Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft processa TomTom por patentes de software

Das 8 patentes mencionadas, 3 são relacionadas à implementação de Linux adotada pela TomTom, e 5 relacionadas a softwares proprietários. A Microsoft afirma ter interesse em resolver a questão fora dos tribunais, por acordo entre as partes – antes de chegar a confirmar (ou não) se as patentes estão mesmo sendo infringidas, portanto. A empresa também diz que o Linux não é o foco da ação.

“A Microsoft está processando a TomTom, empresa desenvolvedora de dispositivos de navegação portátil e que utiliza Linux nestes aparelhos.

Finalmente depois de fazer muito barulho em relação às suas patentes a Microsoft possivelmente terá oportunidade de validá-las (ou não) perante um tribunal.

O resultado desta decisão será importante não apenas para definir se realmente é válida a alegação da Microsoft de que o Linux infringe suas patentes, mas poderá definir o futuro de uma das principais desenvolvedoras de PND (Portable Navigation Devices em inglês).

Se a TomTom obtiver vitória o mercado de PND poderá mudar completamente. Hoje este mercado é dominado pelo Windows CE, sendo a TomTom uma das poucas fabricantes a utilizar Linux.”

Enviado por Alan (acassisΘgmail·com) – referência (techflash.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 10:40 pm

    Hum… estamos num começo de ano interessante para o movimento software livre e cultura livre.

    Estamos com o Pirate Bay nos tribunais, e agora pode-se ver as ameaças de quebra de patentes da Microsoft pelo Linux…

    Tomara que a TomTom leve a disputa até os tribunais.

    stefan (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 11:03 pm

    “Tomara que a TomTom leve a disputa até os tribunais.” [2]

    Também espero. Não me surpreenderia se isto já é um golpe pensado..

    MaxRaven (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 11:10 pm

    o duro que ninguem quer levar para os tribunais pq é muito caro, as vezes sai mais barato fazer acordo, ai já viu, lá vai o FUD imperar novamente.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:46 am

    Por essas e outras que pode ocorrer uma briga feia, se alguma empresa usar Linux ou outro SL num produto seu e tomar um mercado que é da Microsoft.

    Falando nisso, o acordo entre a Microsoft e a Novell está começando a mostrar para o que veio: “Enquanto não me sinto prejudicado, não vou impedir de usarem minhas patentes. Mas na hora certa…”

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:48 am

    E esta empresa me lembrou uma outra que não tem nada a ver com informática… :D

    Brunno (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 2:24 am

    Um belo golpe seria a TomTom vender-se para a IBM.A briga iria ser otima. :D:D:D

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 6:06 am

    Se a TomTom for aos tribunais e ganhar a MS deverá pagar todos os custos advocaticios da TomTom e vice-versa. Vamos ver se a TomTom encara essa…

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 6:08 am

    Estou aqui a pensar porque este predador (MS) escolheu precisamente essa vítima e dessa industria (sistemas de navegação). Possivelmente porque fabricantes de sistemas de navegação não sejam muitos (possivelmente menos de 10).

    Alguma sugestão?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 7:39 am

    Bom, teria de ver a patente que ela se refere. Se for uma patente referente a sistemas de navegação, está óbvio o motivo.

    cardoso (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:47 am

    Marcos, no artigo original há a descrição das patentes, e a própria ação está disponível para download.

    Das patentes que envolvem Linux elas falam sobre FAT/FAT32.

    Aparentemente estão listadas apenas como acessório, a questão principal são patentes sobre dispositivos de navegação e interface.

    FAT é uma tecnologia tão de base que se torna inviável processar, é como aqueles processos do GIF. Só o fato de todos os pendrives do planeta pararem de funcionar é o suficiente pra nenhum juiz dar ganho de causa da MS.

    self_liar (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:09 am

    I ownz all your doubleclickz

    O linux suporta tantos formatos de arquivos e as bestas dos fabricantes ainda insistem em usar a porcaria do FAT32/FAT16 nos pen drives e memórias em geral. Já está mais do que na hora dos fabricantes de hardware se unirem e criarem um outro sistema de arquivos ou usar algum dos já existentes para linux e criar um programa de instalação no windows que enxergue o tal formato, como já existem alguns para ext2 e ext3 (http://www.fs-driver.org/ p.ex)

    Os primeiros pen drives vinham com CDs de instalação porque antes do XP o windows não conseguia acessar pen drives nativamente. Se os usuários leigos faziam isso na época, ninguém morreria se tivesse que fazer o mesmo para acessar um pen drive em ext2/ext3 ou outro formato não nativo do windows.

    O linux está incomodando bastante a MS na área de sistemas embarcados porque concorre com o Windows CE e tem várias vantagens sobre ele. Agora entrando também no mercado de smartphones e netbooks a MS deve estar sentindo uma boa pressão e a tendência é aumentar mesmo essas atitudes da MS contra a concorrência.

