Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto GoblinX lança o G:Noblin 3.0.beta01

“O Projeto GoblinX tem orgulho em anunciar a terceira edição beta da próxima série estável. O G:Noblin 3.0 beta 01 está lançado. O G:Noblin, é a distribuição do projeto GoblinX que utiliza o Gnome como desktop padrão e aplicativos GTK/GTK2, e é destinado àqueles que gostam do Gnome como desktop principal. Esta distribuição é um antigo desejo de centenas de usuários.

O G:Noblin inclui o GNOME 2.24.3 e algumas melhorias. no sistema base. O método de salvar os arquivos modificados durante o uso é agora diferente. Para cada opção do menu do Isolinux diferenciada um diretório diferente é usado para salvar as alterações. Adicionamos uma segunda checagem de swap para quando o blkid – padrão no linuxlive – não encontrar a partição, modificamos o boot gráfico para usar o GDM e uma série de outras mudanças para o melhor uso do GNOME.

O G:Noblin traz para o usuário duas formas separadas de área de trabalho dentro da mesma imagem ISO (cdrom). A primeira forma é o desktop padrão do Gnome e a segunda uma área especialmente desenhada para uso em Netbooks, seguindo um modelo similar ao adotado pelo Ubuntu Mobile.

Visite o site para baixar e testar. Essa é a primeira ISO com GNOME por padrão lançada pelo projeto.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muitas mudanças foram feitas para adaptar o sistema ao GNOME. Diversos pacotes originais do Slackware, os quais normalmente eu não recompilaria, foram atualizados, como glib2, gtk+2, shadow.
    Os pacotes são compilados por mim usando como base builds e patches de outras distribuições como Zenwalk, Fedora e, principalmente, Gentoo. Alguns patches foram pesquisados no Launchpad, e muito no Slacky.eu.

    Essa é provavelmente é menos estável das ISOs dessa série porque não contei com a estabilidade e a massa de testes do Slackware.

    Reportem os erros, e, claro, idéias e soluções.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:48 am

    Goblins e Gnomos no mesmo ambiente vai dar briga hahaha

    Estou com o beta do mini aqui, mas não consegui instalar ainda, o cdrom da outra maquina parece ter morrido mesmo, coitando, tanto tempo de bons serviços e do nada parou de funcionar, vamos ver se compro outro para por no lugar.

    Caio (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 11:52 am

    show cara! :D

    MaxRaven, tem um zé meio enrolado que me ajuda (hehehe), expliquei para ele como instalar sem usar o cdrom, apenas tendo a ISO em mãos e descompactando os módulos.

    ATENÇÃO: Na verdade eu bobiei e lançei ontem a ISO, deveria ter esperado hoje SEXTA-FEIRA 13 para anunciar;; hehe;; Parece que o Augusto acabou acertando a data…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:16 pm

    Meu problema é que esta maquina é aquela que não tem boot pelo pendrive nem nada, só pelo diskete (morto e enterrado), cdrom e sinal de fumaça, ai complica.

    Na maquina nova não quero por nada além do que já tem por enquanto, poderia por numa maquina virtual, mas para testar em maquina virtual deixo pra lá, para testar mesmo tem de ser nesses hardwares toscos que temos por ai.

    Eu só tenho um micro tosco e um micro também sem cdrom velhusco. Nem pode ver como ficou a interface para netbook ainda em um netbook, aqui no meu monitor de 19′ fica muito estranho. Quem tiver um Asus Eee PC, por favor me mande um screenshot.

    s (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 12:58 pm

    Da-lhe GNOME!!!

Este post é antigo (2009-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.