Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft e Red Hat fazem parceria para interoperabilidade em virtualização

O tempo passa, o tempo voa, e aquela velha questão da “proteção contra patentes de software” (dela) parece que vai ficando menos indispensável para a Microsoft na hora de fechar acordos de interoperabilidade e suporte cruzado ;-)

Escreve o André Machado:

“A Microsoft anunciou nesta segunda-feira um acordo com a Red Hat para interoperabilidade focada em virtualização, cobrindo os seguintes aspectos:

  • a Red Hat validará os guests Windows Server 2003 SP2, Windows 2000 Server SP4 e Windows Server 2008 em tecnologias de virtualização Red Hat Enterprise.
  • a Microsoft validará os guests Red Hat Enterprise Linux 5.2 e 5.3 no Windows Server 2008 Hyper-V (todas as edições) e Microsoft Hyper-V Server 2008.
  • uma vez que cada companhia complete os testes, clientes com acordos de suporte válidos irão receber suporte técnico cooperativo para: rodar Windows Server virtualizado num Red Hat Enterprise; rodar Red Hat Enterprise Linux virtualizado num Windows Server 2008 Hyper-V.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:30 pm

    O grande lance desse acordo é que ele não inclui nada sobre patentes. Isso reforça a posição da Red Hat de ser contra acordos que envolvam potenciais quebras de patentes que nunca ficaram comprovadas.

    Tilt (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:33 pm

    É, mais uma vendida.

    Breno (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:38 pm

    Não vejo isso como uma venda, e sim como uma troca. Microsoft validando Red Hat Enterprise no Hyper-V e a Red Hat validando Windows® Servers no Red Hat Enterprise.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:42 pm

    Será que agora irão lançar o boycott-redhat?

    Dstolf (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:48 pm

    a red hat não aceitou as patentes da MS, como a suse…

    luiz (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:49 pm

    É uma cilada bino!

    Bem, pelo menos a Red Hat não botou patentes no meio, mas o pessoal do Boycott Novell pensa que pode não ter sido uma jogada esperta da Red Hat

    http://boycottnovell.com/2009/02/16/was-rht-ms-collab-smart/

    Se a Red hat tiver acesso privilegiado ao código-fonte do windows ou de alguma parte qualquer, sempre poderá haver a possibilidade de alguma ação idiota semelhante à da SCO contra a IBM, alegando que a Red Hat usou código ou tecnologia no kernel linux por ter tido acesso ao código.

    Bem, mas de qualquer jeito isso pode ser paranóia e a Red Hat até agora ainda se manteve fiel aos princípios do software livre.

    marcosm (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:18 pm

    Só que até onde ficou aparente não é necessário que a Red Hat tenha qualquer tipo de acesso ao código fonte do Windows ou qualquer outra informação privilegiada.

    A Red Hat só tem que testar o Red Hat em uma máquina virtual Windows e, caso não rode, verificar a especificação de hardware valida para a máquina virtual.

    A Microsft vai fazer o mesmo (só que ela pode olhar os fontes da red Hat :) )

    Luis (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:20 pm

    A Red Hat nunca poderia ter feito isso estão traindo a Comunidade. A MS deve ser vista como inimiga e repudiada sempre, porque ela vai acabar engolindo o Linux com essas parcerias. Ela visa somente a destruição do software livre se fingindo de parceira.

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:27 pm

    É isso aí, Luis! E quando o CTO da American Express quiser saber porque o Linux dos datacenters dele não fala com o Windows dos principais clientes, dizemos que é por uma quetão de princípios!

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:30 pm

    Manoel, não tem código-fonte no pacote, é certificação, suporte E drivers. A Red Hat é quem mais vai se beneficiar, o sistema de gerenciamento de ambiente virtualizado da MS vai passar a falar com o Red Hat virtualizado, e isso é MUITO bom, o o gerenciador da MS está anos-luz adiante de tudo que existe, inclusive o do VMWare.

    Fazendo uma analogia: Imagine poder rodar o Apache, usando as ferramentas de configuração do IIS, ou o GIMP com a Interface do Photoshop.

    A Red Hat nunca poderia ter feito isso estão traindo a Comunidade. A MS deve ser vista como inimiga e repudiada sempre, porque ela vai acabar engolindo o Linux com essas parcerias. Ela visa somente a destruição do software livre se fingindo de parceira.

