Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pane no Speedy: Procon-SP vai entrar com pedido de reparação coletiva

Órgão de defesa analisa resposta da Telefônica na segunda-feira (13/04) e afirma que consumidor sem banda larga deve ser indenizado.

O Procon-SP pretende entrar com um pedido de ação indenizatória coletiva junto à Telefônica, solicitando o ressarcimento aos consumidores que ficaram sem acesso em banda larga por conta de problemas no serviço Speedy, esta semana.

De acordo com Carlos Coscarelli, assessor chefe do Procon-SP, o órgão de defesa do consumidor vai analisar, na próxima segunda-feira (13/04) o esclarecimento enviado pela Telefônica às 18h desta quinta-feira (09/04) para entrar com um pedido de reparação coletiva.

“Pedimos que o consumidor aguarde um pouco antes de fazer a reclamação individualmente. Na segunda-feira vamos avaliar a resposta [da Telefônica] e começar a tratar da questão coletiva”, afirma Coscarelli em entrevista ao IDG Now!. “Pelo menos um desconto na tarifa é negociável e preferimos fazer coletivamente”, informa.

A ação deve contar com o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que já entrou em contato com o Procon, e com o Ministério Público Federal no Estado de São Paulo (MPF-SP).

Na tarde desta quinta-feira, a Telefônica enviou um comunicado à imprensa explicando que a pane no Speedy havia sido provocada por “ações externas”. Segundo especialistas, o problema foi gerado por uma invasão à rede da operadora.
(via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 10:10 am

    Primeiro, há uma pane numa placa de rede e metade do país fica sem internet;

    Depois, o datacenter pega fogo;

    Agora, hackers invadem os servidores.

    Sou só eu que estou achando ou tem alguma coisa muito estranha aí?

    geek (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 10:25 am

    Isso tá cheirando a espionagem industrial caro André.
    Fogo, Hackers e rompimentos de fibra simultaneos sem explicação…
    To achando que a concorrência ta pagando pra que isso aconteça viu!?

    Tux (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 10:43 am

    É muito simples, a falta de concorrência e o alto lucro da Telefonica fez com que os diretores ficassem cegos. Estão aí os resultados e acho que vai piorar. Estamos assistindo a queda do império Espanhol !!!

    tontinho (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:00 am

    Agora que descobriram que existe uma pane no speedy???

    Já faz tempo que eu estou em “pânico” com essas merdas de operadoras – oi, vivo, virtua net, telefonica/speedy, etc…

    A gente não tem pra onde correr!

    Todas estão uma bosta!

    Cobram caro por serviços de péssima qualidade…

    Inclusive eu estou com processo contra a Telefonica porque a minha linha esta com muitos ruidos (parece até que tem alguem fritando ovos no outro lado), nem sei como é que a internet ainda funciona – capengando mas funciona.

    E fora o fato que os idiotas não dão suporte para o Linux.

    Eu acredito que o que acontece é que existe uma máfia por traz de tudo isso. A MÁFIA DAS TELECOMUNICAÇÕES, emcabeçada pelas organizações GLOBO.

    Roubando e manipulando o povo, porque todo mundo sabe que INFORMAÇÃO É PODER.

    P.s.: Eu não quero criar polêmica;)

    Fui…

    talito gomes (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:03 am

    @Tux,
    queda de um império, para outro vir e ficar no lugar? não, obrigado. Varias e varias vezes, espertalhoes se valeram do odio coletivo contra algo, alguem ou alguma coisa, e aproveitaram para se impor usando essas pessoas como “peoes”.

    geek (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:09 am

    Pensem no seguinte, o que é $20k pra uma operadora?
    Imaginem vários grupos Russos/Iranianow/Chines que controla redes zumbis com milhares de MB de troughput contratado para atacar a Telefonica…

    geek (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:11 am

    Concorrentes podem dar um preiuízo de milhões a uma operadora gastando menos de 100 mil.
    O pessoal do DdOS esta ai, com sua artilharia de Windows infectado, só esperando o dinheiro cair na conta pra dar START no ataque…

    Eu nem notei que havia pane… Na real o problema é tão somente nos servidores de DNS da telefônica. Como eu uso Opendns pra mim tudo esteve normal durante esta semana.

