Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mininova segue ordem de corte holandesa e exclui boa parte dos torrents da sua busca

Deixei em negrito no texto abaixo a conclusão digna do Capitão Óbvio.

Com comunidade com mais de 47 milhões de usuários, buscador é forçado a distribuir apenas conteúdos permitidos por detentores de copyright.

O buscador Mininova anunciou nesta quinta-feira (26/11) que excluirá da sua base torrents referentes a filmes, séries, softwares e músicas que podem ser baixados sem o pagamento devido de direitos autorais após uma decisão da Justiça holandesa.

A corte de Utrecht decidiu, em 26 de agosto, que o Mininova seria obrigado a retirar todos os torrents de arquivos protegidos por direitos autorais do seu índex em um prazo de três meses.

A decisão ameaçava o buscador de multa de mil euros por dia ou arquivo encontrado. A pena máxima seria de 5 milhões de euros. Em fevereiro, o serviço havia anunciado mudanças que previam o aumento no número de servidores usados dado o crescimento na procura por torrents.

Em post publicado em seu blog oficial, a Mininova afirma que testou sistemas de filtragem nos últimos meses, mas “descobrimos que é impossível tecnicamente e operacionalmente implementar um sistema de filtragem 100% efetivo”. (…) (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Mininova acata determinação e apaga torrents: “Um dos mais populares indexadores de torrents, Mininova, da Holanda, comunicou, hoje, que apagou todos os “links ilegais” em respeito a uma ordem judicial emitida em agosto. As atividades do site, agora, estão limitadas a “Distribuição de Conteúdo” (Content Distribution), permitindo que apenas produtores e artistas possam publicar suas obras gratuitamente pela plataforma.” [Enviado por Marcelo Nunes (marcelo7889Θgmail·com) - referência (info.abril.com.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Walker (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:20 pm

    Mais uma vez a liberdade da internet fica prejudicada. Tem de ir atrás de quem coloca este conteúdo na internet, e não de quem fornece os meios.

    Se for assim, vamos proibir logo a internet e o google.

    E a justiça sempre fazendo com que o progresso retroceda.

    Elton (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 6:50 pm

    Preste atenção na notícia.
    Eles não proibiram o mininova de existir,
    só proibiram o conteúdo pirata.
    O processo é contra a pirataria…

    Smaug (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 7:39 pm

    Esse tipo de coisa vai continuar a acontecer cada vez mais. Quem será que vai desistir primeiro? Piratas, empresas ou usuários?

    pirate (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:33 pm

    Do what you want ’cause a pirate is free.

    I am a pirate.

    Artist (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 12:22 am

    Do what you want but pay me for my work or work for free to me.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 12:53 am

    Como disse o Elton lá em cima, a proibição foi contra a pirataria e não contra o site mininova, não tem nada a ver com a liberdade na Internet, aliás, sou totalmente contra a pirataria e acredito que os maiores prejudicados com ela sejam os softwares livres, como o Linux e o OpenOffice, por exemplo. Se todas as cópias do Windows e do MS Office tivessem que ser adquiridas, vocês acham que seriam tão populares? Quem é que perde com a pirataria afinal? A Microsoft? Será?

    self_liar (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 1:03 am

    Então ajustem as leis de copyright !

    Isso eles não fazem , na verdade mataram o domínio público.

    Enquanto você ajudar corporações , as corporações vao matar você .

    Walker (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 1:04 am

    Também sou contra a pirataria. Concordo com o ato de retirar material ilegal da internet. Mas sou contra o que tenho visto a justiça fazer. Vem combatendo ferramentas (como o piratebay e mininova / torrent) e não a conteúdo de pirataria em si.

    Verificando melhor vi se tratar de uma ação judicial para obrigar a mininova a retirar conteúdo protegido por copyright do seu site. Até então tudo bem, o que não pode acontecer é proibir a mininova de publicar todo e qualquer torrent.

    Desculpe-me pelo equívoco.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 1:18 am

    Não Walker , tem coisas que estão erradas ,muito erradas.
    Olhe a duração do copyright ,enquanto ele deveria durar 10 ou 15 anos ,ele atualmente dura 75 anos no brasil e incriveis 90 nos EUA ,sem contar que através de contratos esse tempo pode durar mais.