    Eu espero sinceramente que isso seja uma ironia. Não existe mal nenhum nessa parceiria.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:32 pm

    Calma, Luis. É mais fácil a Microsoft falir do que engolir o software livre. E sabe por quê? Porque o software livre não pertence a uma ou outra empresa. O software livre é da comunidade. Sempre existirá. Podem até fechar uma empresa ou outra, mas o software livre vai continuar existindo.

    Deixa rolar. Vamos ver no que dá.

    Ainda que a MS comprasse a RedHat e tirasse todos os seus produtos de circulação, sempre existirá alguém pra fazer um “Open RedHat Linux” ou algo assim. Não se esqueça do OpenSUSE, que, apesar de muitos condenarem, é apenas patrocinado pela Novell, mas pertence à comunidade. Aliás, não entendo por quê tanto preconceito com a Novell. São uma empresa como qualquer outra e sabem perfeitamente que o código-fonte do Linux é protegido por lei.

    No mais, relaxem.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:50 pm

    Como diz num trecho lá na BoycottNovell.com…

    (lembrando e traduzindo de cabeça):

    “Melhor mesmo se não houvesse necessidade de acordos porque as partes envolvidas seguem padrões e a integração se dá ao natural.”

    E não considero isso utopia, trabalhando um pouco e conversando muito mais “poucos”, se chega lá.

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:58 pm

    Weber, lamento informar mas no mundo real não funciona assim.

    Mesmo com todos os acordos, protocolos e padrões, o equipamento da empresa A PRECISA ser certificado para trabalhar com o da Empresa B.

    Coisas estranhas acontecem o tempo todo, quando não há uma certificação e homologação. Não é “conversando um pouco” que a Red Hat vai garantir a um cliente que os US$5 milhões em licenças Linux adquiridas funcionarão em Hardware Dell, que por sua vez não venderá US$20 milhões em equipamento dizendo “deve funcionar no Red Hat”.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:06 pm

    Cardoso,

    O caso é que, poderia ser um processo muito menos burocrático. Por vezes acontece de se fazer homologação unilateral. A empresa quer utilizar uma solução e estuda as especificações técnicas, testa simulando o cenário que fará uso e pronto.

    Só por que se fala em linguagem figurada(caso do “conversar”) não significa que se é alienado.

    Economista (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:08 pm

    Jogaram a Suse na fogueira, e agora com a queridinha Red Hat? A empresa do Chapéu Vermelho se ficar muito feliz vai tomar um chapéu da empresa de Redmond como muitas tomaram. Preparem a lenha, a Red Hat já fechou seu código, fez do Fedora um beta e tem gente que ainda puxa o saco dela. Bem feito.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:16 pm

    Economista, se não quiser pagar para Redhat:

    http://www.centos.org/modules/tinycontent/index.php?id=15

    Vale a pena aguentar o nome duvidoso :) .

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:22 pm

    Bem, mas de qualquer jeito isso pode ser paranóia e a Red Hat até agora ainda se manteve fiel aos princípios do software livre.

    A Red Hat não é uma fundação sem fins lucrativos, é apenas uma empresa. E como empresa, os princípios aos quais ela se mantém fiel são os do capitalismo, e não os do software livre. Para a Red Hat, o software livre é somente um modelo de negócios bem sucedido e uma grande jogada de relações públicas. Mas assinar NDAs com fabricantes de hardware não faz parte dos “princípios do software livre”.

    E quando o CTO da American Express quiser saber porque o Linux dos datacenters dele não fala com o Windows dos principais clientes, dizemos que é por uma quetão de princípios!

    Seria melhor contar-lhe a verdade e dizer que é por que o Windows fala uma língua à parte do resto do mundo. E se ele optar por Windows, bom, este é um ótimo motivo para deixar de ser cliente da American Express.

    Sim, pois ela só está interessada em sua carteira de clientes, e não na segurança de seus clientes. Optar por Windows é optar por um modelo de segurança falho.

    Mesmo com todos os acordos, protocolos e padrões, o equipamento da empresa A PRECISA ser certificado para trabalhar com o da Empresa B.

    Coisas estranhas acontecem o tempo todo, quando não há uma certificação e homologação.

    Se é assim então a Internet só funciona por um milagre. E mesmo que fosse assim, isso não é desculpa para se desviar dos padrões…

    self_liar (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:34 pm

    Não é um contrato de patentes semelhante ao da novell.