    Sandro (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:25 am

    Sera que a Microsoft ganhar vai parar so nesse caso? acho que é apenas o começo?

    Diniz (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:09 am

    Mas me pergunto, pq a TomTom, que mal se ouve falar e não alguma outra empresa com mais hype??

    Bem que eu gostaria que a tomtom levasse o caso para os tribunais e que se fizesse uma análise bem apurada sobre a validade dessas tais patentes e se elas estão corretas.

    Se a tomtom ganhasse seria um duro precedente para o histórico da MS.

    Segundo

    http://www.theregister.co.uk/2009/02/26/microsoft_sues_tomtom/

    5 das patentes supostamente violadas não tem nada a ver com o linux e as outras têm a ver com nomes longos e outras coisas relacionadas com a FAT.

    “Five of the patents relate to car-navigation technology, while three cover technology that makes file management more efficient.

    The company claims its allegedly infringed navigation technology lets TomTom devices run multiple applications, provide “more natural” driving directions, integrate with other devices, access the internet, and run virtual on-screen controls.

    The file-management IP relates to two of Microsoft’s FAT Long File Name (LFN) patents that help with naming, organizing, storing, and accessing file data. Another patent fingered by Microsoft lets systems work better with flash memory.”

    Nos EUA a MS venceu na justiça americana a questão das patentes sobre o FAT

    http://www.neowin.net/index.php?act=view&id=32037

    mas na Alemanha a patente foi declarada nula

    http://www.heise.de/english/newsticker/news/86141

    Espero que a Europa e o resto do mundo não caia na besteira desse sistema maluco de patentear software e coisas óbvias ou absurdas.

    SiBeRiaN` (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:06 am

    E SE isto tudo não passar de uma encenação com final já definido em acordo? Não se pode negar que seria uma tremenda jogada…

    Se isso acabar nos tribunais ou alguém comprando a briga, eu acredito que seja coisa séria.

    tenchi (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:28 am

    Manuel, até hoje não vi um sistema de arquivos que tenha as características necessárias para o uso num pendrive do que FAT. Porque? FAT não tem aquela “frescura” de permissões. Meu pendrive tem uma partição FAT e outra ext3. A em FAT eu plugo no computador e automaticamente todos os arquivos tem como dono o usuário que plugou. Já com ext3, que tem todo o sistema de permissões, os arquivos tem permissões próprias, e se o usuário que gravou tem o UID 1500, em outra máquina aquele arquivo terá como dono o usuário com UID 1500, mesmo que não exista! Neste último caso somente o root terá acesso àquele arquivo.

    Um sistema de arquivos para uso em pendrives teria que ter estas características de uma maior flexibilidade no sistema de permissões. Se não tem o jeito é usar FAT mesmo, embora FAT seja algo tão estúpido que nem valeria uma patente… hauahua E pensar que a MS usou este sistema de arquivos até o Windows ME…

    Nunca havia ouvido falar nesta empresa, mas pelo que vi ela atua bastante no ramo automobilístico, com GPS integrados à automóveis, etc. Isso me faz lembrar do fiat punto…. E tomtom? Me parece um nome chinês… hauahua

    tenchi,

    O ext2ifs (no windows) que eu citei não respeita as permissões o ext2/3

    http://www.fs-driver.org/faq.html#acc_right_limit

    ou seja, não há inconveniente nenhum para quem usa windows. E isso foi só um exemplo. Há outros sistemas de arquivos e poderia-se mesmo usar outro sistema de arquivos novo. O problema é a mentalidade dos usuários de windows que choram sempre. O usuário só teria que instalar um programinha para que o windows enxergasse um novo tipo de sistema de arquivos (não nativo).

    Inclusive no próprio windows é possível formatá-lo para usar ntfs por exemplo

    http://i333.blogspot.com/2009/01/format-usb-pen-drive-with-ntfs-file.html

    Inclusive o linux já tem suporte a sistemas de arquivos mais apropriados para memórias flash

    http://www.yaffs.net/
    http://sourceware.org/jffs2/

    Bastaria usar um sistema de arquivos como esses e escrever um driver para o windows enxergá-los, como foi feito no ext2ifs. O windows permite, portanto, que novos sistemas de arquivos sejam acrescentados, embora não seja muito comum ver isso no windows porque usuário de windows é tratado sempre como imbecil que tem que ser mimado.

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:21 pm

    O jugamento será na Europa ou nos EUA?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 4:38 pm

    Manoel, por que eles iriam querer usam um sistema de arquivos que tivesse de instalar alguma coisa se eles podem simplesmente usar o sistema de arquivos fat que tanto Windows, Linux e Mac reconhecem?