    Existem leis como sonny bono que deixam o mickey mouse nunca cair em domínio público fazendo que o fantasma walt disney ganhe muito dinheiro.

    wILL (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 2:33 am

    Acho que o problema na pirataria sempre vai existir..vejam que o governo ele apoia e investe milhoes para anti-pirataria mas oque ele faz e relação a impostos ou a conseguir preços mais justos ao consumidor.kkk vejam meu exemplo precisei importar duas congas dos eua e saiu mais barato que comprar em loja aki no Brasil ehheehhe enquanto se paga 400 reais por um wii nos eua aqui se paga 1000 enquanto se paga 40 dolares por um jogo novo e recente aki se paga 200 por isso que a famosa PIRATARIA existe, o cara se mata de trabalhar o ano inteiro pra pagar seu ps3 suado e vc acha que ele vai pagar 250 reais por um jogo kkkkk acho que não. Tenho a seguinte opniao enquanto o governos não fizer nada para se baixar os juros e outros impostos sou a favor sim da pirataria agora quando isso vai mudar kkkkk quando todos que estiverem na liderança de nosso Pais forem honestos ou SEJA NUNCA. Por isso que acho que a pirataria sempre vai existir seja na lojinha em sua esquina ou seja na internet.

    wILL (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 2:39 am

    Pior exemplo que deputados e senadores que ganham pra fazer baixarias e cegam a ganhar 50 miol por mes hehehehhehe trabalham 4 anos e se aposentam esse é nosso pais em que POLITICOS POLICIAIS CORRUPTOS E BANDIDOS ANDAM DE Mãos DADAS… Por mais que eu tente explicar oque aconteceu com o mininova ou the pirate bay sempre cairemos no assuto POLITICA porque enquanto vc rala pra ganhar seu dinheirinho e 30 mil ao ano eles ganham isso em 15 dias sem estudo so na pilantragem e ainda aparecem na tv dizendo que o juros e outras coisas vao melhorar kkkkkkkkkk por essas e outras razoes sou a favor sim da PIRATARIA e sou a favor da lojinha em sua esquina.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 6:23 am

    Depois do Supernova, o Mininova, agora qual será o novo nome (a única coisa que muda)?
    Meganova?
    Teranova?
    Bossanova?

    Enfim, nada mudará, é só pesquisar e achar “o novo hit torrent do momento”.

    Marco Antonio (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 10:57 am

    Ao que parece o Brasil está seguindo pelo sentido contrário: a legalização do compartilhamento da informação.
    Um projeto de lei, ainda em elaboração, prevê a flexibilização dos direitos autorais com a permissão, inclusive, do compartilhamento de arquivos pela internet. O projeto prevê que, em contrapartida, os provedores de conteúdo pagaram um percentual do faturamento em favor dos detentores dos direitos autorais.
    Segue os links do Estadão:
    1) http://www.estadao.com.br/tecnologia/link/not_tec3186,0.shtm
    2) http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091109/not_imp463185,0.php

    Att.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 12:38 pm

    Alguém que eu conheço (kkk) acabou de baixar o último episódio de Heroes via torrent, e só precisou de 10 segundos para achar zilhões de seeds espalhados pela internet…Essas ações são muito patéticas. Seria muito melhor se eles transmitissem ao vivo para o mundo, com tradução, comerciais e tudo. Mas como os gringos são burros e ganaciosos, podem esquecer. E vão continuar a baixar tudo o que se queira, de uma maneira ou de outra…

    wILL (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 6:19 pm

    KKKK ainda afirmo a discussão não se refere a copyright (direitos autorais) e sim a pirataria, agora quero que pensem porque ela existe? porcausa da maldita lei de direitos autorais?, ou porcausa que um produto que vale 10 e é vendido a 1000, outra coisa quem ganha com a pirataria muita das vezes são bandidos onde pagam policiais corruptos onde se tem cache para politicos uma coisa leva a outra. Agora Marcelo concordo com vc em partes acho que seria justo sim vc pagar uma taxa de manutenção por uma tv e nao 300 reais por isso acho justo vc pagar uma taxa para manutenção e investimento de sua linha telefonica e banda larga e não 200 reais por mes e a conexao nao passa de 500 kbps e olha lah se tem conexao. Nós vivemos uma ILUSÃO de que somos um páis democrata.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 6:26 pm

    O que me preocupa mesmo é que essas decisões judiciais não parecem bem embasadas na lei.

    O caso do Pirate Bay é o mais escandaloso. O princípio de “apontar” para material ilegal, o tracker, não seria ilegal na Suécia.

    Na europa está virando moda dar poder de polícia para associações de mídia.

    “Quem tem dinheiro molda as leis conforme suas conveniências”

    É a lição que fica.

    Harry (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 6:50 pm

    E mais uma vez, irão conter o acesso à cultura e à plena utilização das pessoas à seus computadores. Leis patéticas e restrições artificiais serão impostas para garantir o lucro de um punhado de pessoas.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 7:47 pm

    Isso mesmo harry ,mas olhe profundamente.Quem ajuda essas corporações que fazem lobby no governo somos nós mesmos .Nós que compramos apple,nokia,Microsoft e afins .

