Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto internacional para melhoria do software livre chega ao Brasil

“Promover o uso de programas de computador de código aberto de qualidade na academia e na indústria e formar recursos humanos para atender à demanda crescente da área em todo o mundo.

Esse é o objetivo do Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software, na sigla em inglês), iniciativa da União Européia que desembarcou no Brasil a toda velocidade.”

Enviado por Avelino de Almeida Bego (abegoΘig·com·br) – referência (inovacaotecnologica.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 7:09 pm

    “QualiPSO”

    Será que termos a Joelma e o Cimbinha… hehehehe

    Brincadeiras á parte, acho que projetos assim são de extrema importância…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 8:09 pm

    Eu já questiono a importância projetos como este. Não que eu considere inúteis (ao contrário, considero muito úteis), mas será que um projeto para promoção do desenvolvimento de programas de código aberto não teria melhor êxito na “melhoria do software livre”?

    nacionalista (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 9:05 pm

    Jack Ripoff,

    a resposta é não, porque nem só de desenvolvedores vive o software. O SL precisa de uma base de usuários, que vem trazendo suporte, feedback, sugestões, DINHEIRO, etc, etc , etc.
    As empresas comerciais AINDA estão na frente do SL por isso, porque quem esta envolvido com o processo de desenvimeto do SL são apenas os geeks programadores. Onde está o resto da equipe? usuarios, teste, suporte, interface, desingners, relacionamento, marketing e por ai vai.

    na verdade o soft livre precisa PRECISAMENTE disso, uma base de usuários maior e melhor. Por que, afinal, como ja foi dito no próprio BR-LINUX.ORG a base de usuarois LINUX é de apenas 1% do total. Se ja fazemos tanto barulho com 1%, imagina com mais…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 12:27 pm

    Jack, o que falta no SL pra mim é que o usuário ajude a mantê-lo. Quando alguém compra um soft proprietário, paga também para a empresa melhorá-lo, e é consciente disso de alguma forma. Agora, com SL, muita gente usa, muita gente reclama, mas quase ninguém quer melhorá-lo.

    Graças a Deus que não é obrigatório investir no SL que você usa, mas é uma coisa muito boa (especialmente quando sua empresa depende de um SL específico para ganhar dinheiro).

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 12:31 pm

    É verdade, ele realmente precisa de tudo isso se o objetivo dele for ultrapassar as empresas comerciais. Mas por que seria? Estamos fazendo nosso próprio software aqui, não é melhor nos preocuparmos com qualidade do que com “marketing”?

    Além do mais, essa história de 1% de base de usuários de Linux não faz sentido nenhum. E as pessoas que usam Linux nos celulares? E os dispositivos embarcados? E os supercomputadores? E os data-centers? E os sistemas BSD, que mesmo sem essa tal “base de usuários maior e melhor” não ficam para trás com relação ao Linux? Esse raciocínio só pode estar furado.

    Me parece que não há nenhuma estatística sobre 1% em celulares, embarcados, supercomputadores e datacenters. Há sobre desktops – e com acesso à web.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 3:35 pm

    Exatamente! O que eu estou querendo dizer é que o Linux é muito mais usado do que parece. O mundo não é só o desktop (com acesso à web).

    PS: A propósito, aí vão algumas estatísticas antigas. Esta pesquisa indica que o Linux está em quase 30% dos servidores web. Esta pesquisa coloca o Linux como o primeiro em servidores na Internet. Esta pesquisa posiciona o Linux encostado no Windows nos sistemas embarcados. Finalmente nesta pesquisa patrocinada pela IBM (confiável?) o Linux massacra a concorrência nos CPDs/datacenters.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 6:18 pm

    Jack, o que falta no SL pra mim é que o usuário ajude a mantê-lo.

    Eu concordo com isto. Os usuários poderiam fazer mais doações…

Este post é antigo (2009-02-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.