Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft financiará implementação open-source do NFSv4 para Windows

“Tradução livre: “Microsoft fechou acordo com a unidade de pesquisa da Universidade de Michigan para a criação de uma versão open source do NFS que irá funcionar com o Windows.”

“A unidade de pesquisa do Centro de Integração Tecnológica da Informação da Universidade de Michigan (CITI) é também o responsável pelo desenvolvimento de um cliente NFS v4 para Linux. A versão 4 do NFS adiciona várias novas funcionalidades, incluindo suporte para travamento de arquivos e protocolo `mount`, forte segurança, operações compostas, cache e internacionalização, de acordo com o site da instituição.””

Enviado por Eder (edermpΘgmail·com) – referência (blogs.zdnet.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fabiano Pires (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 6:00 am

    hummmmm …. “Eu temo os gregos, mesmo quando eles trazem presentes”

    devnull (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 10:16 am

    Isso é um presente para quem?

    self_liar (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 11:31 am

    É simples, Usuários que acessam servidores linux podem facilmente tranferir informações para clientes windows.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 11:51 am

    Ainda bem, por que aquele CIFS já deu, não? Tem NFS pra Windows, mas não achei como conectar num servidor, só achei como montar um server no Windows (inversão de tarefas)…

    xbyz (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 11:59 am

    Parabéns à Microsoft pela iniciativa!

    Chato (usuário não registrado) em 27/04/2009 às 2:00 pm

    A MS tem estado “cooperando” com a Citrix para que o Windows rode bem em Xen, já que em grandes CPDs a virtualização é uma tendência que não irá voltar atrás. Daí que o NFS tem sido bastante usado para comunicação com storages (NAS) para os HDs desses servidores virtuais todos.

    Não sei se a ligação é essa, mas claramente a explicação para o interesse deles é facilitar operabilidade entre Windows e Unix. Coisa que está voltando a ficar cada vez mais comum em CPDs, depois da quase hegemonia da MS no fim dos anos 90.

    Alukard (usuário não registrado) em 27/04/2009 às 4:40 pm

    Ué, e qual é o problema? Melhor até pra eles, que terão suporte de sistemas além do Linux e do Windows… Sinceramente, manter um sistema de arquivos completamente fechado é uma atitude no mínimo obtusa. Acho que antes de dizer algo (a favor ou contra), seria melhor ver como a coisa anda primeiro.

    Se tivermos a ceteza de que pelo menos uma versão será livre (seja sobre que licença for), se a MS fechar depois pode-se ao menos pegar as antigas e desenvolver a partir daí. Foi justamente o que o X.Org fez com relação ao antigo XFree86.

    eu vejo isso como um passo certo para eles, nada mais.

    seria interessante se eles implementassem algo em torno de sistema de arquivos no windows, iam provavélmente ganhar alguns usuários linux a mais para dividir o hd direito

Este post é antigo (2009-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.