Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os novos recursos do kernel 2.6.32

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“Para quem gosta de novidades, o kernel Linux 2.6.32 é um prato cheio. Liberado no dia 3 de dezembro de 2009, a nova versão do kernel de Linus Torvalds cresceu naturalmente em linhas de código – 4,6% maior que a versão 2.6.31, lançada 84 dias antes – e em número de arquivos, que pela primeira vez ultrapassou a marca dos 30 mil. Embora não tenha superado os históricos 15 mil commits do Linux 2.6.27, a versão 2.6.32 vem recheada de novidades para todos os gostos – e o melhor, com grande impacto sobre o sistema.

A análise da Linux Magazine mostra as principais novidades do novo kernel e seu impacto sobre o uso em desktops e servidores.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Habeas Corpse (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 1:11 pm

    Windows não consegue acompanhar o Linux nunca mais, são muitos desenvolvedores, muitas features nova a cada versão e não só remendos… é, coitado do Windows.

    Carlos (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 2:11 pm

    “coitado do Windows.”

    hahahah… em que mundo você vive? Ah, sei. Como todo linuxer vive num mundinho distorcido do mundo real.

    Habeas Corpse (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 2:33 pm

    @Carlos, veja os fatos meu brother…

    Eu gosto muito do linux e gosto muito de tecnologia, mas o windows 7 realmente ficou bom.

    Recentemente comprei um Netbook Acer One AO751H modelo novo de 11″
    e resolvi comprar o Windows 7 Home premium em um lojista meu amigo,o Dutra da Labs Computer em Foz do Iguaçu, o qual custou R$349,00 que ainda não paguei :P.

    O Acer vem com o Vista Home Edition , um lixo . lento e quando compilava meu sistema muitas vezes ele travava..porcaria mesmo.

    A princípio resolvi instalar o XP + Ubuntu pois tennho um sistema que compilo nas duas plataformas.. o XP ficou razoável e o ubuntu ficou lento por que ainda não tinha suporte a placa de video GMA 500. hoje já é possível instalar o driver através de alguns tutoriais que tem na net.ainda vou instalar ele novamente.

    Então instalei o bendito windows 7 pra ver o que ia dar. e realmente cumpriu o que prometeram.

    O que me impressionou foi que realmente o Windows 7 nesse mesmo equipamento ele roda bem mais leve e mais rápido que o XP. até agora fiz somente esse comparativo como um usuário comum. no geral o windows 7 ganhou do XP. acho que agora os caras acertaram. pelo menos usando o windows 7 como desktop.

    Na minha opinião teria que rever esse negócio de varios interfaces KDE,Gnome etc.. mas estou contente de ver surgir tantas novas tecnologias nesses últimos tempos. :) . agora vou instalar o ubuntu com o driver certinho da GMA 500 pra ver o que vai dar.

    Habeas Corpse (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 3:07 pm

    Bom com relação ao Kernel, digo que o Linux está na frente do windows.
    já se for indo para camadas acima que se relaciona mais com o usuário e/ou desenvolvedor o Windows ainda continua melhor, o fato é que eles construiram um sistema mais estável do que o de costume, e estão mais tranquilo diante das piadas sobre eles… com isso enfeitaram e arrumaram o que importa ao usuário…

    agora deveriamos ver o changelog das versões do Windows para acompanharmos.

    Gilmar (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 3:08 pm

    O que é que o lançamento do kernel tem a ver com o Windows 7?

    Poxa. Será que com o Windows 7 eu ja posso desligar meu computador, e ligá-lo no dia seguinte e ele voltar funcionando ?

    A única máquina que tenho windows é o desktop da minha casa, exclusivamente para jogar GTA 4. Não tenho office instalado, windows XP original, atualizado com todas as atualizações, e para garantir, desativei a placa de rede no gerenciador de dispositivos.

    Mas o windows é muito superior, depois de uma noite jogando tranquilo meu GTA4, vou ligar o computador no outro dia, e ele simplesmente não abre mais o windows. Deve ter alguma técnica JEDI do senhor Gates, que mesmo sem internet consiga infectar um computador ou corromper arquivos só utilizando a FORÇA.

    Resultado, nem chkdsk funcionou, foi o tradiocional formata, reinstala, bla bla bla.

    Resumindo, o windows ainda consegue me surpreender, pelo fato de estarmos em pleno século 21 e as pessoas ainda se sujeitarem a este tipo de problema por simples preguiça.

    **O que é que o lançamento do kernel tem a ver com o Windows 7?

    tem tudo haver ,, com um kernel melhor poderemos ter um GNU/Linux que futuramente ira superar o windows em todos os aspectos e assim ganharmos mais adeptos até que aos poucos as pessoas abandonem a plataforma do tio Bill. por enquanto isso não acontece temos que conviver com essa realidade e como já havia um comentário sobre o windows eu resolvi postar minha experiência com o windows 7. temos que ser realistas.

    Jefferson Daniel (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 4:34 pm

    Fico pensando, claro, é uma pergunta que aparece em toda entrevista ao Linus, mas nesse caminhar, fico ansioso pelo futuro do linux, imagina daqui a 05/10/20 anos….. é esperar(e usar rsrs) para ver :D

    PS:compilei essa versão ontem, quem puder o faça, eu senti uma melhora boa, em consumo de memoria, e no GEM(ksm?), minha placa de video esta com uma performace melhor.
    (e desculpa pelo possiveis erros de portugues)

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 5:48 pm

    Existe um link alí chamado “fora do tema” que todos os usuários podem usar (redundância?) e contribuir para a leitura tranquila dos demais.

    Inclusive neste post.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 6:12 pm

    Estou muito contente com as novas features. Muitos projetos feitos pra linux como o próprio kernel e o kde dentre outros tem um ciclo de releases curtos que possibilitam um feedback rápido e fazem inclusões no sistema sem muito impácto.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 7:52 pm

    Pois é, enquanto que de um lado as coisas demoram 8 anos para ficar eficientes, nós comemoramos a cada 1 mês e meio, aproximadamente.

    Ozzy (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 7:24 am

    Bacana ! Vamos testar !! Avante Linux !!!

    Obs: acho que batemos o recorde de moderação neste artigo hein :-)

    O.O.

    Scott (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 8:56 am

    “Além disso, o novo suporte à versão 4.0 do ACPI é mais um item daqueles em que o Linux se adianta ao mundo inteiro. Neste momento, nenhuma outra plataforma oferece esse suporte.”

    E adianta muito suportar o ACPI rev. 4.0 se (ainda) a suspensão em disco e a hibernação não funcionam direito…

    Oba! (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 11:21 am

    Oba, novos 0days. Viva Linus!

Este post é antigo (2009-12-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.