Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


R$ 6,2 milhões para treinamentos de Metasys: MEC vai capacitar instrutores de telecentros

O site do PSL-Brasil destaca a nota do site da Inclusão Digital sobre o repasse de vários trocados para treinar servidores públicos municipais para usar o “Sistema Operacional da Metasys” para ser usado nos telecentros.

O convite às prefeituras foi enviado pelo MEC em 1º de abril.

Trecho:

O Ministério das Comunicações encaminhou ao Ministério da Educação, no dia 8 de junho, a listagem com os nomes de 2.952 servidores municipais inscritos para participar do treinamento para trabalhar com o sistema operacional desenvolvido sobre plataforma de software livre usado nos telecentros. A capacitação é a terceira etapa do programa que já instalou espaços públicos de acesso à internet em 5.450 municípios brasileiros.

Os servidores inscritos serão contatados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) que estão responsáveis por toda a logística de capacitação. O treinamento está previsto para acontecer entre junho e julho, com duração de 40 horas, em tempo integral, durante uma semana.

Em setembro de 2008, 62 professores de 31 IFETs receberam o treinamento para trabalhar com o Sistema Operacional da Metasys, instalados nos equipamentos dos kits telecentros. Estes professores vão repassar o conhecimento adquirido a outros 340 professores que integram os 234 IFETs em todo o país, responsáveis por capacitar cerca de 13 mil servidores municipais que atuarão como coordenadores e monitores dos telecentros. Estes, por sua vez, serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento sobre a tecnologia em seus municípios. Assim, será formada uma grande rede de capacitação, difundindo e consolidando o uso do software livre em todo o país.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 9:11 am

    Oba vamos começar a fatiar o bolo do Software Livre e começar os cabides de empregos.
    A farra já começou pela MEtasys. Porque o mundo usa Fedora ou Ubuntu e eles usam esta distribuicao? Obvio, dinheiro envolvido.
    Tira da Microsoft e da para outra empresa e o pior uma desconhecida e sem tradição, porque nao a CANONICAL?
    Republica das bananas

    george kihoma (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 9:56 am

    Eu também não entendo. Pega-se uma distro qualquer (Ubuntu, Debian, Slack, Suse), introduz-se algumas personalizações e batiza-se com um nome qualquer. O “sistema” então é tratado como algo “novo”. Se ao menos tivessem utilizado o LFS para realmente construir algo diferente. Em relação à utilização de recursos públicos, estamos no Brasil, o país dos 20%. Essa é a única lógica pela qual você consegue entender as “decisões estratégicas” adotadas pelas “autoridades”. Basta lembrar das declarações do senador Jarbas Vasconcelos acerca do PMDB e observar a conduta dos demais partidos.

    Alan de Oliveira (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 10:14 am

    Não sei se você sabe mas tudo funciona atravéz de Licitações, e neste caso a metasys ganhou…
    não vejo nada de errado.

    s (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 10:55 am

    Bando de desinformados. Só falam as neiras.

    Usuario (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 10:58 am

    Voces preferem entregar o dinheiro pra gringos do que para uma empresa brasileira? Não entendo o raciocínio.

    Cadu (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 11:35 am

    Putz! tem gente que só reclama! O povo só lê título mesmo!! Nem vai direto na fonte.

    O dinheiro vai ser usado com os próprios servidores pra custear o treinamento. E quem é esperto e da área sabe que treinar em linux dá base pra QUALQUER distribuição, uma vez que não é treinamento técnico!! (mesmo se fosse: linux é linux!)

    Qual a diferença do Open Office do Fedora pros outros Open Offices? E do KDE? a corzinha da logo? PELAMORDEDEUS gente!!

    Parabéns ao Ministério pela iniciativa!

    ALRibeiro (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 11:46 am

    Só para constar…

    “Clique aqui para ver uma apresentação da empresa, ou faça download do arquivo.”

    Resposta no meu Firefox 3.0.10

    1. http://www.syst.com.br/download/Apresentacoes/Syst_Corporativa/Syst Apresentacao Empresa_files/error.htm

    “This presentation contains content that your browser may not be able to show properly. This presentation was optimized for more recent versions of Microsoft Internet Explorer.

    If you would like to proceed anyway, click here.”

    ALRibeiro

    Diego (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 1:32 pm

    Canonical não né … pelo amor de de DEUS !!!

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 3:38 pm

    Nacionalismo é uma coisa, ser burro é outra!!! empresa brasileira? Sei como são estas empresas brasileiras. Isto é dinheiro que vai para o ralo mais uma vez. Meu filho como Software Livre ou Proprietario sempre dao um jeito de “arrumar as coisas”, ou você acha que a ideologia do Software Livre vai melhorar a ideologia dos politicos? Prefiro uma empresa como a Canonical que é reconhecida do que pegar estas empresas remasterizadores de distribuicao e nao fazem nada pelo Software Livre alem de mamar nas tetas do Brasil.
    A realidade é esta.

    http://uptime.netcraft.com/up/graph?site=www.sys.com.br

    O site da empresa é powered by Microsoft-IIS/6.0, mesmo sendo feito em PHP…

    João F. (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 7:49 pm

    Eu particularmente penso que a OBRIGATORIEDADE do uso do “Linux Metasys” é um erro.

    O fato é que era preciso arrumar um jeito para que “alguém” fosse responsável pelos “linuxes” dos Telecentros.

    Digo isso porque acredito que na maioria dos Telecentros os Técnicos e Coordenadores NÃO sabem nada de Linux – seja Ubuntu, Fedora, Kurumin ou Metasys – e por eles o Windows Pirated Edition seria incluído na primeira oportunidade – aliás é isso que acontece, pelo menos até a fiscalização chegar e “forçar” o uso do Linux – no caso, Metasys.

    Penso que o melhor seria se os recursos fossem repassados às prefeituras que então contratariam algum suporte LOCAL para utilização do Linux nos Telecentros, nesse caso o Técnico [talvez até do próprio Telecentro] escolheria a distribuição com a qual se identifica mais e cujo suporte seria mais fácil.

    [ ]s

    Usuario (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 7:49 pm

    Empresa brasileira, ou voce acha que os impostos que eles pagam para a cidade vai pra outro pais, ou o salario da empresa de seguranca que eles contratam vai pra outro pais, ou o salario dos programadores vai pra outro pais, ou o aluguel que eles pagam vai pra outro pais e por ai vai? A canonical e microsoft que se *&!&*$$%, nosso governo tem que sustentar as empresas daqui mesmo, e nao um grupo de filosofos felizes do seculo XXI.

    Mauro (usuário não registrado) em 16/06/2009 às 7:23 pm

    Buenas! A adaptação do linux é verdadeira, ele controla tudinho, como webmin… sabemos que é possível. hehehe… só falta crer tchê que os professores irão receber pelo trabalho… 6,2 milhão para que?

Este post é antigo (2009-06-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.