Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft e Red Hat firmam acordo para virtualizações de servidor

Destaquei um trecho: “A Red Hat também assegurou à comunidade de código aberto que sua aliança com a Microsoft cobre apenas o suporte técnico coordenado, usando somente validações do servidor, e não inclui nenhuma patente ou direitos de licença de código aberto (…)”

Segue trecho do iG Tecnologia:

Em fevereiro deste ano, Microsoft e Red Hat decidiram cooperar entre si para promover o uso conjunto dos seus sistemas, devido à demanda dos clientes, mas apenas recentemente o objetivo foi realizado. Os consumidores podem agora utilizar o Windows Server da Microsoft juntamente com o Enterprise Linux, da Red Hat, em um ambiente virtual combinado pela primeira vez.

“Administradores de TI que possuem infra-estruturas heterogêneas certamente entendem o problema de ter que lidar com múltiplos suportes técnicos independentes”, disse Steven Brasen, principal analista da Enterprise Management Associates ao site IT Pro. “Com esse anúncio, a Red Hat e a Microsoft garantem a seus clientes que resolverão seus problemas, não importando se o problema é relacionado ao sistema operacional ou à implementação da virtualização”, lembra o analista.

Nessa aliança a Red Hat vai validar usuários do Windows Server 2003, 2008 e Windows 2008 R2 para sua plataforma Red Hat Enterprise Linux. Já a Microsoft deve certificar usuários do Red Hat Enterprise 5.2, 5.3 e 5.4 para Windows Server 2008 Hyper-V, Microsoft Hyper Server 2008, Windows Server 2008 R2 Hyper V e Microsoft Hyper Server 2008 R2, de acordo com o site da Forbes.

A Red Hat também assegurou à comunidade de código aberto que sua aliança com a Microsoft cobre apenas o suporte técnico coordenado, usando somente validações do servidor, e não inclui nenhuma patente ou direitos de licença de código aberto, segundo o site The Register. O acordo também não possui cláusulas financeiras, exceto para as taxas de certificações padrão e para testes de validação necessários. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hever Costa Rocha (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 8:22 am

    Cliente:

    - Bom dia, estou tentanto instalar o Red Hat Enterprise 5.2 virtualizado no Microsoft Hyper Server 2008 R2. Depois do processo de instalação terminar normalmente, durante o boot, uma mensagem de erro é exibida: “Grub error 17″

    Suporte:
    - É uma cilada Bino!

    Alexandre (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 8:41 am

    a ignorancia de uns !

    miranda (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 8:47 am

    a ignorancia de uns ! (2)

    Cardoso (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 9:21 am

    Enquanto isso fora do mundo corporativo a tiração de reta vai de vento em popa. “desculpe senhoooorr não podemos estar dando suporte a mac, só windows” ou o clássico “senhorrrr se não instalar o discadooor não vamos poder estar dando suporte a seu problema, não não damos suporte a roteadoorrr”

    A última foi quando liguei, uma vez, comunicando que um caminhão desceu a rua arrancando todos os cabos telefônicos. A anta não queria abrir chamado pq meu modem era roteado. JURO!

    Queria muito um acordo desses Telemar/Dlink.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 9:43 am

    “Queria muito um acordo desses Telemar/Dlink.”

    Já estou imaginando a criatura falando: Um momento senhor, vou estar transferindo a sua ligação para o setor responsável pelo suporte a modens roteados… aguarde mais um pouco por favor… tu tu tu…

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 10:17 am

    heiaheuiahieae
    essa do cardoso foi massa
    haheihaeuihaie

    Marcos (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 10:36 am

    Essa do Cardoso tinha de ser anotada em um número.

    dasj (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 11:39 am

    e agora?
    Isso não deixa a redhat oficialmente EVIL tb?
    A queridinha do papai nunca leva castigo, por mais que fique se engraçando com qualquer um por ai…
    O.o

    Eu (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 12:02 pm

    dasj,

    Observe a diferença entre este “acordo” e o “acordo” da Novell. A RedHat apenas garante com isso que seu sistema seja homologado para rodar no Hyper-V, o que garante a ela que não haverá desculpa de algum gerente que não pode instalar Linux pois não é homologado.

    Não tem nada de EVIL nisso, a interoperabilidade, mesmo com a MS é desejável. A comunidade não tem nem deveria ter problemas com isso. O que não seria razoável é ela ter que assinar algum acordo de patentes para isso, coisa que ela não fez.

    Em resumo, ganhamos todos pois não há mais a desculpa oficial que não pode usar uma VM Linux porque não tem suporte. Só isso.

