Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O XFCE 4.6 está a caminho

“Enquanto todo mundo só fala no KDE 4.2, eu estou ansioso pelo lançamento do XFCE 4.6. Eu adoro o XFCE! Fico impressionado como um sistema tão leve e rápido pode ser tão bonito e funcional. Hoje, visitando o blog oficial do projeto, li uma notícia avisando que o XFCE 4.6 está finalizado, empacotado e pronto para ser lançado nesta quinta ou sexta-feira.”

Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com) – referência (alexblog.eeol.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:09 am

    Com um enorme atraso, o Xfce continua sendo um projeto bem amador, porém vem melhorando a qualidade dos recursos incluídos.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    zer0c00l (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:44 am

    “…Eu adoro o XFCE! Fico impressionado como um sistema tão leve e rápido pode ser tão bonito e funcional”

    Isso quer dizer que o Linux padrão Gnome é pesado e lento? Instala o Windão ai mermão.

    luiz (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:50 am

    Linux padrão Gnome???o.O???

    IMHO O XFCE não passa de um Gnome capado.ou pior que isso, um Gnome 1.0 escrito com GTK 2

    Eu também gosto do XFCE, simplesmente por ser leve e ter vários recursos. Tudo bem que utiliza GTK 1.0, como dizem por aí. No final das contas, o ambiente fica muito bonito, se bem customizado. Vide o Dreamlinux. Mas ainda tem algumas coisinhas nele que pegam. Talvez resolvam nesta nova versão.

    GTK 1 ???

    Requisitos do Sistema para o Xfce
    Todos os pacotes (exceto xfce4-dev-tools) dependem em ambos gtk+ >= 2.6 e glib >= 2.6.4. A ordem na tabela de dependência é também a ordem de construção recomendada.
    Também é recomendado construir todos os componentes Xfce da mesma versão de lançamento.

    Gosto muito do XFCE. Espero que ele continue crescendo !!!

    Luciano Rangel de Sousa (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:48 pm

    xfce por xfce, eu uso o fluxbox! raramente eu uso um enlightenment.

    “xfce por xfce, eu uso o fluxbox!” São focos diferentes vc não acha ??? O xfce é um desktop, e o fluxbox só um gerenciador de janelas…

    Qual será a primeira distro a vir com ele completo ???

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:59 pm

    Caramba, quantos trolls!!! Xfce é bem legal, melhor do que Gnome em vários aspectos… Xfce depende de gtk+2.10, o equivalente ao Gnome 2.22. O maior defeito dessa desatualização de bibliotecas é que torna difícil algumas mudanças e melhorias.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 1:17 pm

    Eu também gosto e uso o XFCE!

    S (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 1:19 pm

    XFCE melhor que GNOME, só pode ser louco.

    Para mim o XFCE é muito diferente do GNOME…. O fato de também ser em GTK (assim como o LXDE, o…) não implica que sejam iguais.

    Para mim ele é muito funciona (como o Thunar, que é muito mais prático que o nautilus), levem permite que você ative/desative o suporte à ícones na área de trabalho de forma muito fácil (no gnome vc tem que acessar o regedit, digo, o gconf-tool), além de ter vários plugins extremamente leves à disposição do usuário.

    Em matéria de leveza ele não é assim tããão leve, mas é prático de usar em máquinas antigas (embora o gnome ainda rode bem em configurações mais fracas).

    Em minha opinião o Xfce é mais flexível em vários aspectos. Por exemplo, é possível fazer a barra de tarefas ter duas ou mais linhas, como no KDE ou Windows, coisa que eu ainda não vi no gnome.

    Espero ansioso o 4.6.

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:11 pm

    Bom, O Thunar não é melhor que o Nautilus, nem tem um terço dos recursos, em compensação o novo centro de controle do Xfce me pareceu melhor do que o do GNOME. O Xfce novo adotou um gconf similar ao do Gnome, removeu a edição de menu por completo, finalmente acrescentou hibernate e suspend ao desligar, adotou um power manager, e trouxe outras melhorias.

    Uma vantagem do Xfce sobre o Gnome, pelo menos ainda não achei isso no segundo, é que não existe necessidade de usar gerentes como GDM e KDM para ter todas as opções ao desligar.

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:16 pm

    O Thunar é regular, melhor que o PcManFM, mas pior que o Nautilus. Uma vantagem do Gnome é que – graças a Deus – melhoraram um pouco o gerente de mídia, como era ruim o gnome-volume-manager, o Thunar-volman continua ruim.

    Gnome e Xfce perdem feio para o KDE no gerenciamento de mídias, e isso não é troll.. hehe

    Sergio Durand (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:17 pm

    Estou usando o Xfce há 1 semana… não tenho o que reclamar… na verdade deveria ter instalado ele a mais tempo. =)

    Eu até fiz um post no meu blog a respeito dessa mudança. Eu prefiro ter um ambiente leve, simples, prático, economizando recursos da minha máquina para o meu trabalho, do que ter um carro alegórico cheio de animações inúteis e desnecessárias.

