Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MS Office 2010 pode permitir que usuário escolha formato de arquivo default

O OSNews divulgou uma proposta da Microsoft à Europa para atender aos requisitos de interoperabilidade que inclui até mesmo o detalhamento de formatos de arquivo e outros requisitos necessários a esta finalidade que ela mesma diz defender tão vigorosamente.

Uma curiosidade da proposta é que, de maneira similar ao que ela propôs para o Windows no sentido de permitir, no ato da ativação, a escolha do navegador web padrão, o Microsoft Office também oferecerá ao seu usuário a escolha do formato de documentos padrão, em um diálogo que oferecerá o ODF como uma das alternativas. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 5:05 pm

    Provavelmente o ODF estará lááááá embaixo (mas não será a última opção, prá passar despercebido mesmo).

    cli4fun (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:06 pm

    a MS pode comprar alguns, mas não a Europa!

    ai não né, foi por isso mesmo que o Sr. Gates deixou a MS hehe

    ele chegou a conclusão que esta tarefa seria um pouco difícil :)

    O pessoal “aqui” pode não pensar as vezes, mas lá o pessoal pensa

    Fabio.com (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:35 pm

    Eu particularmente acho que é uma boa, a MS esta tomando vergonha na cara.

    Não se trata de abrir o código do Windows, mas parte da filosofia open-source está sendo adotada, no quesito opções de escolha e liberdade. Nesse caso expecificamente, se trata da MS estar disponibilizando pro usuário uma padrão aberto de documento.

    Está seguindo o caminho do Google. Apesar dos ultimos lançamentos dela serem todos open-source, o Google segue um “filosofia aberta”. Ao meu ver, uma “filosofia” aberta é dar todos os direitos que a GPL dá porém sem o acesso ao código fonte. E o próprio Google muitas vezes age como uma empresa de código aberto, disponibilizando coisas gratuitamente, apoiando Linux, dando opções diversas (vc pode salvar arquivos ODF no Google Docs) entre outras.

    Acho que a Microsoft pode estar aprendendo com a Google e com o Movimento de Código Aberto. Talvez seja uma longa e penosa trilha no caminho que leva a valorização do usuário e flexibilidade digital (coisas que a MS trata hoje como se fosse uma ditadura).

    Bem, a Microsoft está seguindo esse caminho, é fato. É só você ver as ultimas noticias postadas aqui no Br-Linux em relação a Microsoft.

    viciado (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:44 pm

    “Provavelmente o ODF estará lááááá embaixo (mas não será a última opção, prá passar despercebido mesmo).”

    Smaug, descordo de você. A opção virá bem lá em cima sem problemas. E até mesmo ser a primeira. Mas assim como acontece hoje em qualquer aplicativo (Openofice.org inclusive), ao salvar em um formato que não o nativo o usuário verá uma assustadora mensagem informando que ele poderá perder a formataçã od odocumento se salvar no formato X ou no formato Y.

    Quem seria o louco que arriscaria salvar sua teste ou dissertação de duzentas páginas todas já formatadas segundo a ABNT após ver tal mensagem!? Eu sinceramente atenderia a mensagem e salvaria no formato nativo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:59 pm

    Fora o que o @Viciado disse, provavelmente vai gravar segundo a implementação “alternativa” da MS, que depois só abre direito nos seus próprios produtos.

    O surrado EEE. Se concretizando o 2º E, Extend. O próximo é o fatal, Bino.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 10:30 pm

    Quem seria o louco que arriscaria salvar sua teste ou dissertação de duzentas páginas todas já formatadas segundo a ABNT após ver tal mensagem!? Eu sinceramente atenderia a mensagem e salvaria no formato nativo.

    Quem é o louco que escreve uma dissertação de duzentas páginas no Word e não no LaTeX?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 8:39 am

    Como uma empresa pode tratar como inimigos uma linguagem de programação e um formato de arquivo (Java e ODF, respectivamente), sendo que ambos só lhe trazem vantagens.

    Para a MSFT a única solução, infelizmente, é: processa primeiro, implementa depois.

    self_liar (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 11:13 am

    Microsoft não tem e nunca terá vergonha na cara!

    O office 2007 que implementa o opf, está todo zuado e não é compatível com outros odfs de outros programas.

    O plugin ODF da sun é bem melhor nesse quesito.

