Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla doa U$100 mil para desenvolvimento de CODECs abertos

“A Fundação Mozilla anunciou a doação de U$100.000 para a Fundação Wikimedia, que vai coordenar a aplicação desses recursos no desenvolvimento dos codecs Ogg Vorbis e Theora.”

Enviado por Fábio Prudente (flsp70Θyahoo·com·br) – referência (sergipeinova.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 8:11 pm

    Boa iniciativa, parabéns mozilla!!

    Gabriel (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 8:34 pm

    Mozilla forever, muito boa, Parabens!!!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 9:06 pm

    Falei no Noticias Linux, e vou repetir aqui:

    A Wikimedia Foundation não mantém, não sustenta e não contribui com o desenvolvimento do formato OGG. Quem mantém este formato é a Xiph.Org Foundation (http://www.xiph.org).

    Não tenho nada contra a Wikimedia, mas por que não entregar o dinheiro à Xiph.org? Esta história está muito estranha para mim…

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 8:38 am

    Não tenho nada contra esse investimento, mas acho que esse dinheiro não deveria ser gasto em algum tipo de campanha para convencer os sites/portais/etc a usarem ogg (lobistas, marketeiros, etc.).

    De que adianta ter os melhores codecs e não ter onde usá-los?

    Rafael (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 9:17 am

    @Marcelo,

    Eu creio que um CODECs bem testado, maduro e livre de patentes por si só já é uma bela propaganda. E a mozilla tem conhecimento disso pois o PNG foi muito bem aceito em detrimento do GIF.

    @Tércio,

    Eu também me fiz a mesma pergunta. Se a Xiph é quem mantém esses padrões, qual o papel da Wikimedia? Eu fui até o blog do Mozilla e não encontrei a resposta.

    Marcelo, eu penso o contrário. Tem diversas entidades (FSF, W3C, CC, a própria Wikimedia Foundation) com várias iniciativas de promoção do Ogg. É bom que alguém invista no desenvolvimento também.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 12:57 pm

    Augusto, pelo que sei, quem desenvolve o formato é a Xiph.org. A Wikimedia utiliza-o largamente, mas não conheço contribuições que ela tenha feito aos codecs (e containers :)

    IMHO, se este dinheiro é para ajudar no desenvolvimento, que seja entregue à fundação que já o desenvolve, e não a outra que utiliza o formato, mas não desenvolva atividades como as que a Fundação Mozilla deseja.

    Tércio, o que eu disse é que a Wikimedia Foundation promove o Ogg, e não que o desenvolve.

    De qualquer modo, boa parte do desenvolvimento coordenado pelo Xiph.org e adotado para exibição de vídeo no Firefox vem de contribuições de desenvolvedores voluntários, e não vejo nada de errado ou de ineficiente em a Mozilla patrocinar um projeto de 6 meses, coordenado pela Wikimedia Foundation, para desenvolver ou melhorar um conjunto de características do código existente que interessem a ambas as organizações (serão incorporadas também ao Firefox e ao MediaWiki), tais como melhorias no encoder, “network seeking”, e bibliotecas tanto para uso no cliente quanto no servidor.

    Douglas Henrique (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 7:31 pm

    A colaboração não acontece apenas via códigos e programação, mas também financeiramente. Já que a Mozilla está ganhando muito dinheiro via Google, por que não ajudar outros projetos?

    É uma boa iniciativa.

Este post é antigo (2009-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.