Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Recordar é viver: quais as melhores distribuições, 9 anos atrás?

O TuxRadar republicou um comparativo de distribuições Linux realizado em 2000 pela então recém-lançada revista inglesa Linux Format.

Antes de olhar o link de referência, será que você consegue lembrar o nome de 3 distribuições em destaque naquela época e que hoje não são mais mantidas? E o nome de 3 sobreviventes?

Eu consegui, mas mesmo assim me surpreendi com nomes da lista. (via osnews.com)

Saiba mais (tuxradar.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:08 pm

    O bom e velho Mandrake. :P

    Ricardo Robson (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:33 pm

    Me lembro dessa época. Instalei o Mandrake, Suse, Corel e até mesmo o WinLinux. Me lembro que na instalação do Mandrake cheguei a perder a minha partição windows… Configurar o video, modem e som era bem complicado, tanto é que só comsegui fazer esse trio funcionar junto no Slackware.

    Fellype (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:33 pm

    Pô! Eu ainda não sou um dinossauro em Linux pra saber essas coisas.
    Sem ofensas a ninguém pessoal. É que eu só tive contato com o Linux em 2004 (embora tenha usado o StarOffice em 2002 no Red Hat por umas horas).
    Esse é o tipo de notícia que é útil pra gente aprender um pouco mais sobre a história do Linux.

    Caramba! E como era feio os ambientes gráficos neste época!
    E olhem só: muitas das distros como o Corel Linux ofereciam ferramentas gráficas para muitas configurações que hoje ainda não temos em muitas distros para usuários novatos!

    Ainda bem que não vivi nesta época, embora quando comecei a usar Linux – 2004-2005 – ainda ouvia falar do LinuxConf.

    Sérgio Luiz Araújo Silva (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:01 pm

    Percebemos ao ver as imagens o quanto o linux evoluiu. E há gente que ainda reclama.

    E o Conectiva? Para mim era perfeito na época.

    Véio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:03 pm

    “Ainda bem que não vivi nesta época… “, tenchi

    Você não sabe o que perdeu … heheh :-)

    Lembro de quando estava estudando linux e o meu 486 passava a madrugada inteira para compilar o kernel…. daí quando eu dava boot aparecia a mensagem: “Kernel panic” hhauahuahuahua muito da hora!

    Bruno (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:09 pm

    Caldera, Corel Linux, Mandrake
    Debian, RedHat, Slack

    Caldeira não instalar numa SiS 630 nem…, Corel foi uma boa novidade… perdi o cd que veio numa revista.

    Acho que eu estou na Era Cambriana ainda, por que já tinha quase 4 anos de uso de linux nesta época

    http://counter.li.org/cgi-bin/runscript/display-person.cgi?user=100343

    :-))

    Peguei o Red Hat ainda no tempo das versõs 5.x ou 4.x, não me lembro mais, e testei essa versão do Corel Linux, do Mandrake e do debian. E já navegada na internet discada desde o início do uso de linux, obviamente usando os bons e velhos hardmodems da USRobotics.

    Na realidade a minha trajetória começou com o FreeBSD para ir depois para o linux através do Slackware, que era bem mais fácil de torná-lo utilizável na época, e depois para o Red Hat, que era bem mais prático nessa época.

    VonNaturAustreVe (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:39 pm

    Hi

    Também sou dessa época de compilar o kernel na madrugada toda,é quando era de manhã ir com aqueles olhos cheios de lagrimas para ver o kernel novo depois de compilado é ver a lendária mensagem kernel panic é depois grita @!##$%$ que #@$@#$ eu fiz dessa vez

    é como dizem bons tempos não voltam…os ambientes eram realmente feios,mais como dizem beleza não bota comida na mesa…

    JPayne (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:40 pm

    Eu tive a oportunidade de começar pelo Conectiva que veio numa edição da revista Geek em 98, se nao me engano era Conectiva Marumbi.

    Foi o meu primeiro contato com linux. La se foram 10 anos !!!

    JPayne

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:49 pm

    Em 2000 eu estava insatisfeito com o Windows, comprei um CD do Conectiva Linux 3.0 e não consegui instalar uma placa de vídeo S3. Então Adquiri uma mídia do Caldera Open Linux, que todos sabem, sumiu e…Voilá! Melhor instalador da época, muito mais fácil que qualquer distro atual, após a instalação seu PC nem era reiniciado, você já era jogado no jurássico KDE 1.0.