    Microsoft agora tenta fragmentar o ODF
    May 5th, 2009

    Tal como já havia feito com Java e HTML (só para citar dois casos), a Microsoft agora investiu ao menos 12 meses de trabalho para tentar fragmentar o ODF no mercado de TI: Uma vergonha.Juro que tinha me preparado para publicar nesta semana um post elogiando a Microsoft por ter finalmente lançado o SP2 do Office 2007 com suporte nativo ao ODF, mas infelizmente após os testes iniciais de diversos usuários, o que vemos é uma tentativa absurda de enganar os consumidores (que pagaram pelo software) e fragmentar o ODF na indústria de TI.

    Quando uso o termo fragmentar, me refiro á tática já conhecida de usar a ‘criatividade’ no momento de implementação de um padrão para tornar a sua implementação compatível apenas com a sua ferramenta (que já viu sites que só funcionam no Internet Explorer sabe bem do que estou falando). Por fora os documentos parecem idênticos e compatíveis mais por dentro são completamente diferentes, fragmentando assim a uniformidade esperada com a utilização de um padrão.

    Um dos primeiros artigo publicado sobre o tema e para o qual chamo a atenção de todos é do Rob Weir, coordenador do OASIS ODF TC (grupo que desenvolve o ODF, do qual faço parte). Chega a ser assustador o que o Office 2007 faz com as planilhas existentes de ODF.

    Os detalhes técnicos estão todos no blog do Rob, mas em resumo, quando se abre uma planilha ODF (extensão .ods) existente no Office 2007, ele simplesmente elimina todas as fórmulas existentes sem avisar nada ao usuário, deixando nas células apenas os valores do resultado do cálculo das fórmulas (valores estes já previamente armazenados no documento). Se um usuário quiser testar o suporte ao ODF no Office, e sem prestar a devida atenção salvar uma planilha aberta, vai sobrescrever o documento eliminando todas as fórmulas, como se estivesse gravando um documento que foi totalmente digitado. Já vi absurdos na vida, mas nada se compara a isso.

    Quando se utiliza o Office 2007 para gerar uma nova planilha, as fórmulas serão armazenadas de tal forma que só o Office 2007 (ou o CleverAge, um plug-in de suporte ao ODF para o Office desenvolvido em Open Source com patrocínio da Microsoft) será capaz de ler o documento, acabando com a possibilidade de que qualquer outra aplicação existente seja capaz de ler o documento.

    Enquanto o primeiro problema simplesmente joga fora toda a inteligência de negócios dentro das planilhas (as fórmulas), o segundo prende o usuário ao Office 2007 para sempre (já vimos este filme antes, não é mesmo ?).

    A justificativa que a Microsoft poderia usar para isso é a falta de definição de fórmulas em planilhas no ODF 1.0/1.1. Interessante notar que no ODF 1.2 (que é desenvolvido com a participação da Microsoft) este problema já foi resolvido com a criação do OpenFormula.

    Na primeira tabela comparativa do post do Rob, que resume um teste sobre o mesmo assunto que ele fez há algumas semanas, fica fácil perceber que mesmo sem existir a especificação de fórmulas para planilhas dentro do ODF 1.1, a interoperabilidade entre as aplicações existentes testadas (KOffice, OpenOffice, Google Docs, Symphony e o plug-in da Sun para o Office) existe de fato (com exceção do CleverAge que apresentou alguns problemas). Isso significa que todos os outros desenvolvedores não se preocuparam apenas em ‘cumprir com um requisito de norma’ (ou seja, conformidade), mas também em desenvolver uma aplicação realmente útil e interoperável para seus usuários. O Rob comenta ainda que o conjunto de fórmulas utilizado por todas estas aplicações (com base no OpenOffice) foi desenvolvido com base nas fórmulas existentes no Excel (no mínimo irônico, heim ?).

    Destaco ainda que os problemas apresentados pelo OpenOffice quando o Rob repetiu seus testes com a versão nova da suíte, foram causados por que os desenvolvedores do OpenOffice 3.0 decidiram incorporar como padrão na ferramenta o suporte ao ODF 1.2 que ainda está em desenvolvimento do OASIS. Não questiono o que os levou a tal decisão, mas tenho orientado a todos os usuários do OpenOffice 3.0 que conheço, que alterem a configuração da suíte para utilizar como padrão o ODF 1.0/1.1 (no menu de Opções do OpenOffice existe um grupo chamado “carregar/salvar” onde esta configuração pode ser feita). Admiro o esforço dos desenvolvedores do OpenOffice em incorporar o ODF 1.2 à sua ferramenta, mas acho que isso deveria ter sido colocado como uma funcionalidade adicional, e não como o seu formato padrão (tenho usado o meu OpenOffice 3.0.1 configurado para trabalhar com o ODF 1.0/1.1 e não tenho tido nenhum problema de interoperabilidade).

