Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mini Tutorial de Perl, capítulo 2

“Dando sequência ao artigo anterior, a agora série semanal de mini tutoriais sobre Perl, mostra algumas formas de uso do print e começa a introduzir as idéias de interpolação de variáveis e escape de caracteres, sem amedrontar os programadores de primeira viagem, de forma bastante indolor.”

Enviado por Blabos de Blebe (blabosΘblabos·org) – referência (blog.blabos.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:10 am

    Só aproveitando o tópico, alguma data para o lançamento do Perl 6?

    quanto ao tutorial, esta bem de leve pro pessoal que esta começando com programação, espero que eles aproveitem.

    abraços :)

    Manuela (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 12:10 pm

    Poderiam fazer uma pesquisa para saber quais das duas linguagens, perl ou python, tem mais mercado de trabalho.

    Trabalho com desenvolvimento web , mas trabalho mais com .net ou com mono e as vezes fico querendo aprender mais uma linguagem e fico nessa duvida de qual outra aprender.

    Caio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 12:52 pm

    Manuela.

    Perl já FOI muito utilizado para WEB, hoje não é tão utilizado quanto antes, mas ainda continua sendo amplamente utilizado, principalmente em sites que já estão no ar a muitos anos.

    Hoje, acredito que Perl seja mais utilizado em scripts para servidores. Acredito que com a chegada do Perl 6, frameworks irão surgir e isso poderá mudar um pouco.

    Python esta crescente no desenvolvimento web (assim como Ruby com o Rails), principalmente devido à frameworks como Django, Turbogears, etc.. Mas ainda não há muito mercado de trabalho.

    Você tem duas opções. Ou segue o “mercado de trabalho” (PHP, .NET), ou o “Paradoxo de Python” (Veja: http://307.to/iv).

    Darlan (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 1:31 pm

    Perl é minha linguagem favorita, mas penso que a indefinição em relação ao Perl 6 está dificultando o crescimento da linguagem.

    Discordo.

    “Perl já FOI muito utilizado para WEB, hoje não é tão utilizado quanto antes, mas ainda continua sendo amplamente utilizado, principalmente em sites que já estão no ar a muitos anos.”

    Perl continua sendo muito utilizada, porém por não ser patrocinada diretamente por alguma empresa, tem menos divulgação. Talvez até esteja sendo menos utilizada do que antigamente em termos percentualmente, mas em números absolutos, duvido.

    “Hoje, acredito que Perl seja mais utilizado em scripts para servidores. Acredito que com a chegada do Perl 6, frameworks irão surgir e isso poderá mudar um pouco.”

    Novamente, um mito muito difundido é que Perl é somente para tarefas obscuras de sysadmin. Realmente no passado (distante, aliás) era assim, mas hoje não. Os frameworks já existem, como por exemplo o Catalyst(http://www.catalystframework.org/) usado em conjunto (ou não) com DBIx::Class e Template Toolkit (http://template-toolkit.org/). Pode até ter, mas acho muito difícil um framework ser mas robusto, flexível e principalmente produtivo que o Catalyst.

    Grandes portais até aqui no Brasil utilizam muito Perl, mas mais uma vez não há muita divulgação. Outras linguagens mais novas como o Python, além de serem interessantes, beneficiam-se também do fato de serem novidades.

    Um texto muito interessante sobre alguns mitos pode ser lido em (http://rio.pm.org/mitos.pl)

    Caio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 3:12 pm

    Blabos, vamos lá, pelo jeito somos 2 amantes do Perl :)

    Eu não disse que Perl não é mais utilizado, apenas disse que hoje outras linguagens tomaram um pouco (muito) do espaço do Perl, isso é fato. EU uso Perl em projetos pessoais e sou feliz com isso.

    Não disse também que Perl serve somente para scripts de servidores, conheço o Catalyst, participo da sua lista de discussão e pretendo desenvolver projetos com ele também. (Participo da Lista SP-pm também).

    Mas como o que ela perguntou foi *mercado de trabalho*, precisamos ser realistas, todos sabemos que Perl vem perdendo espaço, não por ser ruim (óbvio que não), mas devido a uma série de fatos, por exemplo hoje, a orientação a objetos é algo que as empresas focam muito, sem mesmo saber por quê, e isso acaba sendo um ponto negativo, por Perl não ter um suporte tão bom à OO (como tem no Perl 6). Por parte, “culpa” do PHP que popularizou-se de uma forma tremenda. Ruby on Rails então nem se fala.

    E além disso, pelo que se diz “novidade”, novos frameworks, como o Catalyst mesmo, porém ele não fez tanto sucesso *ainda* como Django e Ruby on Rails.

    Todos sabemos também que o Paradoxo Python não serve somente para Python. Serve para Perl, Erlang entre outros. :)

    Eden Cardim (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 3:43 pm

    Mas como o que ela perguntou foi *mercado de trabalho*, precisamos ser realistas, todos sabemos que Perl vem perdendo espaço

    Sei não hein, cadê a estatística disso?

    não por ser ruim (óbvio que não), mas devido a uma série de fatos, por exemplo hoje, a orientação a objetos é algo que as empresas focam muito, sem mesmo saber por quê

    … cadê a estatística? …

    e isso acaba sendo um ponto negativo, por Perl não ter um suporte tão bom à OO (como tem no Perl 6).

    Isso não é verdade, o Perl 5 tem bom suporte a OO, tem quase tudo que o Perl 6 tem.

    Por parte, “culpa” do PHP que popularizou-se de uma forma tremenda. Ruby on Rails então nem se fala.

    estatística… cadê a estatística?

