Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nova máquina Dell com Ubuntu Moblin Remix

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinuxembarcado·com·br):

“A parceria Dell/Canonical que resultou na oferta de equipamentos com Ubuntu pré-instalado deu um novo passo hoje com o lançamento de uma versão do Dell Mini 10V com Ubuntu Moblin Remix. O UMR é o mesmo Ubuntu mas usando Moblin como interface. Esta é ainda uma versão preliminar, voltada a entusiastas mas já bastante estável e funcional.

O Dell Mini 10V com SSD de 8Gb e UMR será vendido por US$ 299,00. Apesar de não ser muito sabido, a Canonical trabalhou com a Intel desde o início no projeto Moblin, eu mesmo fui um dos colaboradores da versão inicial e, apesar da mudança interna da plataforma de desenvolvimento na Intel de Ubuntu para Fedora, este relacionamento continua e a Canonical continua participando ativamente do projeto. O anúncio oficial está aqui.” [referência: ubuntu.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pimentel007 (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 3:31 pm

    Eu não sabia que a Canonical era participante ativa no projeto Moblin.bom saber disso.

    Samuel Mello (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 3:38 pm

    A notícia diz que a plataforma de desenvolvimento do Moblin mudou de Ubuntu para Suse. Não tinha sido pro Fedora?

    @Samuel Mello.
    Você está correto. Eu que mandei a notícia e escrevi Suse por engano. A mudança ocorreu por pressão do Dirk Hohndel, diretor de Liinux e Open Source da Intel que era CTO da Suse, daí minha derrapada.

    wallysou (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 4:08 pm

    e lançamento no Brasil, nada?

    =o/

    Adilson, já corrigi. Samuel, grato!

    Vinicius (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:02 pm

    Eu não entendo. O Moblin é uma interface ou uma distro? O Ubuntu Netbook Remix foi descontinuado ou rebatizaram apenas o nome para Ubuntu Moblin Remix?

    felipe ourives (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 6:03 pm

    estou com as mesmas dúvidas que o Vinicius.

    Ok, acho que merece uma esclarecida :)
    O UNR ou Ubuntu Netbook Remix existe e vai bem, obrigado. Seu ciclo de desenvolvimento corre paralelo com o Ubuntu e a nova versão baseada no Karmic já está sendo automaticamente gerada e pode ser baixada (alfa 6) daqui: http://cdimage.ubuntu.com/cdimage/ubuntu-netbook-remix/daily-live/current/
    O Ubuntu Moblin Remix ou UMR é outro projeto, uma continuação da parceria inicial da Canonical com a Intel no projeto Moblin e é uma opção a mais e também já está sendo gerado automaticamente em sincronismo com o Ubuntu e pode ser baixado daqui: http://cdimage.ubuntu.com/cdimage/ubuntu-moblin-remix/daily-live/current/
    E ainda existe a versão MID :)
    Em resumo, todos são Ubuntu, usam a mesma fundação, o que diverge é a interface a alguns processos internos e otimizações para hardwares de menor porte e processador Atom.
    Quanto ao lançamento no Brasil, a Dell está expandindo muito o leque de equipamentos com Ubuntu então eu não ficaria surpreso se chegassem novidades em solo tupiniquim em breve.

    Guilherme (usuário não registrado) em 27/09/2009 às 10:41 pm

    Mas eu baixei esse tal de Ubuntu Moblin Remix e me pareceu ser um Gnome com cara de Moblin, não tem muito a ver com o Moblin que eu vi no site MoblinZone, nem os temas são parecidos, nada é parecido, só o ícone do cursor de mouse, nada mais. Muito estranho isso.

Este post é antigo (2009-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.