    Gostei também de ver a avaliação que PJ (Groklaw) fez sobre o SP2 do MSOffice. PJ não desenvolve software e por isso criou um documento texto relativamente simples e obteve resultados absurdos também.

    PJ escreve ainda algo bem interessante, e concordo 100% com o que escreveu:

    “…Querida Microsoft, você poderia por favor fazer alguma coisa sobre isso ? É somente código, o que significa que pode ser corrigido. Como seu código é proprietário, nós não podemos corrigi-lo. Só você pode. Como as canções antigas falam, você poderia por favor acelerar isso ? Outros como o Google Docs parecem ser capazes de trabalhar com planilhas em ODF. Por que vocês não são ? Não tenho dúvidas de que haverão melhorias, mas quando ?…”

    Como não tenho nenhuma máquina com Windows e não tenho o Office 2007 para testar, acabei testando algumas coisas no SP2 através de troca de documentos com amigos que possuem o Office 2007 e aqui vão os meus 2 centavos para os testes que todos estão fazendo (e publicando os resultados a cada segundo na rede):

    O Microsoft Office 2007 não suporta a criptografia (proteção por senha) nos documentos ODF !!!

    Gerei um documento texto (.odt) simples em ODF utilizando o OpenOffice e o gravei com proteção de senha. Enviei o documento (e a senha) a diversos amigos e o resultado foi o mesmo: O MS Office não pode abrir o documento pois ele está protegido por senha (alguns deles tinham em suas máquinas outras ferramentas com suporte a ODF e em 100% dos casos funcionou).

    Pedi a eles que gerassem no Office 2007 um documento com senha e me enviassem, e disseram que quando tentam fazer isso, o Office apresenta uma mensagem de aviso dizendo que não é possível utilizar senha para proteger o documento utilizando o formato ODF.

    Gostaria de verdade de encontrar uma explicação técnica para isso, uma vez que a criptografia e a proteção por senha estão completamente especificadas dentro do ODF 1.0/1.1 (item 17.3 da especificação), e utilizam algorítimos já existentes e mais do que conhecidos por qualquer desenvolvedor.

    Um comentário do Rob no seu post (que não tratou da criptografia) é capaz de comentar com maestria o problema que encontrei (e concordo plenamente com ele):

    “…Me ensinaram a nunca presumir malícia onde a incompetência pode ser a explicação mais simples. Mas o grau de incompetência necessária para explicar o suporte pobre ao ODF no Service Pack 2 atormenta a mente e me leva a ter pensamentos cruéis…”

    É impressionante ver como a Microsoft demonstra constantemente o desrespeito aos seus clientes (o que eu ouvi de clientes deles ansiosos pelo suporte ao ODF no Office…), desrespeito aos parceiros de mercado e uma completa incapacidade de mudar.

    Antes de encerrar o post, quero alertar aos incondicionáveis apoiadores da Microsoft que insistem em postar comentários sem conteúdo técnico algum neste blog que não tenho mais mais paciência (nem tempo) para ser educado ao responder as imbecilidades que vocês costumeiramente escrevem por aqui. Se escreverem bobagem aqui, vão receber resposta a altura. Se querem mesmo defender a Microsoft, enviem um curriculum para a empresa e tentem trabalhar lá dentro para mudar as coisas (falar é muito fácil, já fazer é outro assunto).

    Aos demais, todos os comentários serão bem vindos (como sempre) e se encontrarem mais textos por aí comentando os problemas referentes ao ODF no Service Pack 2, por favor coloque os links nos comentários (vamos fazer deste post uma fonte para pesquisas sobre o assunto).

    A todos, segue minha recomendação: Não utilizem o Office 2007 com o Service Pack 2 para manipular documentos em ODF. Se a sua decisão for continuar utilizando o MS Office (em qualquer versão), instale o plug-in da Sun, mas recomendo mesmo que vocês procurem uma outra solução que trate nativamente documentos ODF. Não percam mais tempo com quem não lhes respeita.

