Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O Skype poderá ser Open Source – mas ninguém fala em datas

Vale comparar também com a cobertura na ComputerWorld, que teve uma idéia jornalística fantástica: ligar para o pessoal do Skype e perguntar se esse rumor (baseado em um e-mail entre um usuário de Mandriva e um técnico de suporte do Skype) tinha fundamento. Até tinha, mas é perceptível o esforço em esclarecer que não há datas e nem compromissos.

Enviado por Felipe Vieira Borges (felipe10borgesΘgmail·com):

“Segundo o LinuxCrunch, o Skype terá sua próxima versão lançada sob uma licença Open Source. Tudo começou quando Olivier FAURAX enviou um e-mail pedindo uma versão do Skype para o Mandriva. Após uma pequena conversa com o serviço de atendimento do Skype, ele foi respondido com a seguinte afirmação: ” – Entendemos que muitos usuários reclamam por não existir uma versão para o Mandriva no presente. Estamos felizes por poder informar que o Skype, a partir de agora, irá fazer parte da comunidade open source. Portanto os desenvolvedores estarão habilitados a desenvolver o cliente do Skype para Linux, o que certamente resultará em versões específicas para as distribuições.”” [referência: felipeborges.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Trx64 (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 2:05 pm

    Com isso finalmente teremos uma versão razoável do Skype para Linux (a 2.1 é bem melhor que a 2.0, mas ainda é muito inferior à versão Windows e demorou um bom tempo para sair). O fato de estar direto nos repositórios também será bem vindo. Infelizmente, o protocolo em si com certeza continuará sendo tão proprietário como sempre.

    a (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 2:15 pm

    skype e’ o unico IM com video chat q realmente funciona BEM no linux.

    Não fiquem muito excitados, eles vão abrir a interface. O protocolo e criptografia continuarão fechados e secretos.
    Sim, isso permitirá que versões mais atuais do Skype para Linux existam mas parece mais um movimento para fazer uso da comunidade e não realmente ajuda-la.

    Verdade, no site deles, só fala de UI
    http://share.skype.com/sites/linux/2009/11/skype_open_source.html

    Bem que podiam abrir só o protocolo, né? Aí pelo menos haveria como usar o sistema (e continuar pagando para a empresa por créditos) mas sem a necessidade de usar o cliente oficial. Eu pelo menos adoraria usar o pidgin com o protoclo skype sem ter que apelar para gambiarras (atualmente é possível, mas o cliente do skype deve estar rodando em background).

    Com o protocolo aberto (e sem sacanagens como faz a MS com o MSN, embora este seja fechado), a necessidade de um cliente open source não é assim tão grande.

    O protocolo aberto e o cliente open source? Maravilha Alberto!

    Isso pq a Skype ganha dinheiro é com os clientes que compram créditos para ligações para telefone comum, celulares, e etc. Não faria a menor diferença se clientes de terceiros conectassem à sua rede, pois mesmo assim ela continuaria a ganhar seu money.

    Rogério Garcia (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:03 pm

    “Skype, a partir de agora, irá fazer parte da comunidade open source”

    Isso não seria apenas um indício de aproximação com a comunidade? Espero estar errado, mas acho que estão fazendo chover em copo d’água com tanta especulação. ;-)
    Apesar de que o que mais importa para eles é o protocolo, e esse claro que não se tornará livre.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:15 pm

    Qualquer iniciativa do pessoal do skype a favor do sofware livre no meu ver é louvável. E considero ele, mesmo assim apesar de ser código fechado, o melhor IM pra linux, pois o suporte a video e voz funciona, o que nem sempre acontece com os outros clientes.

    Tarcisio (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:25 pm

    Só o fato deles estarem preocupados com os usuários do Linux, mesmo que seja apenas abrindo a interface, já é um bom começo, sinal de que o Linux começa a ser visto como uma plataforma viável (no desktop, pois em servidores já o é há muito tempo). Tomara que o mesmo aconteça com outras empresas de software. Um passo de cada vez…

    Davi (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:33 pm

    Apesar de ser uma pena, acho que eles nunca abririam o código fonte do protocolo. Seria um tiro no próprio pé, pois não existe protocolo tão bom e leve quanto o Skype, seja no mundo aberto ou fechado.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:47 pm

    Falando do Mandriva não era hoje que saia a versão 2010?

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 3:56 pm

    Ele não devem abrir mesmo o protocolo, pois como é um dos melhores hoje no mundo, não querem concorrentes à altura.

    Como eles não possuem nenhum monopólio de VoiP (eles não tem, já que a maior parte do mundo usa o SIP), não existe problema em manter o protocolo fechado (problema regulatório sobre as leis de concorrência).

    E realmente, voz e vídeo no Linux, não encontrei outro como o Skype. (fora que como é criptografado de ponta a ponta, é altamente seguro para conversas sensíveis)

    Bremm (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 4:31 pm

    Se o Skype acabar com a “farra” dos Supernodes, será uma boa opção no futuro. Até lá, nenhuma (grande) corporação séria irá adotá-lo.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 4:37 pm

    @Bremm

    E porque não adotar, mesmo com os supernodes?

    O tráfego que passa por ele é todo criptografado.

    Não existe furo nesse traego.

    ssss (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 5:40 pm

    @Alex Góes Fuhrmann,

    O mandriva 2010 foi lançado hoje

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/256/34/

    @André
    Criptografado como? Sem o protocolo, como saber? ;)

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 6:13 pm

    @adilson

    Basta efetuar um sniffing em sua rede enquanto voce usa o Skype. Você vai perceber que o tráfego está criptografado. (ao contrário do MSN que em um sniffing mostra tudo)

    Conan (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 8:04 pm

    É tarde para isso.

    A algum tempo atras, o skype detinha uma tecnologia que de fato o diferenciava dos concorrentes, más hoje isso não acontece.
    Sinceramente eu acho que eles estão perdendo tempo ao não migrar o quanto antes para o protocolo SIP.
    Eu usava o skype para chamadas DDD, mas depois de uns problemas com meu pagamento (demorou mais de 1 mes para creditar) e com o Skype 2.0 (sempre dava problema com o pulseaudio), descobri o JustVoip, que funciona com o ekiga (que também tem seus problemas) mas funciona bem. Descobri que o JustVoip funciona bem com a maioria dos Telefones VOIP. O justvoip era bom, más tinha um certo delay na conversação. Acabei achando um outro servidor voip (ultra.net.br) que funciona perfeitamente para minha necessidade, não tem delay e tem um pacote ótimo para mim (1500 minutos para SP por R$ 40,00 e me dão um número de telefone de SP). Hoje em dia eu nem penso em voltar a usar o Skype para chamadas DDD principalmente pelos problemas que tive no pagamento e pelo fato de não funcionar com meu telefone voip.
    Espero que algum dia os executivos do Skype percebam que o que é vantajoso a alguns anos (protocolo proprietário), hoje é uma enorme desvantagem.

Este post é antigo (2009-11-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.