Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Postfix: Habilite o Auto-Reply ou Vacation usando o Autoresponse

Enviado por Alexandro Silva (alexoslabsΘgmail·com):

“Qual o Sysadmin que nunca se deparou com seu chefe informando numa sexta-feira perto do final do expediente que entrará de férias na segunda? E informando que precisa que seus emails sejam respondidos automaticamente avisando suas férias…

Foi para resolver está situação que o Charles criou o Autoresponse. Este script foi criado para auxiliar o postfix na tarefa de responder automaticamente a mensagens.” [referência: blog.alexos.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só vê se não habilita esse negócio quando o e-mail do cara estiver numa lista de discussão, porque receber uma “autoresponse” cada vez que eu envio uma mensagem pra lista ninguém merece.

    André Caldas. (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 5:46 pm

    Eu já ia falar das listas de discussão… mas o kleverson, que como o nick diz, é um cara esperto, já disse tudo. :-)

    A situação é bastante ridícula. O pior é quando a lista está (mal) configurada pra que o “reply-to” vá pra lista. Nesse caso, todos recebem o seu “aviso de férias”. Que constrangedor…

    Agora imagine a seguinte situação:

    Nosso sistema recebeu uma solicitação para “fazer uma cagada qualquer em seu nome”. Para confirmar, basta responder a este e-mail. :-)

    Mais chato do que mensagem de férias só mesmo o “anti-spam da UOL”.

    André Caldas.

    Causo:

    Lembro que alguém configurou um aviso desses e fazia parte de uma lista que eu participava, não lembro qual lista pois isso já tem muito tempo. O caso é que virou uma bola de neve enorme porque para cada mensagem da lista, e não eram poucas, foi gerado uma resposta para a lista com o aviso de férias, daí o servidor da lista mandou cada um dos avisos de férias para todos da lista inclusive o dono do aviso o que gerou mais uma leva de mensagens com o maudito aviso e assim sucessivamente. Não lembro se a lista chegou a cair mas lembro que gerou vários MBs de e-mails idênticos até ágüem conseguir fazer alguma coisa.

    Welington (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 10:37 pm

    Não gosto de mensagens de férias por conta destes problemas.

    Neste exato momento estou curtindo o meu 34º dia de licença e ainda faltam duas semanas para voltar ao trabalho, no entanto faço questão de não ter um aviso destes. Antes de saiar eu aviso a todo mundo que interessa quando eu volto, quem não avisei (geralmetne gente chata) que espere até eu voltar pra descobrir.

    Ozzy (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 5:59 am

    Esta é mais uma daquelas “funcionalidades” que inventam para os emails e que só servem para aumentar a quantidade de lixo eletrônico, assim como a “confirmação de leitura”. Já não basta os emails cheios de html, com anexos enormes, etc.

    Apesar de ser um dos recursos mais úteis e mais utilizados da internet, existem algumas verdades sobre emails que a maioria dos usuários infelizmente desconhecem:

    1) Email não é instantâneo
    2) Email não tem garantia de entrega
    3) Email não é FTP

    Entre outras…

    Quem administra servidores de email sabe que não é mole explicar isso para alguém que acha que sua vida depende de uma mensagem que não chegou, mas é a dura verdade.

    O.O.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 11:35 pm

    2) Email não tem garantia de entrega

    Há controvérsias. Sendo o protocolo SMTP um serviço que roda na camada de transporte TCP, creio que o correto seria afirmar que há sim, garantia de entrega.

    Abs!

    Garantia de entrega dos pacotes há. Da mensagem, não há – pelo menos não usualmente.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 12:54 pm

    @Augusto

    Obrigado!

Este post é antigo (2009-10-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.