    Em termos de facilidade nada superou o Caldera e o Corel Linux…Depois peguei o Mandrake 8.0 e foi outra felicidade, excelente, graficamente muito atraente, bem resolvido. Naquela época viviamos a fase romântica do Linux, todos achavam que o pinguim iria de fato desbancar a Microsoft, grandes empresas como a Corel e a Adobe apostaram firme, mas…Deu em água. Bons tempos aqueles.

    F-117 (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:51 pm

    Como levar a serio algo que nao comentou do Slackware?
    Somente poucas notas… tsc tsc, lamentavel!

    cardoso (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 8:08 pm


    Naquela época viviamos a fase romântica do Linux, todos achavam que o pinguim iria de fato desbancar a Microsoft, grandes empresas como a Corel e a Adobe apostaram firme, mas…Deu em água. Bons tempos aqueles.

    hey, Fevereiro de 2009 ligou e pediu a ilusão dele de volta ;)

    Random Coward Reader (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 8:10 pm

    Sinto saudades das interfaces antigas. Tinham bem mais cara de computador. As de hoje parecem que estamos numa eterna loja da VIVO.

    Dexter (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 8:40 pm

    Nessa epoca o comando “linuxconf” dava para configurar varias opcoes da distro.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 8:52 pm

    Na época 2000 ia ser o ano do Linux nos desktops. huahuahua

    Meu primeiro Linux foi o Conectiva 3 mas na época passei por quase todas as distros, só pra conhecer. Apostei muito no Linux da Corel, que foi o primeiro a vir com o Grub como gerenciador de boot e modificou a interface pra ficar mais fácil pra usuários comuns, era a única que tinha essa preocupação como meta principal. Infelizmente o estouro da bolha das ponto.com afetou a empresa que quase faliu e nunca mais foi a mesma ;(

    Agora, eu lembro que tentei instalar o Debian em meu HD de 20 Gb e ele criou duas partições, uma de 200 Mb que eu conseguia acessar e outra de 289 Mb que não conseguia entrar, nem redimensionar ou excluir. Só o formatador da Quantum conseguiu consertar meu disco.

    Que fantástica recordação, e para minha feliz coincidência essa reportagem é justamente da época que tive meus primeiros contatos com Linux. Empurrado para ele depois de uma formatação, até hoje inexplicável, do meu HD após ver meu e-mail no famigerado Microsoft Outlook (sim, um dia eu usei isso, mas me libertei). E por incrível que pareça a pessoa que me indicou já não usa o Linux a tempos, e eu continuei.

    PEdroArthur_JEdi (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 8:55 pm

    @JPayne

    Cara, comecei com essa mesma distro. Veio numa revista Geek especial sobre Linux, num foi isso? A conectiva ainda era uma derivação do Red Hat… Pensei que só eu lembrava dessa revista! Outros caras que começaram na mesma época nunca ouviram falar dela, mas eu ainda tenho o CD!

    Franklin anderson (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:03 pm

    Jesus !!

    Lembro quando consegui levantar o servidor grafico no debian woody!!
    Como era legal, tinha que saber o drive da placa de rede, placa de video, placa de som. tinha que fazer tudo na mao ehehehe…

    compilar kernel puutz.. tirar o maximo da maquininha… ver kernel panic… bons tempos, mesmo… na epoca eu pirava o cabeção com o visual futurista do window maker com seus dockapps incriveis …

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:14 pm

    Eita! Lembro que levei mais ou menos 1 mês pra conseguir configurar o som no conectiva 3 mais ou menos nessa época!

    Beto (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:27 pm

    Em janeiro, completei 10 anos de experiência com Linux. Instalei na época um slack que veio num livro sobre programação para linux, creio que com o kernel 1.2, já era ultrapassado na época, mas o livro justificava a escolha com algum argumento contra a instabilidade do kernel modular, essas coisas.
    Também experimentei a maioria destas distros, logo após o slack (que ficou no modo texto), um amigo foi no escritório e instalou pra mim o Debian 2.0, após comprei de uma loja nos EUA um set de CDs do Red Hat 6.1, experimentei várias outras distros que vieram em revistas (o Corel queimou um monitor meu…) mas o que funcionou melhor na época foi o Conectiva 4.0 que comprei na feira do livro de Porto Alegre em novembro de 1999. Consegui configurar meu modem de cara (com setserial e tals) e o video. Por um período utilizei o Mandrake 8.0 (acho que encomendei da LinuxMall) e após passei a usar o Debian. Inclusive participei ativamente do Debian-rs por alguns anos (dos melhores anos!). Hoje utilizo o Kubuntu, com o jeito Debian de configurar, o KDE (que uso desde a versão 1.0) e não me preocupo muito mais com configurações de baixo nível. Creio que desde 2001 uso Linux em 100% do meu tempo, e posso dizer que toda esta história é uma parte importante e feliz de minha vida, pois minha profissão é a música, e graças ao Linux e o SL, passou a ser a informática também!