    Agora pessoal…. sem flames/trolls… cada um na sua … há quem goste de ambientes com compiz e coisas do genero… há quem use tudo no console… e o linux é bom por causa dessa liberdade… não gosta do kde, vai pro gnome… não gosta do xfce vai para qualquer outro… nao gosta de nada, faz um do zero e viva o opensource ;)

    Thiago (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:22 pm

    Pra mim, nao tem que bata o XFCE com comportamento CDE-ish (coisa que, no meu conhecimento, não existe em nenhum outro DE).
    Prático e minimalista, mas sem masoquismos, também tem suas facilidades onde se precisa. Pra mim, é perfeito.
    Também aguardo ansioso pelo 4.6!

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:26 pm

    Mas todos já podem testar a versão release candidate faz tempos, não acredito que tenhamos muitas diferenças entre a versão final e a rc1.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 4:55 pm

    Besteira, o XFCE não passa de um “fork” mal feito do Gnome! Na real deveria haver uma fusão entre ambos.

    Grobsch, com relação ao Thunar, sim, acho que ele tem bem menos recursos que o Nautilus, mas tem os recursos necessário para a maioria das operações de manipulação de arquivos de forma prática e ágil.

    Por exemplo, uso vários plugins na barra do xfce, como um que é parecido com o klipper do KDE e outro que me dá acesso rápido às mídias/pastas importantes do computador. Conectei um pendrive ou inseri um CD? Aparece uma entrada neste menu onde posso escolher várias opções ao clicar com o botão direito: ejetar, abrir um terminal, montar/desmontar…

    Uso também um plugin chamado verve que substitui o lançador padrão do xfce (que é uma das coisas que me irrita, por ser muito demorado para abrir e vir com o último comando executado). Basta uma sequencia de atalho e em poucos milésimos de segundos o cursor está ativo, pronto para receber um comando. Este sistema é quase tão rápido quando o diálogo de executar do enlightenment, embora seja bem pobre.

    O thunar não suporta, por exemplo, abas. Mas para quem realiza operações simples isto não incomoda tanto. A pré-visualização nele funciona muito melhor do que no nautilus, inclusive (com os plug-ins certos, é lógico).

    No painel do xfce cada lançador de aplicativos pode lançar mais de um aplicativo. Assim o usuário pode criar um lançador “menu” totalmente personalizado.

    Mas o gnome tem melhorado muito nos últimos tempos, tanto que achei o nautilus 2.24 muito bom e rápido.

    Thiago (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 5:20 pm

    “Besteira, o XFCE não passa de um “fork” mal feito do Gnome! Na real deveria haver uma fusão entre ambos.”

    Que besteira! É bem opinião de quem só viu o Xfce através do Xubuntu, que vem todo futricado pra ficar com cara de Gnome, mexeu uns 5 minutos e já se acha apto a sair gritando aos 4 ventos que Xfce é um fork mal feito do Gnome.
    O Xfce foi inspirado no CDE, antigo DE largamente utilizado nos maiores UNIXES lá pelas bandas de 2000. Pra você ter uma ideia no começo ele sequer era em GTK.
    Portanto, só por utilizar a mesma toolkit e ter a “capacidade” de se tornar parecido com o Gnome, não deve ser chamado de fork mal feito. Falando nisto, como é mesmo que se emula o comportamento do CDE no Gnome?

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 6:01 pm

    O XFCE é legal pra caramba =) Mas o Grobsch falou que tiraram a edição de menu. Poxa, eu adorava.

    xlt (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 7:23 pm

    Que o XFCE é bom e é legal, com certeza. Mas por favor não digam que ele é leve, pois ele já não é leve assim há um bom tempo.

    Até o KDE3 roda significativamente mais rápido que o XFCE no PC de um amigo.

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 7:25 pm

    Sim, tiraram a edição do menu.
    Tenchi, eu compilo quase todos os goodies, mas o Xfce em si não considera eles parte do projeto e o suporte a esses goodies é normalmente nulo. Eu uso muitos plugins para o painel original também.

    Coloquei o Sion – que agora se chama Gigolo – para ajudar a gerenciar as mídias usando GVFS/Gio, mas espero que o Thunar Volman logo passe a usar esse método.

    oO (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:39 pm

    Não gosto do XFCE. Acho ele muito feio e estranho. Eu usei uma versao do Dreamlinux com ele por alguns meses ate misteriosamente sumirem todos os ícones do sistema tornado-o inutilizável. Desde então peguei horror ao XFCE (e em consequência ao Dreamlinux tb).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 2:43 am

    O XFCE tem um defeito brutal: Ele não tem Drag’n drop, é um erro sério…E os ícones do desktop mais parecem gambiarra. Acredito que não sejam dois defeitos impossíveis de serem sanados, vamos ver.

    Thiago (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 8:55 am

    o que você quer dizer com não tem drag ‘n’ drop? ele tem vários drag’n'drops! o que voce tentou arrastar pra onde que nao deu?

    Grobsch (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 9:26 am

    Já compilei, estou compilando os goodies, em breve estará no repositório…

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:28 am

    Grobsch, as tuas compilações são compativeis com o Slackware 12.2 ?
    Pois estou com preguiça de compilar, se forem compativeis vou pegar no teu repositorio.

    Grobsch (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 12:12 pm

    Só posso dizer que você precisa testar, iso porque apesar da base ser Slackware, algumas bibliotecas e programas estão mais atualizados do que no Slack, casos de gtk+2 e glib2, mas logo o Patrick deve compilar esse Xfce novo também.

    Grobsch (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 2:02 pm

    Estou rodando ele em livecd, farei uns testes depois mando para o repositorio completo…

Este post é antigo (2009-02-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.