    Mas ainda sim não confio na ms.Olhe o que certa vez bruce perens disse:

    “On the same day that CA blasted SCO, Open Source evangelist Eric Raymond revealed a leaked email from SCO’s strategic consultant Mike Anderer to their management. The email details how, surprise surprise, Microsoft has arranged virtually all of SCO’s financing, hiding behind intermediaries like Baystar Capital.”

    E a microsoft fez muitas acusações contrta a red hat dizendo que ela deve dinheiro a microsoft .E também contratou usou intermediários como a Acacia para processar a red hat. Nathan myrvold e o contratdo horacio guieterrez foram utilizar para patentes contra várias empresas.

    E vale lembrar que a red hat não aceita moonloght nas distros pois ele não é livre .E diferente a parceria entre a red hat e a novell.

    Wallacy (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:39 pm

    Haha… Toma turminha anti-ms…

    E claro que o acordo não envolve patentes… Porém, de resto é exatamente a mesma coisa do acordo da Novell. Interoperabilidade…

    Para quem tem memoria curta eu lembro: Meses antes do acordo entre Novell e RedHat, a Microsoft estava acusando o Linux de infringir suas patentes… etc.. etc.. etc.. Hora bolas? Se a Microsoft pretendia vender certificados Novell (cerca de 50.000) ela não poderia está dizendo que aquilo que ela vendia era pura marmelada né? Dai o acordo de patentes: Eu não te processo se vc não me processar! Simples né?

    E o mais curioso é que a MS engoliu MUITO software GPLv2, sendo que o esperado era que fosse o GPLv3, que muitos dizem ser “menos livre”…

    Agora porque diabos a RedHat não precisou fazer esse acordo? Uai, se a MS ao fazer o acordo com a Novell praticamente concordou em dizer que o Linux NÂO infringe patentes dela, a RedHat não precisa de nenhum acordo semelhante. Mais não duvidem… Se a Novell não tivesse feito esse acordo antes, a RedHat teria sim feito esse acordo.

    E não me venham dizer: Ah.. Mais ela não ia se juntar com o demo, etc. etc.. 1 ano atrás a postura da RedHat era de repudio a MS, e agora? O que importa é o bolso galera!

    Segundo esse acordo ai, a MS vai produzir os drivers né? Qual a maior birra com o mono/moonlight? Código livre (totalmente livre), feito pela MS… E esses drivers ai são melhores em que com relação aos codecs que a MS produz para o mono/moonlight? Ambos possuem a mesma licença!

    É tão bom ver como a opinião da comunidade “flutua”! “Venha a nós é fácil”, já ao “vosso reino” é outra estoria né? Se fosse a Mandriva que tivesse feito esse acordo, duvido que os amantes da Red Hat não estariam aqui jogando pedras a torto e a direita.

    E sabe o que é pior? Da mesma forma que ninguém, na época do acordo da Novell passou para pensar o quanto estavam ganhando (o Samba por exemplo ganhou muito com o acordo da Novell), hoje muita gente vai ignorar todos os beneficios desse acordo da RedHat para reclamar… Vide o BoycottNovell que ta cheio de desocupados que vivem de mesada!

    O melhor que eles fazem é ficar contando distribuição para dormir….

    Não é exatamente a mesma coisa não, Wallacy. São dois acordos até bem diferentes, como até mesmo um exame superficial dos termos de ambos pode lhe demonstrar.

    Com a Red Hat trata-se de interoperabilidade em virtualização. Com a Novell trata-se de comercialização; patentes; interoperabilidade em formatos de arquivo, web services, virtualização; iniciativas de marketing em conjunto; e desembolsos de uma empresa na outra.

    E isso até mesmo sem considerarmos que a simples ausência, desta vez, de aceitação formal sobre a questão de “proteção” contra patentes da Microsoft incluídas no Linux já seria suficiente para tornar ambas as situações completamente diversas.

    E também mesmo sem considerar que dessa vez a Microsoft veio a público afirmar que seu acordo Red Hat/MS não possui componentes adicionais secretos, ao contrário do que ocorreu na vez anterior, quando as empresas envolvidas esclareceram que havia aspectos não divulgados.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:46 pm

    E olhe a licença do moonlight pra saber porque ele não é livre.Sem contar outros problemaas que até mesmo a sflc citou.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:51 pm

    E o boycottnovell pelo menos é muito sincero e informativo no que diz.E acima e tudo estãop montando um wiki com todas as informações confidenciais (agora publicas) do caso comes vs microsoft. E eles tentam e conseguem chegar a realidade dos fatos.