    Paul (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:53 pm

    Incrível… como muitos comentaram aqui, eu também babei muito no Mandrake 8. Inclusive na época, reconheceu placa de som que nem o Win2K ou ME reconhecia!

    Valerio Ferreira (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:54 pm

    Uma distro que eu gostei muito foi a canadense Storm Linux.

    Tinha um slogam muito legal: Close the windows the Storm is coming.

    Pierre (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:13 pm

    Bem, vou contar minha história. Era final de 1997, e trabalhava em uma empresa de ônibus, programava em Clipper. Meu chefe me chama e diz, estamos comprando um sistema de transportes muito moderno e ele usa um tal de “UNIX SCO” eu disse: Estou ferrado e agora? Primeira reunião o diretor da empresa de Brasilia veio para reunião e apresentou o sistema era feito em Recital e funcionava no SCO-Linux, tinha lido algumas coisas sobre o tal de UNIX e fiquei apesar da mudança louco para me encontrar com ele(rs), mas no final da reunião ele disse, estamos testando um programa livre chamado LINUX. Eu disse: Como assim? Livre? Ele explicou os motivos e tal. Beleza. Fui para casa e em uma revista vi uma tal de Conectiva em Curitiba que vendia o tal do Linux. Liguei e fiz o pedido. Um belo dia chega em casa as caixinhas e o manual, muito arrumadas por sinal. A Saga começou, a noite se passou, o Window foi para o inferno na primeira tentativa, e a luta ardua contra aquele pinguim tirano, logo eu!! Um experiente conhecedor do MS-DOS, O desafio foi crescendo e depois de muitooooo tempo, me aparece uma inicialização, login e senha!! E aquela pergunta que todos fazem: E agora? Que diabos eu faço.
    Bem a história é longa, mas foi assim que travei contato com o pinguim, uma necessidade profissional de conhecer algo novo, com certeza o Linux foi muito util na minha vida profissional, aprendi bastante e por sinal acabei indo trabalhar na empresa que vendeu o sistema e a intimidade com o pinguim foi crescendo. Foi uma experiência muito válida na minha vida. Hoje sou desenvolvedor, e o Linux continua sendo uma das tecnologias que trabalho, além de algumas proprietárias também devo confessar. Mas o Linux com certeza foi um divisor de águas na minha vida profissional, onde aprendi bastante coisa, espero que ela cresça bastante e que muitas empresas possam ter a oportunidade de usa-lo um dia.
    Bem, recordar em viver. Quero agora conhecer a historia de vocês.

    Abraços.

    Darque (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:32 pm

    Eu usei o turbolinux durante um bom tempo, era era facil de instalar, e também, vinha com um bom material!!

    miranda (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:39 pm

    Caraco, bons tempos!!!
    Eram bons mas não eram tão faceis como é hoje, realmente o Linux dos dias atuais não se compara nem de longe ao que era em termos de dificuldade de configuração.
    Se essa galera acha hoje o Linux dificil, isso não é nada em vista do que ja foi um dia.

    Quem ainda se lembra do teste de audio sndconfig?? Diziam na epoca que era a voz do Linus (dizendo não sei o que) provando assim que sua placa de som estava “configurada”.
    Pelo menos comigo não tinha uma instalação que eu conseguia levantar o X na primeira, o Xconfigurator era pra mim passagem obrigatoria em minhas instalações. Quando não editar na mão o XF86config.

    Na epoca o Mandrake (atual Mandriva) era como se fosse o Ubuntu hoje em termos de interação com o usuario final, foi nele que tive minha primeira experiencia com o Linux (Mandrake 7.1, em portugues de Portugal) dai por diante comecei a comprar a saudosa Pc Master que puxava uma sardinha bem grande pro lado do pinguim, onde aprendi muitissimo. Dai logo parti pro Conectiva Guarani (tenho a caixinha até hoje, com manual e tudo), depois pro Conectiva 5, 6, 7, 8 (tenho a caxinha desse tambem) e o 9, depois o Mandrake 8, 9, 10, depois voltei pro Conectiva (o 10).