    Caio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 4:53 pm

    Esta certo, eu me confundi. Perl esta crescendo muito, dominando o mercado de trabalho, e o suporte à OO esta ótimo.

    E somos livres para ter opiniões próprias, a minha é que Perl 6 esta muito melhor.

    E as estatísticas podem ser conferidas através de vagas de emprego por exemplo, pelo menos as vagas que vejo para Perl (vejo bem mais vagas para PHP), 80% delas são para administração de servidores. (Minha visão)

    Outro fato é que PHP cresceu muito (não sei como alguém pode negar isso), e que Ruby cresceu também devido ao seu “marketing”. (Minha visão)

    E apesar de tudo eu pouco me importo com mercado de trabalho, foram só comentários baseados no que vejo por ai.

    E se eu estiver completamente errado, esqueçam tudo o que eu disse aqui e me desculpem.

    Abraços amigos.

    Caio (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 4:56 pm

    Deixando claro a minha frase “eu pouco me importo com mercado de trabalho”, eu acho que cada um tem que se focar naquilo que gosta, e não somente no mercado de trabalho.

    É claro que ninguém vai se focar em Brainfuck pro resto da vida, mas também não me focaria em Delphi (nunca) só porque tem um amplo mercado de trabalho.

    Manuela (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 5:23 pm

    Eu antes estava aprendendo delphi , java e depois .net.
    Isso na faculdade e sempre tinha estágio de suporte , entrei em um e fui olhando.
    Quando vi que aqui tinha vagas para qualquer uma das 3, mas na parte de estágio pediam muito.
    De todas o que consegui foi .net e fui melhorando o conhecimento, hoje sei muito mais de .net do que das outras duas.
    Mas aprender por aprender isso não quero , quero saber algo que mais em diante possa ser um diferencial no meu curriculo.

    guest (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 5:56 pm

    O maior diferencial que você pode colocar no seu currículo é fazer muito bem o que você faz. Se você gosta de .net, dedique-se.

    Se você tiver curiosidade, conheça Perl. A gente fala que tem um ponto na aprendizagem de Perl que abaixo dele a linguagem parece uma bosta, já quando vc ultrapassa esse ponto (atinge a iluminação), você passa a ver a linguagem com outros olhos, e percebe o quão bela, flexível e poderosa ela é. Comigo foi assim, e com muitos outros também. Eu detestava, mas insisti em aprender assim mesmo. Um dia deu aquele estalo e tudo começou a fazer setido.

    Só uma dica: ESQUEÇA trechos de código pegos soltos na web. Procure ler o Livro do Camelo. Leia os livros, fale com algum grupo de programadores como a rio-pm ou a sp-pm. Conheça as pessoas, conheça a lingugem, mas conheça de verdade, e não somente o que falam dela fora de contexto.

    Perl não é pra curiosos de fim de semana. É pra quem quer se dedicar de verdade.

    Se quiser vir, seja bem vinda.

    Abraços

    Eden Cardim (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:32 pm

    E as estatísticas podem ser conferidas através de vagas de emprego por exemplo, pelo menos as vagas que vejo para Perl (vejo bem mais vagas para PHP), 80% delas são para administração de servidores.

    Estatística exige que você cite a fonte dos seus dados junto com a metodologia de amostragem e valores absolutos. A estatística demonstrada em http://www.theregister.co.uk/2009/01/21/open_source_projects_08/ obteve resultados bastante contrários aos seus.

    Manuela (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 9:56 am

    Eu aprendi .net lendo livros , revistas e na propria faculdade que fiz.
    Sei que aprender a programar não é só ctrl + c e ctrl + v.
    Mas as vezes pegar um código na net que faz mais ou menos o que queria é valido , porque você pode ver no código o que precisa ser arrumado e ´já altera apartir do que está pronto.
    Já achei por exemplo código em javascript para verificar cpf e cnpj , só precisei fazer umas alterações e ai ao mesmo tempo que verificava já formatava a entrada.

    guest (usuário não registrado) em 13/02/2009 às 4:55 pm

    Isso não se aplica a Perl por exemplo, cujas mudanças de versão (major version) trazem profundas alterações.

    Como Perl é comummente associada a (ha|cra)ckers, é fácila achar código de lammer (mal) escrito em Perl 4.x.x que é bem diferente de Perl 5.x.x, utilizando construções mal desenhadas e em desacordo com as boas práticas de programação (afinal, lammer é lammer…).

    É muito mais proveitoso você conhecer as listas que eu citei, do que se erder em fóruns duvidosos.

    Recomendo o livro do Damian Conway, Perl Best Pratices.

    http://rio.pm.org/lista.pl
    http://mail.pm.org/mailman/listinfo/saopaulo-pm

    Para dominar Perl vc vai precisar ler, muito mais que ver código.

    Aliás essa é uma das característcas que eu mais gosto, Perl significa pouco código, porém com muito significado. Perl agrega muito mais valor ao software com códigos menores *E* mais limpos.

    E até por isso, os lammers, nessa ansia de mostrar que (acham que) sabem soltam nos fórums, códigos porcos, que dão a entender que a linguagem é só isso.

    Perl não é só uma linguagem, é uma cultura que transcende o espaço técnico e isso você nao vai conseguir captar somente em trechos perdiidos de código. Conheça a comunidade e aprender Perl se torna uma consequência.

    Aliás muitos dos programadores Perl que eu conheço, programam em várias linguagens.

    Espero que você se sinta motivada, e mais uma vez, seja bem vinda.

Este post é antigo (2009-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.