Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Python: Seja híbrido! Use dialetos

“Python tem influência forte de linguagens como LISP, Smalltalk, Modula-3, Haskell, etc. Por ser uma linguagem de script, e com orientação a objetos forte, é possível criar desde scripts de configuração até frameworks robustos de uma forma uniforme e clara.

No caso de frameworks, temos à disposição uma camada de ferramentas. Alguns comportamentos são executados sem o “consentimento” do desenvolvedor (claro, se você entende a arquitetura da framework que usa com certeza sabe o que acontece), outros requerem uma intervenção mais direta. Mas acima de tudo, não deixamos de programar na linguagem.”

Enviado por Jackson (faleΘprofissionaisti·com·br) – referência (profissionaisti.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 6:23 pm

    Eu gosto de estudar (não falo programar porque só sei o básico) Python, é uma linguagem que me livra de dores de cabeça. Sempre comento na faculdade sobre a linguagem, mas o pessoal de lá é mais preocupado com Java do que aprender outra linguagem.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 7:00 pm

    @Katsutoshi, Python é muito radical para quem usa Java. Tipagem dinâmica pro exemplo é capaz de fazer um javeiro correr.

    O fato de não precisar usar OO em tudo é outra coisa que faz com que torçam o nariz.

    Talvez por isso que Ruby é mais palatável para os javeiros, é um pouco mais “comportada”.

    Klaus Laube (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 8:04 am

    Concordo com o Weber… já programei (bem pouco) em Ruby e estou com Java na disciplina de OO na faculdade. Disparado prefiro o Python, pelo simples prazer de programar.

    Paul (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 9:46 am

    “Javeiro”… papinho de quem tá aprendendo a programar e se achando cool… qdo souber mais de 10 linguagens, conversamos.

    Víctor (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 9:58 am

    Paul, o que adianta saber mais de 10 linguagens e não saber programar em nenhuma delas?

    ejeselmal (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 11:23 am

    @Paul, Java está morrendo. Não pela linguagem, mas pelos frameworks.

    Atualmente é terrivelmente mais fácil trabalhar com Django, Rails e Symfony que com JSF, JMX, EJB, etc.

    E não me reclame de performance! EJB é a coisa mais lerda e pesada que já existiu (lembre-se que a maioria dos projetos corporativos não conseguem se livrar do EJB 1.0).

    Agora, se você tem certificação de arquiteto … perdeu dinheiro rsrsrs!!!

    Paulo Neves (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 1:44 pm

    @ejeselmal, o java irá morrer no mesmo dia que o cobol morrer.
    Poder ser cool e mais fácil trabalhar com python e ruby e seus frameworks, mas as empresas apostam em java e não nisso…então, e caso precise de dinheiro para sustentar família, é bom saber java.

    neutro (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 2:29 pm

    O problema está nas pessoas, não nas linguagens.

    Paul (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:24 pm

    Não discordo que seja mais divertido, pra quem já sabe OO, programar em python, ruby, .

    Só que dificilmente terão o apoio da indústria.

    E acho ridículo demais o papinho de “javeiro ficaria abismado”, etc. Basta ler um pouco do contexto sobre o qual Java foi construído, e qual sua finalidade. É o típico papo de nerd ignorante que quer ser legal.

    Paul (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:25 pm

    Só corrigindo/terminando minha frase:

    “Não discordo que seja mais divertido, pra quem já sabe OO, programar em python, ruby, (insira aqui sua linguagem script de tipagem dinâmica).”

    ocaml (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 7:04 pm

    Que Java o que, linguagem boa mesmo é OCaml!

    Anônimo (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 10:13 pm

    OO é coisa do passado! O negócio é programar em linguagens puramente funcionais: Haskell na cabeça! =)

    Anônimo (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 10:14 pm

    completando a mensagem acima:

    trollModeOff()

    Flamer (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 10:43 pm

    O Paul disse 10 linguagens, hum… Isso só para começar a conversar. Caramba, deixa eu ver…
    Eu sabia (ainda sei, eu acho) MSX Basic. Depois eu aprendi Turbo Pascal (versão 3.0) no MSX também. Aí veio o assembly do Z80. Assembly conta? Até aqui temos 3. Depois, deixa ver, C. Depois C++. C++ conta para quem já viu C? Se contar eu tenho 5. Ainda estou fraco. Deixa ver, deixa ver… Ah, sim, FORTRAN, na faculdade. Já chegamos a 6. MATLAB (também na faculdade e no trabalho até hoje), 7. R (mesma coisa) e chegamos a 8. R conta? E MATLAB? Além disso, scheme, por gosto mesmo. Idem para APL. Matemáticos acham isso divertido. Até aqui temos 9. O critério do Paul é muito rigoroso. Estou sentindo dificuldade de chegar no 10. Putz, lembrei mais uma, mas é covardia: VBA. VBA pode? Já tenho 10. Agora acho que posso falar “javeiro” e expressar o meu desgosto para com o Java. E ainda sustentar a família.

    Leonardo L. (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 10:46 pm

    caso precise de dinheiro para sustentar família, é bom saber java.

    Sustento a família trabalhando como desenvolvedor em, maior parte do tempo, C++. Programo em outras linguagens no trabalho também, em menor quantidade, mas Java passa bem longe da lista.

    E é isso.

    ahn (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 10:56 pm

    Dá desgosto ver como algumas pessoas que programam em Java acham que Java é a nata e não sei o que mais.

Este post é antigo (2009-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.