    Usar fontes TTF e habilitar o freetype?? Era uma odisseia!! Quando gravei CD pela primeira vez no Linux fiquei tão enpolgado que passei toda a madrugada gravando CD….rsrsrsrs….foi muito engraçado, e tudo isso com o tosquissimo XCDRoast.
    Nessa epoca meu PC era “bom”, era o maravilhoso Celerom 400 MHZ, slot 1 com 196 mb RAM, com video AGP (RIVA) e som off-board (Creative 32 ISA) e modem US Robotics (ISA tambem). Hardwares extremamente compativeis com o Linux na epoca.

    guigouz (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:40 pm

    Interessante que já naquela época o debian era atrasado em relação às demais. Único com kernel 2.0 da lista!

    Walfredo Junior (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:40 pm

    Comprei meu primeiro Linux em 96 redhat,, comprei no paraguay.. dai o CD naum funcionou,,, em 97 fui em curitiba e comprei o conectiva,, tinha uma maquina em casa sobrando e por motivo desconhecido não funcionava a interface grafica,, depois de quase um ano .. em 98 troquei a placa mãe dessa maquina e resolvi instalar novamente o conectiva e pimba.. funcionou tudo.. inclusive o modem US ROBOTCS q eu tinha .. fiquei tão feliz de moder usar tudo e acessar internet com o konqueror..

    Vou falar uma coisa.. o Software livre abriu minha mente.. e graças a isso temos acesso a muita tecnologia que na época tinhamos que pagar uma nota preta por isso…

    Viva o Software Livre / Viva o GNU/LINUX :D

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:45 pm

    Bom
    Vou incrementar a sessão nostalgia…
    Era final de 1997 e começo 1998.
    Conheci o Linux, com o Conectiva Parolin, a pioneira no País.
    Era baseada no Red Hat 5.
    Suei bastante pra instalar. Perdi noites de sono, e meus dados onde estava o Windows 98 SE.
    Onde eu trabalha tinha um servidor rodando RHL 5 e Supermamps, uma linguagem de programação muito usada ainda…
    Logo depois eu comecei a usar Caldera, a primeira a usar instalador grafico.
    A coisa foi crescendo evoluindo…
    Passei pelo Slackware, Mandrake, Corel Linux, Debian…
    Hoje uso Ubuntu, por que gosto da base do apt deles…
    Mas uso no final das contas Linux, em todos os sabores possiveis :)
    Hoje eu me sustento do Linux…
    Servidores pra lá e pra cá… VPN, Samba, Firewall, tdo…
    E em casa, pra relaxar, Gnome e Ubuntu… tá otimo pra mim…
    Grande abraços a todos…

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:48 pm

    @Miranda

    Aí Miranda…. rsrsrs.. usei muito o sndconfig…

    O pior que ele não segurava as configurações em algumas placas…
    Principalmente quando era aquelas infernais da CMEDIA…

    E instalar impressoras então??? Só tinha o /etc/printcap.
    CUPS?
    Isso é um luxo hoje…
    Configurar modem então? Bah… que trabalho….
    setserial e o escalbau!!… hihihi wvdial….
    Ou então miniterm… Hoje minicom…
    hehehe…
    saudades…

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:51 pm

    ops… em tempo
    é minicom mesmo…
    miniterm é outro programa…

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:53 pm

    Ei JPayne e PEdroArthur_JEdi, vocês que rem uma copia do Conectiva Red Hat Marumbi, ainda hoje tenho o cd de instalação dele que veio na revista Geek vol 03 não lembro direito, bons tempos aqueles: “quando homens eram mais homens e criavam seus próprios drivers de dispositivos”.
    Falando nisso vou procurar este cd e tentar instalar ele no virtual box, para ver se rola…

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:55 pm

    Ainda lembro dessa Geek…
    Fotos centrais mostrando o Quake II e o Doom original rodando…
    hehehehe eu babava…
    simplesmente ‘geek’

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:58 pm

    bah… dá pra ficar de cara…
    Isso que considero experiencia em Informatica…
    Tenho um colega que usou muito Unix HP-UX…
    Tambem trocamos falamos muito dos sistemas…
    Coisas que não vemos quando se trata de Software Proprietario…
    MS-DOS?
    Era só aquilo… não tinha muito o que fazer…

    Linux?
    Era aquilo e muito mais… Tudo à mão pra vc usar e abusar….

    Uma experiencia muito, mas muito mais rica…

Este post é antigo (2009-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.