    O usuário comum não interessa que o dispositivo use x ou y, ou que empresa x é boa e y é monopolista, ou que fica uns segundos mais rápido. Ele quer simplesmente plugar e usar, e a não ser que a MS incorpore algum outro sistema de arquivos no Windows, a única opção além do fat/fat32 é o ntfs.

    Marcos Alexandre, e tem também a questão dos “emepetrês” que só reconhecem FAT. Um outro sistema exigiria uma mudança em todos os aparelhos atuais, e acho que nem todo mundo tem coragem de fazer uma atualização de firmware.

    E Manoel, eu realmente não conhecia estes outros sistemas que você citou… Interessante…

    Bruno (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:18 pm

    @Manoel

    O problema de outros sistemas de arquivos, além de permissões, são a escrita constante (vida útil). FAT ainda manda. Nesse caso o problema não é todo do fabricante.

    Se houvesse um sistema alternativo, seria interessante o fabricante fornecer o suporte para windows (o linux acessaria nativamente) na forma de driver, ou para download ou dentro do próprio pen drive.

    Marcos Alexandre,

    Eu concordo que usuário leigo é um bicho preguiçoso, que quer sempre moleza e não quer aprender nada novo, mas como é que esses mesmos usuários tinham que instalar um driver no windows 9x para usar pendrives (o meu primeiro pen drive era assim, vinha com um minicd contendo o driver) e como é que ainda hoje eles instalam drivers e aplicativos que vêm em CDs/DVDs do fabricante para fazer algum hardware novo funcionar (o windows não suporta muitas coisas sem instalar drivers de terceiros, menos do que qualquer distribuição de linux recente) ?

    Resumindo, o cliente nem sempre tem razão, e bastaria que os fabricantes fizessem um consórcio para o desenvolvimento ou adoção de um novo sistema de arquivos sem patentes e provavelmente com muito mais recursos e vantagens. Não consigo entender como ainda hoje a Microsoft pode ditar tanto as coisas aproveitando-se da ignorância e preguiça dos seus usuários. O uso do IE ainda hoje que o diga.

    Software livre e padrões abertos e sem patentes não são coisa de comunista ou de nerd idealista hoje em dia, muito pelo contrário, são coisa de empresas capitalistas que querem deixar de ser reféns ditados por uma empresa monopolista e que usa e abusa disso.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 28/02/2009 às 10:42 pm

    Não consigo entender pessoas que comandam empresas como a Microsoft, eles já tem tudo, sabem o quanto estão errado pelo monopólio que fazem e ainda querem mais.

    Eu não estou preocupado com a saúde do linux, tenho certeza que ele se safa dessa, mas fico preocupado que existam pessoas que sejam assim, afinal somos todos irmãos, e como irmãos deveriamos repeitar uns aos outros. Falta temor à Deus, podem rir à vontade de mim, mas eu ainda acredito nele.

    Tadzio (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 11:51 pm

    Luiciano, ‘N’ele (Deus) deveria ser com maiúscula.
    e concordo com vc.

    fat é e sempre foi um sistema medíocre, desde o fat12, o primeiro que conheço.
    já vi muito usuário de windows para quem eu estava demonstrando o Linux reclamar de instalar arquivos e dependências e na hora que eu mostrei que uma placa de rede/som onboard no windows só roda com CD enquanto no Linux funciona bem, ficou sem argumentos.
    não custa nada instalar o novo sistema de arquivo do CD, nem precisa ser ‘oggfs’, pode ser ‘mp3fs’ ou ‘flashfs’, nem ligo. mas fat é triste.
    fat tem vários erros na implementação em memórias flash que deveriam ser repensados, portanto, um outro sistema deveria ser criado ou pelo menos acordado pelo fabricantes. trilhas setores e cabeças (de leitura/gravação) não fazem mais sentido neste caso…

    modo mal agora: aposto que MS banca fabricantes de hardware que usam fat e desenvolvedores de jogos somente em DirectX. isso é opinião minha tá?

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/03/2009 às 12:08 am

    @Tadzio,

    FAT: File Allocation Table… deveria ser com letra maiúscula! =P

    @Todos,

    O que eu acho é que o “acordo” com a TomTom já está pronto… Vai ser um acordão incluindo todas as patentes e isso só vai ajudar o FUD. Aí então vão dizer:
    * Ameaçamos… e eles, por entenderem que temos o direito, fizeram um acordo.

    André Caldas.

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/03/2009 às 12:21 am

    @Manoel Pinho,

    Nos EUA a MS venceu na justiça americana a questão das patentes sobre o FAT [...]

    A notícia que você mandou diz que o U.S. Patent and Trademark Office, e NÃO a justiça americana, rejeitou o pedido para invalidar a patente. Acho que isso não significa que a patente já foi testada na corte.

    André Caldas.

Este post é antigo (2009-02-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.