de Software Livre (FISL), realizado anualmente no Rio Grande do Sul. As inscrições para trabalhos científicos e palestras no evento estão abertas até dia 15 de outubro.

O objetivo do SoLiSC é divulgar, debater e fomentar questões que envolvem o desenvolvimento, o uso e os negócios de software livre no Estado. As palestras e apresentações de trabalhos que compõem o evento tem como base os preceitos que norteiam o uso do software livre: o usuário deve poder executar o programa para qualquer propósito, ter acesso ao código fonte para poder estudar como o programa funciona, adaptando ele às suas necessidades, redistribuir cópias de modo que essas possam ajudar outros que precisam do programa, aperfeiçoar o software e liberar as alterações feitas para toda a comunidade de usuários.

A programação vai oferecer palestras específicas para pequenos empresários e empreendedores em que serão mostrados cases de sucesso em pequenas empresas no uso do software livre, outras sobre cases do setor público, onde será apresentado o projeto “software público brasileiro”, desenvolvido pelo Governo Federal e que promove o uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil, palestras sobre educação e inclusão digital, desenvolvimento, banco de dados, produção multimídia e voip. As palestras serão classificadas em três níveis (iniciante, intermediário e avançado) e acontecerão em cinco salas simultaneamente, deixando ao participante a opção quanto a qual trilha temática seguir.

O evento é organizado pelo pela Associação SoLiSC.org. Associação Cultural Alquimídia, GeNESS, INE (Laboratório de Inovação e Centro de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina) com apoio da ASL (Associação Software Livre.org), organização não governamental que mantém o FISL. Essa é a segunda vez que o SoLiSC acontece em Florianópolis, as duas primeiras edições foram em Joinville. Cada edição contou com um público médio de 900 pessoas, sendo que a última foi em 2005. A partir deste ano, o Congresso passará a acontecer anualmente.

O Congresso Catarinense de Software Livre será seguido pelo evento Open Beach 2009 versão 9.0, que vai reunir também em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de novembro, um grupo de cerca de sessenta participantes de diferentes nacionalidades para debater idéias em torno do tema software livre e promover a integração dos convidados.

As inscrições têm valores promocionais neste mês e podem ser feitas pelo site: www.solisc.org.br
Mais informações em contato@solisc.org.br” [referência: solisc.org.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.