Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Saiba como instalar um corretor ortográfico adaptado à nova ortografia

A reforma ortográfica, que muda algumas regras de nossa língua portuguesa, já está valendo! Se você ainda não conhece as novas regras, confira o guia preparado pelo G1.

O uso de ferramentas para correção ortográfica e gramatical não é nenhuma novidade, e deveria ser usado por todos que escrevem coisas pessoais ou profissionais.

Ainda não há uma posição oficial de quando empresas como a Microsoft, que detém o editor de textos mais usado do mercado, o Word, e o Google, que possui ferramentas de edição como o Google Docs, vão disponibilizar pacotes de correção para que seus programas considerem as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

Porém já existem alguns meios para contar com o auxílio de ferramentas digitais para cumprir as novas regras.

Usuários do Word ainda estão órfãos de solução, contudo quem usa o gratuito OpenOffice já conta com um complemento criado e mantido por um projeto chamado Vero.

A grande vantagem deste complemento é que ele pode ser usado também no navegador Firefox, permitindo o uso do corretor em sites de correio eletrônico, como GMail, Yahoo Mail ou mesmo o Hotmail. Também é funcional ao editar textos no Google Docs. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 7/01/2009 às 8:05 pm

    Os mantenedoras das ferramentas de correção gramatical e ortográfica devem ficar atentos. A nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa — que apresenta a forma oficial de grafar as palavras do Português Brasileiro –, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, será lançado ainda este ano.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 5:50 pm

    Só mostraram o OpenOffice para Windows.
    É difícil o G1 publicar alguma receita que não seja de Windows, para dar um gostinho do Linux, provando que ele não é tão azedo assim.
    Deveriam mostrar screenshots/petiscos das interfaces do Linux nesse “tutorial”, nem que fosse para falar apenas sobre o “sistema operacional” Ubuntu.
    É com dificuldades do dia-a-dia (instalação e uso de um revisor ortográfico pré-preparado) que ficaria claro que o Linux está pronto e no ponto para o usuário comum.
    Mas é fazer um pedido em vão cobrar outra apresentação dessas sociedades anônimas, que não fazem um rodízio de assuntos e que preferem servir informação rápida (e pouco elaborada) à massa.

Este post é antigo (2009-01-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.