    Até o proprio trabalhador a microsoft, James Plamondon se arrenpende de fazer evangelismo e publicou varias informações neste site:

    http://cid-037f174267dc274c.profile.live.com/

    Esse cara era simplesmente um brainwasher dos empregados (“Matem todos os concorrentes , comprem analistas usem todos os argumentos!!!”)

    Eu estou começando a ficar com mais medo ainda…

    O fim-do-mundo está próximo.

    Já foi registrado o primeiro caso de cura do vírus HIV, o mundo anda em crise econômica numa época de riquezas nunca antes vista…

    A ciência está em seu auge mas ninguém consegue mais entender o mundo…

    A Red Hat faz acordo com a MS…

    O que será amanhã? Uma foto numa revista de fofoca do Stallman e Gates saindo – juntos – de um motel?

    Ainda tenho três anos até Nibiru destruir o planeta. Vou me preparando desde agora…

    :-)

    self_liar (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:26 pm

    E tome cuidado wallacy , pare com ofensas pessoais como chamar pessoas e entidades de desempregados ou que vivem dee mesadas.

    E tome cuidado em caracterizar pessoas como anti-ms e provocações como “Tome povo anti-ms”.

    Wallacy (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:36 pm

    É… to ciente Augusto. Generalizei mesmo só para provocar o povo que gosta de chiar com qualquer coisa relacionado a MS.

    O acordo da Novell possui muitos mais termos, etc etc… Acontece que foram poucos na época param para pensar que tirando todas as especulações, curiosamente só sobrava a verdade! O que era mais dito sobre tal acordo era que ele era uma armadilha para destruir o Linux, etc.. etc…

    Eis ai outro acordo para usar um software Microsoft junto a um software Linux… O que era mais que repudiado.

    Patentes? Que isso.. Ninguém perdia a oportunidade é de falar mal da Microsoft! Se o acordo não tivesse envolvido patentes teriam falado mal do mesmo modo! Agora como acordos com a MS é figurinha repetida, e que como ninguém que parecer disco arranhado o mais normal é um discurso um pouco mais hyppie sobre o assunto, até porque não tem muito o que falar já que como você mesmo ressaltou o acordo foi bem simples, assim a munição acaba rápido.

    E para mim o pessoal do boycottnovell é tão informativo quando a TV globo! De volta e meia eles soltam uma sem dizer com muita clareza de onde veio tal informação! Na verdade, como minha própria opinião (e a sua e a de qualquer blog da vida por ai) é carregado de opinião pessoal e como toda opinião está cheio de subversidade.

    André Machado (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:41 pm

    Gente, como é que vocês podem dar ouvidos para o Cardoso, que é uma pessoa que não está nem aí para o software livre e só quer saber de ver a discussão pegar fogo? Deixem que ele infle o seu ego com essa notícia com os fanboys de seu MeioBit, e vamos usar o espaço do BR-Linux para celebrar e discutir nossa Liberdade!

    Wallacy (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:48 pm

    Contacte meus advogados então por favor!

    Prefiro não agir como hipócrita e não colocar em pauta o que eu realmente penso. Anti-MS? Viver de mesadas? Se alguem achar que a carapuça serviu e resolver soltar a baiana não me importo de resolver nada nos tribunais. Porém vou exercer meu direito de expressão, se eu acho que uma determinada pessoa e/ou entidade, possui opniões muito alienadas vou dizer sem pestenar!

    Assim como eles não o fazem para falar mal das outras empresas.

    É o que eu disse antes: “Venha nós” é fácil, já ao “vosso reino” não rola né? Se alguem ataca outra pessoa e/ou instituição e não aceite que façam o mesmo consigo não merece nem um pouco de credibilidade.

    E sinceramente? Não dou a minima para toda essa politicagem ai, já basta eu viver em Brasilia! Só falei o que penso, porém a unica coisa que realmente me importa é ter um produto de qualidade em minhas mãos, se esse acordo vai me trazer produtos melhores! Ótimo, fico feliz, assim como o acordo da Novell me trouxe.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:51 pm

    Wallacy, você está parecendo somente alguém magoado por terem falado mal do Suse e seu irmãozinho Opensuse.

