Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Provedores da Suécia decidem parar de armazenar dados de usuários

Em resposta à nova lei de direitos autorais do país, provedores decidem defender dados de usuários deixando de guardá-los.

O provedor sueco de acesso à internet Tele2 decidiu que não vai armazenar endereços IP (Internet Protocol) de usuários que baixarem conteúdos ilegais na internet para facilitar investigações e processos envolvendo infração de direitos autorais.

O Tele2 é um dos primeiros grandes provedores de acesso da Suécia a se posicionar de forma contrária ao armazenamento de endereços IP de internautas proposto pela nova lei de propriedade intelectual aprovada na Suécia em 1º de abril. A legislação se baseia na Diretriz de Coação de Direitos de Propriedade Intelectual – Intellectual Property Rights Enforcement Directive (IPRED) – seguida por diversos países da União Europeia.

Já que terá de denunciar seus usuários, a empresa declarou em um comunicado que decidiu modificar as rotinas de armazenamento de dados e não armazenar mais nenhum endereço IP.

“É bom ter uma operadora que está disposta a defender e respeitar os direitos dos usuários” comentou Monica Horten, especialista em políticas de internet e fundadora do site iptegrity.com.

A Tele2 diz ter estudado a legislação e concluído que não tem obrigação de armazenar endereços IP. Outro provedor da Suécia, o Bahnhof, também afirmou que não armazenará dados de seus usuários. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Rolim (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 6:57 pm

    IPRED OWNED !!

    Julio (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 7:12 pm

    Chupa essa manga RIA

    lindrix (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 8:24 pm

    Tomara que o Brasil pegue a moda.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 9:06 pm

    :)

    fLASH (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 10:01 pm

    lindrix: Brasil nem tem lei pra isso !

    Juliano (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 10:06 pm

    O Rapidshare tem que aprender com esses caras e deixar de entregar nomes de usuários pros lacaios do metallica.

    Romulo (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 4:23 am

    Rapidshare é um caso complicado, alguns provedores já ameaçaram banir os links da empresa de suas redes, pelo que eu ouvi dizer…

    No Brasil não são necessárias nem leis para que isto seja feito. ;( Mas fico muito contente pela ação dos provedores da Suécia, parabéns. :D

    A Arte de Vender (usuário não registrado) em 3/05/2009 às 2:46 am

    É, também concordo que a empresa tem que estar do lado dos clientes.

    Eles tem de desenvolver uma forma de punir quem disponibiliza o conteúdo ilegal e não quem baixa.

    “Tomara que o Brasil pegue a moda.”
    Os direitos autorais devem ser respeitados de alguma forma, baixar de graça é bom por que não foi você que produziu e nem vive disso né.

    Allison (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 9:08 am

    “Os direitos autorais devem ser respeitados de alguma forma, baixar de graça é bom por que não foi você que produziu e nem vive disso né.”

    Se direito autoral que você citou é dar uma fortuna para as gravadoras e estúdios e grande parte da população não ter acesso a cultura, o preço é uma sociedade cada vez mais pobre e miserável e concentação de capital nas mãos de poucos. Creio que essa realidade esteja bem longe da suécia mas aqui no brasil é isso mesmo.

    Os Artistas conseguem ganhar dinheiro de outra forma, se é isso que você chama de direito autoral, agora se querem riqueza exagerada, mudem de rumo, assaltos a bancos ou política, talvez.

    Se a obra é boa, ela vai ser recompensada, o capitalismo tem mania de querer dividir as pessoas, é incrível.

    Não sou contra nem a favor, mas não adianta resistir, esse pessoal tem que enfrentar e encontrar outros meios de faturar seus milhões, e *tirar* o $$ da massa.

Este post é antigo (2009-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.