Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Privacidade e sigilo: Leis para web devem ser editadas com cautela, segundo estudo da Câmara

A legislação na web é necessária somente nos casos em que crimes podem ser cometidos exclusivamente online, apontaram a Consultoria Legislativa e o Centro de Documentação e Informação, da Câmara dos Deputados, em um estudo divulgado nesta quinta-feira (04/06).

Um estudo sobre regulação da internet pede cautela na edição de leis sobre internet, argumentando que sua associação a uma tecnologia pode torná-la obsoleta muito rapidamente.

Além disso, o estudo questiona se a identificação do usuário na internet diz respeito a privacidade ou quebra de sigilo – é preciso definir também até onde vai responsabilidade dos blogueiros e dos provedores de acesso, diz a Câmara. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 3:15 pm

    “A legislação na web é necessária somente nos casos em que crimes podem ser cometidos exclusivamente online”

    Parece que tem gente com um pouco de “cabeça” por lá. Se o cara comete um estelionato poderá faze-lo por meio de computadores, telefones, na rua, por carta, mas no final é estelionato, apenas isso, não é mais fácil revisar a legislação sobre o assunto que criar toda uma nova só por causa do meio digital?

    “é preciso definir também até onde vai responsabilidade dos blogueiros e dos provedores de acesso”

    Isso pode ser uma dor de cabeça, até imagino o limite desta responsabilidade na visão dos políticos, será total e irrestrita, enfim, toda a culpa será dos pobres blogueiros e dos provedores que terão de ficar correndo atrás de fechar sites para não serem punidos, principalmente quando tiver criticas a esses políticos hehe.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 4:20 pm

    … :)

    por sinal, o idgnow faz um pessimo jornalismo. não informa quem fez esse estudo, nem dá o link para maiores detalhes (ou para baixa-lo). se limita a fazer uma notinha estilo “curiosidades”, mesmo sites não tendo realmente esse tipo de limite. esses “grandes jornais” tratam a midia eletronica como se ainda fosse papel, e o tempo do seu leitor, como se não valesse nada.

    Sergio (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 12:32 am

    Segue o link do estudo http://www2.camara.gov.br/fiquePorDentro/Temasatuais/regulacao_da_internet/2009-A%20regulacao%20Internet%20final.pdf/at_download/file
    Interesante…

    sem@email.org (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 1:06 am

    “A legislação na web é necessária somente nos casos em que crimes podem ser cometidos exclusivamente online”

    Caramba, sabias palavras!

    Alem disto, sao um convite a eficiencia:

    Leis que ja existem sao mais bem conhecidas por juizes e promotores, alem de o serem tambem por advogados de defesa.

    O sonho de todo advogado “de porta de cadeia” cibernetico eh uma lei nova, cheia de brechas e “back orifices” para serem explorados em favor de seus clientes criminosos.

    Justiça eh coisa seria!

    Lindrix (usuário não registrado) em 6/06/2009 às 9:15 pm

    Os “rabanetes” da câmara estão começando a raciocinar? Pelo menos isso! Será que foram os filhos deles que chiaram, quando souberam que não poderiam mais copiar coisas da internet com facilidade?

Este post é antigo (2009-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.