Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Samsung terá smartphone com Linux ainda em 2009

A Samsung Electronics, 2º maior fabricante de handsets do mundo, começará a vender neste ano celulares baseados em Linux.

Won-Pyo Hong, responsável pela unidade de estrátegia de produtos da Samsung, afirmou que mais de três novos aparelhos da marca usarão o Android, do Google, e “com certeza” haverá um modelo com o LiMo, software móvel do Linux. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Engraçado, o Android também é linux, mas citam ele como um sistema a parte. Acho isso injusto.

    Antonio (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 11:21 pm

    @marcosalex
    Outro dia quase fiz um comentário similar ao seu mas não o fiz para não causar discórdia…
    Eu compartilho desse seu pensamento.

    Quando eu leio “sistema operacional do Google” sempre me vem à mente a imagem do Google indo lá comprar o Linux (mesmo sendo algo que nunca irá ocorrer…)

    É muito comum se ver:
    “sistema operacional do Google”
    “Symbian x Windows x Linux x Android”

    Acredito que este tipo de pensamento só tende a aumentar…

    Eu tambem sinto mesmo… POREM… muita gente que nao entende (le-se absurdamente leigo+lento=muita gente mesmo) acho que Linux eh algo ruim ou coisa do demo!
    Sendo assim, por mim o Android pode ficar famoso como um sistema novo e diferente e quando ele dominar o symbiam e os windows, agente caqueta ele em larga escala e faz todo mundo perceber que esta usando Linux e esta adorando! ;)

    .deb (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 7:55 am

    @EthraZa: gostei da sua estratégia!

    Talvez seja isso mesmo: puro marketing! Já que existe preconceito generalizado e negativo* em relação ao linux, é só chamar esse mesmo sistema operacional de Android Google que, com esse sobrenome bem afamado ninguém apresentará resistência.

    * pra mim preconceito negativo não é redundância, visto que percebo existir preconceito positivo, por ex. “o windows é mais fácil de usar” – isso é um exemplo de preconceito positivo.

    Antonio (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 8:39 am

    Android Phone da Vodafone:
    (detalhes técnicos)
    http://www.linuxdevices.com/news/NS7419515795.html?kc=rss

    Antonio (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 8:41 am

    ops, esse link que passei fala sobre o Vodafone mas a matéria é sobre um da HTC.

    My bad.

    Apesar do Android usar o kernel linux e muitos dos mesmos programas que uma distribuição linux comum, também tem bibliotecas próprias em java e algumas partes de telefonia e rede próprias, ou seja, seria um Android/GNU/Linux e apesar de ser um software livre, o desenvolvimento ficará definido principalmente pelas vontades da Google.

    Talvez por isso as empresas concorrentes tenham criado uma fundação chamada LiMo para criar uma plataforma também baseada em linux mas com desenvolvimento mais cooperativo entre as empresas.

    http://www.limofoundation.org/en/welcome-to-limo.html
    http://www.limofoundation.org/en/what-is-the-platform.html

    Então na prática há diversos fabricantes usando o mesmo kernel linux mas com diferenças significativas nas APIs para desenvolvimento de aplicativos.

    Apesar do Android usar o kernel linux e muitos dos mesmos programas que uma distribuição linux comum, também tem bibliotecas próprias em java e algumas partes de telefonia e rede próprias, ou seja, seria um Android/GNU/Linux e apesar de ser um software livre, o desenvolvimento ficará definido principalmente pelas vontades da Google.

    O que exatamente tem da GNU no Android? Pelo menos pelo que vi, seria Android/Linux, e não Android/GNU/Linux…

Este post é antigo (2009-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.