Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Município de Piraí completa hoje a entrega de 1 classmate para cada aluno

Enviado por Jaime Balbino (jaimebalbΘgmail·com):

“Faz bastante tempo que não temos notícias do UCA (Um Computador por Aluno), aquele projeto do Governo Federal que pretendia entregar um laptop para cada aluno da rede pública de ensino do país.

A principal licitação pública que escolheria o fornecedor de 150 mil laptops está “congelada” desde dezembro passado e as máquinas licitadas ficaram ainda mais defasadas frente aos recentes netbooks.

Em outra frente, os pilotos e experimentos educacionais que ainda ocorrem em poucas escolas não são divulgados e a executiva do UCA não divulga relatórios públicos há meses. Na verdade nunca houve debate público neste projeto que todos reconhecem ser “super-hiper” dependente da participação do professor.

A boa notícia é que no dia 31 de julho a cidade de Piraí/RJ, irá entregar laptops Classmate, da Intel, para as suas últimas 5,5 mil crianças. Segundo a prefeitura local esta será a primeira cidade no mundo a cobrir 100% dos alunos com esta iniciativa. Não sei se é verdade, já que o Uruguai está terminando de “cobrir” todas as escolas do país com o pioneiro XO, da OLPC, e já deve ter várias cidades plenamente contempladas.

Mas o marketing dos números não é importante. O relevante aqui é o relato de um projeto inovador que se mantem, apesar de tudo, dentro do projeto UCA e com o prometido apoio do Governo Federal. Como no último FISL, é relevante que o próprio presidente esteja na cerimonia de entrega destas máquinas, demonstrando seu compromisso (que nem sempre se convertem em ações efetivas).

É claro que se trata de um evento político cheio de propaganda partidária. Mas o projeto em questão existe e sobrevive muito bem, apesar do próprio governo que o apóia.

Um texto um tanto ufanista, é claro, da própria prefeitura está no link abaixo.” [referência: pirai.rj.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 6:54 pm

    E comida na mesa, nada né?

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 7:26 pm

    Creio que devo relatar que hoje eu estive em Piraí para acompanhar a cerimônia de entrega dos equipamentos.

    Quanto a questões políticas ou não, o que posso dizer é conheço a equipe técnica de Piraí, e posso atestar que são pessoas muito profissionais e que estão fazendo um trabalho muito sério, foram pioneiros com testes com o UCA e além disso muito material foi gerado com a experiência, e por final culminou a isto, todas as crianças do município tem agora seu próprio laptop para estudos.

    Quanto a comida na mesa,,, creio que há muitos municípios que de fato tem a obrigação de colocar comida para suas crianças, mas e aqueles que já fazem isso e querem melhorar a educação de suas crianças com uma alternativa como o UCA? eles vão ter que esperar que todos coloquem comida na mesa para poderem fazer o que Piraí já está fazendo?
    Infelizmente vivemos em um país de desigualdades, mas se uma cidade tem condições de implantar o UCA, ótimo, vamos aprender com os acertos e erros.

    Parabéns Piraí.

    Igor Sales (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 8:29 pm

    Quero ganhar um desses também… :(

    Smaug (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 8:33 pm

    Parabéns ao povo da brava Piraí.

    antoniobarros (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 9:00 pm

    Parabéns ao meu cunhado, prefeito de Piraí.

    Nomade (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 9:13 pm

    @Claudio, vc está certissimo. Se algum povo for esperar a homogeneidade social para avançar, nunca avançá. Geralmente quem critica é porque não tem talento para fazer. Se tivesse, estaria fazendo alguma coisa ao invés de latir aqui.
    E o carro avança… rs

    Claudiomar (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 10:34 pm

    A Educação é um investimento de longo prazo, com ótimos rendimentos.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 12:22 am

    Cláudio,
    No texto da notícia enfatizei e valorizei o trabalho da equipe de Piraí, que também conheço. A crítica ficou para a burocracia do projeto UCA nacional que patina há 3 anos sem avançar.

    A notícia só ganhou algum destaque porque reuniu Lula, Dilma e o governador Sérgio Cabral, quis enfatizar que o mais importante é o trabalho feito em Piraí e não o convescote político, mesmo que justificado (já que os políticos financiam e estimulam a iniciativa).

    Críticas ao investimento você deve ter ouvido em outro lugar, não aqui.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 12:25 am

    Nomade (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 9:13 pm disse?

    @Claudio, vc está certissimo. Se algum povo for esperar a homogeneidade social para avançar, nunca avançá.

    Positivo, operante! Isso mesmo. Parabens Pirai

    Sergio José Dias (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 2:00 pm

    OLhem só esta matéria:

    Projeto com laptops em Piraí melhora notas de alunos do ensino fundamental

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será entrevistado hoje em Piraí, no Vale do Paraíba, por Ingrid Reis, de 15 anos. Por causa do seu bom desempenho escolar, ela ganhou a chance de falar com o presidente, que estará no município para doar 5,2 mil laptops. Com 1,2 mil já entregues a alunos, a cidade se tornará a primeira do estado em que todos os estudantes têm computador.