    Elas são as responsáveis pela a destruição da sociedade.

    junior (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 8:46 pm

    o governo fecha esses sites so pra dizer que estao agindo mas,logo logo estamos em outro site baixando arquivos porque qual o sentido da vida se nao podemos infligir as leis obs.sem matar nem roubar

    Jovem (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 11:25 am

    “Ao adquirir software falsificado, você está apoiando empresas inescrupulosas, prejudicando empresas legítimas e pagadoras de impostos que fornecem empregos e salários a bons cidadãos e que expandem a economia. Existe uma boa possibilidade de que os lucros de software falsificado estejam financiando outros negócios ilegais. As empresas legítimas não recebem receitas provenientes da distribuição de software falsificado e, freqüentemente, essa perda de receita leva a dispensa de trabalhadores em indústrias relacionadas, desde fabricantes até revendedores. Assim, como você pode constatar, adquirir software falsificado não afeta somente os fabricantes de software, afeta todos.”

    Ass.: Microsoft

    :D

    GAARAX (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 1:22 pm

    Pessoal acho isto uma grande hipocrisia e uma grande ganancia por parte das grandes empresas que ganham milhões por ano e mesmo assim pelos vistos para eles não chega…
    se eu tiver uma musica ou filme adquirido e pago com o meu dinheiro não vejo onde esteja o crime se eu o kiser partilhar com os meus amigos porque no per to per a situação é mesmo esta

    imaginem um pacote de leite k uma pessoa compra.Pela logica destes senhores eu não poderia partilhar esse pacote de leite com a minha fila ou esposa porque estava protegido por directos de autor….lol…
    isto é no minimo uma grande comedia

    Agora posso concordar com um ponto; uma parte das receitas dos sites de torrent podiam ser partilhadas com as empresas produtoras e os autores detentores dos direitos autorais de forma a tornar este acesso e partilha melhor aceite por todos

    De qualquer forma acho ridículo e uma grande falta de formação e conhecimento proibir ou condicionar os sites de torrent no seu funcionamento, eles sao apenas ferramentas de internet, não podem nem devem ser penalizados pelo k os usuarios partilham

    sendo assim então teriamos k proibir toda a internet de existir
    mas como a ganancia o dinheiro e a corrupção compra tudo….

    continuamos a viver neste mundo do faz de conta e do dinheiro debaixo da mesa

    usuario mininova

    Gustavo (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 10:01 pm

    “maginem um pacote de leite k uma pessoa compra.Pela logica destes senhores eu não poderia partilhar esse pacote de leite com a minha fila ou esposa porque estava protegido por directos de autor….lol…”

    Péssima analogia. Quando você divide o leite, ele não se multiplica… Você pagou por 1L de leite, vai gastar 1L de leite. Quando você compra uma música, você paga por UMA CÓPIA da música.

    “E mais uma vez, irão conter o acesso à cultura e à plena utilização das pessoas à seus computadores.”

    O acesso à cultura nunca fui liberado. Sempre se teve que pagar, de um jeito ou de outro, por cultura. Não é novidade. Além disso, seguindo sua mentalidade, também deveriam acabar com as leis que punem assassinatos, já que se você comprou uma arma, deve ter direito à plena utilizada dela…

    É cada comentário… Sem comentários! :S

    Harry (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 11:44 pm

    @Gustavo

    O acesso à cultura nunca fui liberado. Sempre se teve que pagar, de um jeito ou de outro, por cultura.

    E quem não pode pagar? Não tem acesso à cultura? Pesquise melhor. Leia em especial o parágrafo primeiro do Artigo XXVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Além disso, seguindo sua mentalidade, também deveriam acabar com as leis que punem assassinatos, já que se você comprou uma arma, deve ter direito à plena utilizada dela…

    Eu nunca disse isso. Você parte logo no começo do princípio de que compartilhar informação e arquivos interessantes é moralmente errado, assim como o assassinato. Por isso atribui à mim uma lógica que nunca defendi.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 11:54 pm

    Concordo com o Gustavo: É cada comentário… Sem comentários! :S

    L2Ouro (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 1:18 am

    não adianta.. pirataria sempre vai existir..

    Reis (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 1:52 am

    Boas,
    O caminho por onde vamos, é o caminho que aqueles que governam sempre querem ofusca-lo, formatados e programados mentais jamais irao abrir os olhos a nossa actualidade.
    Aqueles que o têm, farejam atras do descalabre do mundo.

    “não é ganância, é justiça!”

    Legalize & Liberté

    HugZ^

    Anderson (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 5:37 pm

    Pois é o mininova esta com problemas e desativou seus torrents! Mas ja fizeram um site de votações como forma de protesto e para ver se ele retorna o que era antigamente!
    acessem ai! http://www.whymininova.com

    vlww

Este post é antigo (2009-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.