    A MS sempre faz por merecer ter um pé atrás.

    Essa postura de “ah, é empresa, deixa ela trabalhar” é bonita se vista de longe. Toda empresa visa o lucro e não há nada de errado nisso, mas quando ela começa com práticas buscando sufocar todo e qualquer concorrente ou aprovar “padrões” na marra, desde que ela que controle esse padrão. Sim, nesses casos deve-se ficar atento a essa empresa.

    Você que parece estar sendo intolerante, se está se dando um voto de confiança, deveria ser aplaudido, não ficar com essa postura rancorosa devido ao que foi criticado no acordo da Novell. Que a meu ver, foi justo.

    Aceitar “comprar proteção” lembra muito o que era feito pela máfia. Aquilo de certa forma sinalizou para o mundo que o Linux precisaria realmente desse tipo de acordo, que realmente violava as patentes nunca listadas da MS.

    Wallacy (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:52 pm

    Mudando um pouco o foco….

    E o mercado? Hoje a Red Hat caiu 5.69%…. Ou a noticia veio tarde demais, ou alguns investidores não gostaram nadinha do acordo. É esperar que amanhã a Red Hat dê a volta por cima!

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 6:56 pm

    Essa é a melhor resposta que você consegue me dar, André? Meus pêsames. Até o self_liar conseguiu ser mais consistente que você nas críticas, com direito a citações, links, etc.

    “Vamos discutir nossa Liberdade” céus, deu pra ouvir os unicórnios trotando pelos arco-íris, entoando o Hino do Software Livre. “de pé ó vítimas da fome…” ops, esse é outro.

    Por favor deixe espaço para quem quer discutir Mercado, num nível acima do “é uma cilada, Bino”.

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 7:02 pm

    Wallacy, o acordo saiu meio no final da tarde, não deu tempo do Mercado digerir direito as implicações. Eu estou mais interessado em ver a variação nas ações da concorrência. Foi uma senhora paulada no VMWare.

    André Machado (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 7:06 pm

    Essa é a melhor resposta que você consegue me dar, André? Meus pêsames. Até o self_liar conseguiu ser mais consistente que você nas críticas, com direito a citações, links, etc.

    “Vamos discutir nossa Liberdade” céus, deu pra ouvir os unicórnios trotando pelos arco-íris, entoando o Hino do Software Livre. “de pé ó vítimas da fome…” ops, esse é outro.

    Por favor deixe espaço para quem quer discutir Mercado, num nível acima do “é uma cilada, Bino”.

    E esse é o melhor comentário que você pode me dar? Quem não tem argumentos logo apela pra ignorância. De qualquer forma, você acabou de provar que eu estou certo.

    Wallacy (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 7:10 pm

    Weber Jr .,

    Interprete como quiser;

    Eu mesmo já reclamei muito a Microsoft, até publiquei um artigo a muito tempo sobre isso no meiobit.

    E para mim, podem falar mal a vontade do SUSE ou do OpenSUSE. Porém poderia ser o Mandriva, o Debian ou qualquer outra distro, eu provavelmente estaria falando a mesma coisa aqui.

    Na verdade, não pretendo levar o assunto mais adiante… Minha reação foi justamente ao contrario, quando vi a noticia sobre o acordo a primeira coisa que me veio a cabeça foi rir! Pois é, rir! Eu estou é rindo de toda essa situação! E só frisei antes o paradoxo (sobre meu ponto de vista) de algumas pessoas na hora de aplicar os devidos “pesos” para cada medida.

    Na verdade é tudo menos magoa, e nem deveria ser! Não ganho nada da Novell (ou de outra empresa) para defende-los. O fato de eu ter adotado o OpenSUSE como distribuição não é relacionado com isso, se um dia a distro não satisfazer mais minhas espectativas troco na boa! Na verdade, uso o SUSE antes mesmo da Novell ter adquirido a marca, não mudei porque eu ainda considerava bom, e continuo usando porque ainda considero a mais adequada para meu uso.

    Opiniões sempre se divergem, nesse caso em especifico a muito tempo a minha diverge de boa parte dos articulistas aqui do BR-Linux. Nada demais em minha opinião!

Este post é antigo (2009-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.