    A situação de Ingrid – que garante que hoje só tira nota 10 – começou a mudar em 2007. A escola dela foi escolhida para ser a primeira a receber computadores doados pelo governo federal, dentro do projeto Um Computador Por Aluno. Foram 400 máquinas, depois reforçadas por outras 800 da prefeitura em outras escolas. Ingrid revela que a chegada do computador mudou tudo no colégio: – Mudou minha visão de mundo. Éramos limitados. Agora, nós temos acesso a tudo.

    O programa de Piraí, é diferente da simples doação de máquinas. A coordenadora do projeto, Maria Helena Cautiero, conta que os alunos não podem sair com os laptops da escola. Os equipamentos têm programas educacionais específicos e há aulas em que estudantes e professores trabalham em rede. O sistema fez com que a escola dobrasse sua nota no Ideb em três anos – passando de 2,2 para 4,4 – e reduzisse para 0,06% o índice de faltas.

    Para acessar toda a matéria:
    http://e-educador.com/index.php/mundo-high-tech-mainmenu-99/5055-laptops

    Sergio José Dias (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 2:07 pm

    E mais esta:

    Lula promete notebooks para 55 mil escolas

    Rio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ontem 5,5 mil laptops a alunos e professores de Piraí, pelo projeto Um Computador por Aluno do governo federal. Com atraso da comitiva presidencial, cerca de 300 crianças e professores se acomodaram no chão da praça. Para passar o tempo, começaram a experimentar os pequenos laptops que tinham acabado de receber, empolgados com jogos educativos e aplicativos. Muitos aprenderam logo a acessar a Internet, já que uma rede de banda larga sem fio gratuita cobre toda a cidade. Lula anunciou que vai instalar computadores com banda larga em 55 mil escolas no País até 2010.

    Para acessar a matéria:
    http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2009/7/lula_promete_notebooks_para_55_mil_escolas_26954.html

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 2:38 pm

    Outras reportagens sobre o assunto, muito interessantes por sinal:

    Blog do Gadelha

    Agência Brasil

    Capa do jornal Estado de São Paulo de hoje

    Gil Cruz (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 3:21 pm

    É…criticas á esse tipo de projeto eu não faço, lendo a folha online vi a festa que alguns políticos fazem no estado do amapá, é um estado pequeno com uma arrecadação ridícula perto dos investimentos federais recebidos aonde a bancada de lá fez emendas junto ao orçamento da união, e tudo é administrado pelo banco estadual de lá…capitaneado pelo nosso querido senador “agente secreto” José Sarney, que com seu poder, trouxe apenas 4 bilhões de reais pra ser gastos em 2 anos em pontes que receberam dinheiro pra fazer metade do projeto(ponte sobre o rio jari,ligando o amapá ao pará),(e a ponte sobre o rio oiapoque), ruas cujo asfalto fura em um mês, festas patrocinadas pelo poder público(festa do sol,macapá verão,festa do açaí,do camarão,da banana, e a maioria dos santos) o detalhe é que tais festas custam em média a ínfima bagatela de 4 milhões(com 600 mil da pra se construir um hospital),imagine quem paga essa farra???? Isso mesmo você aí do outro lado e eu aqui desse lado, se bem que é a região sudeste que banca a maior parte dessa farra…a tática é simples os caras do poder(o prefeito da capital é primo do governador)criaram secretarias extraordinárias, sub-secretarias, secretarias adjuntas,secretarias administrativas,dentro de cada orgão pra agradar alguns figuras dos orgão que fiscalizam a aplicação do erário público(M.P.,abin,P.F, T.C.E.+T.C.U. além de alguns juízes e desembargadores),Emitem notas fiscais em nome desses orgãos…e aí a gente faz o quê??? Se algum amigo aí for puxar o grau de parentesco vai descobrir um esquema familiar milionário tão bom que atraiu até o jose sarney….o brasil tá em polvorosa porque o sarney arrumou um “bico” pro namorado da neta dele…imagina quando eles descobrirem que o senador gilvan borges de lá é dono de 17 rádios(colocaram o nome “comunitária” pra não levantar suspeita) e 5 redes de tv….é acho que assim como eu muita gente vai se beliscar pra poder aceitar que isso não é um pesadelo, como dizia meu pai”A DITADURA NÃO ACABOU, APENAS MUDOU DE ADMINISTRAÇÃO…POLÍTICA É A NOVA FORMA DE FICAR RICO ROUBANDO SEM SER LADRÃO….ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO NUNCA DEU CADEIA..MAS ESQUEÇE DE PAGAR PENSÃO…OU NÃO PAGA TEUS IMPOSTOS DIREITO…É CADEIA NA CERTA !!!!

    Gil Cruz (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 3:26 pm

    PERTO DEFIGURAS COMO ESSES, O LULA É QUASE SANTO.

Este post é antigo (2009-07-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.