    Quem quiser acompanhar as notícias sobre ODF no mundo, recomendo uma visita diária ao Planet ODF (ele indexa tudo).

    ref:http://homembit.com/2009/05/microsoft-agora-tenta-fragmentar-o-odf.html

    Marcos (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 12:12 pm

    O formato ODF da MS é incompatível com o OpenOffice. Não vai adiantar nada, a nao ser o marketing.

    E hoje em dia, já é tão comum as empresas usarem o formato docx nativo do Office que duvido mudar muita coisa.

    Paul (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 1:20 pm

    Se alguém chegou a mexer com o Java da MS na época, foi a mesma história: não seguia vários dos padrões e tudo que fosse compilado com o JDK da MS só funcionava, óbvio, com a JVM deles.
    Não foi a toa que a MS levou um processo milionário na cabeça e perdeu. E claro, depois criou sua versão da tecnologia: o .Net.

    Tio João (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 2:57 pm

    Talvez não mude nada, apenas algumas escolhas a mais. Além disso não ser certeza, pois como o título diz “MS Office 2010 pode permitir que usuário…” e não um “MS office 2010 permite que usuário…”, ou seja, sabe lá se vai ser assim mesmo.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 5:10 pm

    Microsoft isso, Microsoft aquilo…. blá, blá, Microsoft…
    Quando o assunto é Microsoft e seus produtos a coisa rende assunto.
    Se fosse pra falar de kernel ou TCP/IP esse povo não abria o bico.

    Ego (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 9:01 pm

    Já vai fazer uns 2 meses que não uso o Ms Office em meu PC com Windows, instalei o BR-Office aqui e até que me surpreendi com a qualidade, achei que ia ter dores de cabeça e problemas de compatibilidade ou um software mal acabado, mas ate agora nada demais. Acho que o Br-Office/OpenOffice e um dos softwares livres mais bem feitos da atualidade. Se continuar melhorando assim, logo quebrara o monopolio da MS no mundo das suites de escritório.Porém o que mais precisa é aumentar a base de usuários.

    Tinhoso (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 10:28 pm

    Senti uma certa ironia (ou não) no post acima!

    Hahahahahaha você só pode estar bricando né?

    Ego (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 10:54 pm

    Tinhoso, se eu fui ou não irônico, vou deixar esse “misterio” no ar. Mas a proposito, o que pensa sobre o assunto?

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 12:31 am

    @Tinhoso

    O Ego não está brincando …rs, o Open Office e o Linux serão a libertação da humanidade, o Império do Mal vai ruir.
    A humanidade será próspera e feliz. O Software Livre vai acabar com a fome e a desigualdade que assolam o mundo …rs

    s (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 10:10 am

    Daniel Cairo vc é um imbecil.

    Tio João (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 11:42 am

    @Daniel Cairo

    Pior que tem alguns fanáticos que pensam isso mesmo, que o software livre será ser a salvação da humanidade e tal, mas penso que não podemos negar as possibilidades, mesmo que as tais cheguem perto da nulidade. Há esperança? [risos]

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 12:01 pm

    @s
    “Daniel Cairo vc é um imbecil.”

    Te darei dois bons conselhos;

    1º Arrume uma namorada.
    2º Vá ler um bom livro sobre TCP/IP.

    Wouerner (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 12:36 pm

    Bem pelo que eu saiba todo office tem uma opção para formato de documento padrão,e so ir nas configurações.

    e depois quem liga pro Office >D

    Bremm (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 8:10 pm

    @Jack Ripoff

    A maioria do pessoal das universidades sabe que “latex” (látex, ok?) vem das seringueiras. Mais de 95% dos trabalhos de conclusão são feito no “Palavra”, que roda no “Janelas”. E ambos são da “Minúscula Mole”.

    Tá, hoje é domingo e tá chovendo, amanhã eu volto ao normal. :-)

    ejedelmal (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 11:08 pm

    O OOo comparado com o MSOffice não dá toda a flexibilidade, é meio ruim de roda, segundo usuários que eu conheço que andaram experimentando. Como eu aprendi a utilizá-lo, sendo mais comportado, dando preferência a estilos, acho que está muito bom, e sinto muito a diferença quando uso o MSO, principalmente os atalhos (só CTRL-B salva!).

    @Daniel Cairo

    Tem como descolar um contrato de fanboy da MSFT pra mim? Estou precisando de uma merreca extra pra comprar um carro…

Este post é antigo (2009-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.