    Dá pra acreditar que queda em servidor de DNS seja motivo de pane na internet estadual?

    Até quando seremos reféns desta empresa espanhola? Vamos estatizar isso!

    miranda (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 12:53 pm

    MORRA EMPRESA MALDITA!!!!
    E volta lá pro inferno de onde você nunca deveria ter saido!!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 1:24 pm

    Parece que a Telefônica não conhece a norma ISO 27001, que trata justamente sobre a gestão da segurança da informação nas empresas. E também há outras empresas, das áreas de TI e Telecom, que sofrem tentativas de ataques constantemente, mas que conseguem defender, restaurar, minimizar os estragos em tempo hábil. A Telefônica poderia aprender um pouco com elas.

    Afinal não faltam crackers neste mundo, e também empresas que não se preocupam com eles ;)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 1:58 pm

    @geek

    Não existe concorrência!

    Isso ai são eles que não tem respeito por nada. É um monopolio, fazem o que querem, é isso.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:00 pm

    Ah, eu uso OpenDNS e nos primeiros dias não tive nenhum problema, enquanto todo mundo estava falando um monte de coisa eu navegava normal. Mas depois de uns dias ficou bem lento vários sites (mesmo com OpenDNS!), mas P2P era normal, vai entender.

    MarioLB (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:24 pm

    Nos primeiros dias não tive problemas, mas na quinta-feira eu não conseguia mais autenticação do PPPoE. Além disso, desde terça-feira um amigo instalou o speedy (slowly seria melhor) em sua empresa e o danado não funcionou até agora (hoje é sábado) porque a página de autenticação do speedy business (sei lá se ainda é este o nome) não carrega. O suporte (oito ‘técnicos’ diferentes desde terça-feira) não foram capazes de consertar… Resultado: passaram a bola pro coitado do técnico de campo (que também, na maioria das vezes, é terceirizado e não maja nada). O engraçado é que o sinal está bom (segundo o suporte telefônico), o computador recebe o IP, mas não navega (nem faz ping por IP). O negócio é esperar pelo técnico (48 horas)…

    asghan (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:49 pm

    na verdade nem sabia do panico na telefonica, mas o sinal ADSL aki em casa continua caindo … Uso opendns

    Esgaroth (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:11 pm

    Pensem no seguinte, o que é $20k pra uma operadora?

    Desculpe a ignorância do macaco, mas o que é $20k?

    Bruno (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 9:06 pm

    Por mais que tenha sido uma invasão externa e a culpa “não seja deles”* ela deve ressarcir o prejuízo aos seus cliente; depois ela pega que causou o dado e cobra indenização também.

    * Ora, a estrutura é dela, ataques vidos de fora ou de dentro passam pela própria estrutura. Deve haver competência e pessoal qualificado e bem pago que essas cacas não aconteçam.

    @Esgaroth
    $20k = $20 mil
    win2k = windows 2000
    win2k3 = windows 2003

    DStolf (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 9:27 pm

    estatizar só ia piorar a situação… conseguem imaginar isso na mão da petralhada? antes uma empresa só dando problema do que dando problema E os companheiros roubando… vide petrobras, banco do brasil etc.

    o que precisa é fazer valer a lei… não cobrar os dias é o mínimo, não é pagar indenização… mas e os danos que as pessoas tiveram por ficar sem internet? uma vez que isso contece e a telefônica tem que pagar 1000 reais para cada cliente e o problema some…

    Neto (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 10:29 pm

    Eu acho que a Telefonica só pensa em lucro… Lembram-se do apagão da Telefonica que culparam um roteador em Sorocaba ? Acho que todo trafego da Telefonica passa por Sorocaba (hahahaha) !!!! Alguns meses antes a Telefonica DEMITIU um pacote de funcionários e terceirizou (claro, ficou mais barato pra eles!!! e com certeza a qualidade é ótimo kkkkk), depois o “fogo” no datacenter, agora essa. Será que eles não estão pensando só em lucratividade e monopolizar ??? Alias, pra mim todas as Teles querem é mandar dinheiro pra Matriz (que não é no BR!) e monopolizar (com ajuda do nosso governo!!!).

    tá feio a coisa!

Este post é antigo (2009-04-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.