    Flávio (estou máquina pública, por isso não fiz logon)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 12:42 pm

    Aprende aí como se faz Novel…

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 1:46 pm

    O pior de tudo foi… O computador (Computador para Todos) será?
    Minha esposa toda feliz com o computador oferecido aos professores por um preço abaixo da tabela… Mais nem tão baixo assim… (Então ela ligou para Telemar(Velox) ultrapassado)) porque não estava conseguindo conectar a internet, então a atendente respondeu-Senhora só damos suporte a computadores com o OS Windows. Nossa que absurdo… O que o Governo acha que o professor vai fazer sem internet ?, Ha talvez seja pra jogar PACIÊNCIA… Era pra existir uma lei que obrigassem as telecons e afins a dar suporte também a outros OS

    Wallacy (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 3:58 pm

    Ha ha ha…

    Eu,

    Se for por essa linha de pensamento e se o cara dizer…. “Dã, mais se eu for processador por o Linux infringir patentes, bla bla bla”…

    Se você for para o lado pratico, se a questão é garantir dar garantias para o Cliente, também não existe nenhum problema com o acordo da Novell.

    Ou melhor, não existe nenhum problema. O que existe é a turma do mimimi traiu o movimento, podem procurar posts meu naquela epoca! Eu cantei essa “nota”, até falei que a RedHat iria fazer um acordo, já que fazer acordos com a lider mundial em software é algo tão obvio quanto acordar, só que iriam tirar a parte das patentes (que até então, para quem não lembra estava na mídia na época um monte de bobeiras sobre infringir patentes, e que depois parou)…

    A Red Hat foi esperta, esperou a poiera dos FUDs sobre patentes baixar, usando a Novell como bode espiatório, e depois fez um acordo similar (sim bem similar) só que deixando de lado tal questão de patentes, já que depois do acordo MS-Novell a MS “parou” de bater nessa tecla.

    O pessoal do Samba foi dar uma espiada em Redmont… E bem, podem ter certeza que agora em diante é o que mais vai acontecer, depois do “choque”, muitos vão perceber que interoperabilidade é uma via de mão dupla, não adianta agente chorar para a MS fazer softwares interoperaveis se não fizermos nossa parte para integrar nossas tecnologias com a deles, que já estão consolidadas no mercado.

    Por falar em Novell, quem lembra do Linux Driver Project? Quando a Novell estava pagando para um dos seus funcionários trabalhar em tempo integral só com o desenvolvimento de drivers livres “de grátis” para as empresas? Já que tava todo mundo de mimimi com a Novell muitas outras empresas nem aderiram o projeto.

    Bem que a RedHat que é a santa do mundo Linux poderia fazer o mesmo, era (e é) um projeto promissor que usa o melhor dos dois mundos, o know how de uma empresa na area e o grande numero de empresas que necessitam de portar seus softwares para nix porém se torna muito caro para elas.

    Wallacy (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 4:04 pm

    Eita, ficou todo confuso meu texto…

    Freiro (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 5:00 pm

    Suporte da F-Secure: “Desculpe-me senhor o Debian GNU/Linux 4.0(stable) não é homologado, precisa ser instalada a versão 3.0″

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 7:31 pm

    “(…) do acordo MS-Novell a MS “parou” de bater nessa tecla.”

    Então no final das contas ela, Novell, ajudou a gente e a RedHat?
    Independente da reposta, ambas são empresas que precisam de capital, e quanto mais melhor! O sistema é assim. Não vou ficar acusando empresas de serem traidoras do “movimento livre”. E nem deixarei de gostar do OpenSuSE (que aliás é Open e não SLED ou SLES). Certo que me deixa com certa pulga atrás da orelha, mas sempre achei o Mandriva uma concorrente à altura, e o Ubuntu é super rox.
    Deve ser por isso que o Projeto Debian é tão radical, porque uma curva pode levar a um destino totalmente diferente.
    Uma coisa é certa, não gosto do Windows.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 9:42 pm

    empresas são apenas empresas, nem boas nem más, visam o lucro e a valorização de suas ações.

    A ironia disto é que, esse é o chamado “mercado aberto”, ou “livre iniciativa” ou ainda “abertura de capital” etc, etc.

    wallacy (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 12:05 pm

    Alex Góes Fuhrmann,

    E pra que fazer uma pergunta se tanto faz qual é a resposta?

    De qualquer forma a resposta é: A Red Hat ajudou, ajuda e provavelmente vai ajudar ainda mais no futuro.

    Afinal, Linux é o negocio dela, assim como é o da Novell, da Mandriva, e por ai vai.

    Como existe o fator ‘open’ no meio, uma aproveita o que a outra faz de bom, e por ai vai….

Este post é antigo (2009-10-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.