Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Presidente da Dataprev fala sobre software livre na empresa

Do TI Inside, via PSL Brasil:

A criação de softwares livres “deve ser a regra, e não a exceção, na empresa e um processo regular de desenvolvimento na rotina de trabalho”. A proposta foi defendida por Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, companhia de tecnologia da informação da Previdência Social, durante a abertura do 5º Fórum de Tecnologia, Informação e Comunicação, em Brasília.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento de Software da Dataprev, Érico José Ferreira, o desenvolvimento de softwares livres está sendo feito com o engajamento de várias unidades estaduais da empresa.

Ele destacou que o sistema de código aberto usado atualmente permite, entre outros serviços, o acompanhamento do tempo de atendimento nas agências da Previdência Social. Ainda conforme Ferreira, na área do ensino a distância, o uso de uma ferramenta livre possibilitou a capacitação de 32 mil servidores nos últimos dois anos.

O executivo explica que a Dataprev é responsável também pelo desenvolvimento do Sistema de Acordos Internacionais de Seguridade Social, usada pelo Mercosul para transmissão de dados previdenciários de trabalhadores migrantes de países do bloco. Ferreira informou que estão sendo desenvolvidos projetos como o da TV Digital Social, que tornará disponíveis audiovisuais interativos do setor público na TV aberta. Com informações da Agência Brasil. (via softwarelivre.org)

Saiba mais (tiinside.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 9:21 pm

    A DATAPREV necessita oferecer uma plataforma mais unificada de aplicativos para a gestão de benefícios e demais serviços previdenciários, de preferência em código aberto. Exceto o Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SGA), os programas utilizados nas agências foram desenvolvidos em plataformas proprietárias, com pouca integração e interoperabilidade.

    O próprio SGA e o uso do Moodle para educação à distância (EaD) são dois exemplos do bom uso de ferramentas de software livre. Espero que a DATAPREV adote a prática de forma permanente.

    Juca (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 10:44 pm

    Infelizmente, poderiam fazer mais, existem serviços feitos através de navegador WEB, como o SIPPS (serviço de protocolos), onde o Firefox não funciona, só o internet explorer.

    Alexander Pindarov (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 12:07 pm

    Adoro Java, acho o pessoal da comunidade Java muito legais a colaborativos, mas Java nao e software livre!!! Que tal o Rodrigo tomar um cha das 5h com aquela figura adoravel e afavel que e o Stallman , pra se informar melhor …

    josedasilva (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 12:27 pm

    Java não é software livre??? Então o que é isso? http://openjdk.java.net/

    Alexander Pindarov (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 2:28 pm

    O OpenJDK e uma das implementacoes Java, mas vc JA leu o contrato do sofware (maquina java) qdo baixas da sun pra fazer o imposto de renda por exemplo ? Pq o Ginga-J levou tanto tempo pra “aparecer” …
    Ha implementacoes livres, mas por enquanto Java nao e software livre, no sentido mais amplo da palavra, ze!

    Paulo (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 10:47 pm

    Java é livre. A Plataforma e a linguagem.

    A implementação da Sun não é 100% livre, inclusive porque usa código de terceiros que não tem interesse em liberar estes códigos (dai o openjdk).

    e falar com o stallman, não leva a nada. para ele até respirar não é livre o bastante.

Este post é antigo (2009-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.