Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Particionamento manual na instalação do Ubuntu

Enviado por Thiago Bellini (contatoΘlinuxparatodos·com·br):

“Particionar o HD manualmente sempre causou um pouco de “medo” nas pessoas! Porém, eu sempre gostei de fazê-lo pela facilidade de, ao manter o “/home” em outra partição, me permite reinstalar ou mesmo atualizar o Ubuntu sem ter que fazer um backup extra de meus arquivos ou mesmo perder as minhas configurações do ambiente.

Resolvi escrever um artigo explicando como fazer isso, apesar de ser algo relativamente simples! O mesmo pode ser encontrado aqui: Particionamento Manual no Ubuntu. Espero que gostem!” [referência: linuxparatodos.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cezar (usuário não registrado) em 1/11/2009 às 8:21 pm

    Eu sempre faço instalação manual. Ficar sem saber o que está acontecendo no HD nunca foi a minha praia.

    Bruno (usuário não registrado) em 1/11/2009 às 10:25 pm

    Ninguém do Ubuntu, principalmente, ou outra distribuição pensou em adotar o particionamento com o home em separado como padrão?

    Na minha opinião esse é um grande ponto positivo do Linux em ralação ao Windows. Mesmo que um Linux seja difícil de necessitar reinstalação total, é uma facilidade a mais para esses casos.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 1/11/2009 às 11:00 pm

    E desde quando não se pode criar uma partição separada pra dados no WIndows? Vocês andam muito mal informados, meninos do Linux, garotada do NX-0.

    jessejames em 2/11/2009 às 10:19 am

    Concordo com o bruno, a home deveria vir separada por padrão, principalmente em distro como ubuntu em que a cada 6 meses tem nova versão.

    Lauro César (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 1:09 pm

    zer0c00l, pelo que sei (até o Windows XP), não conseguimos colocar todos os dados em uma partição separada (pelo menos eu não sei uma forma fácil de se fazer isto). Quando criamos uma partição separada para dados e movemos a pasta meus documentos para lá, alguns arquivos de configuração do ambiente do usuário permanece na partição do sistema (dados de aplicativos, modelos do MSOffice, etc). Portanto, se vc tem o Windows XP e usa uma partição separada para dados, uma parte do trabalho ao reinstalar os sitema vc continua tendo: fazer backup dos dados importantes que ficam em C:/documents and settings.

Este post é antigo (2009-11-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.