Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft confirma treinamento anti-Linux para lojistas dos EUA

Enviado por Flavio Moreira (flaviaoΘbol·com·br):

“A Microsoft confirmou a autenticidade do treinamento contra o Linux, flagrado por um funcionário da rede de lojas BestBuy, dos Estados Unidos.

Em comunicado, a MS declarou:

“A Microsoft trabalha com seus parceiros para ajudá-los a se prepararem para vender os produtos num mercado competitivo. Este material, que é apenas uma parte do material de referência que fornecemos aos nossos associados, foi especialmente criada para mostrar aos vendedores as diferenças entre Linux e Windows, para que eles possam ajudar os consumidores a comprar os computadores que atendam suas expectativas”.” [referência: wp.clicrbs.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:35 am

    Essa foi feia… :P

    Dark Blood (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:39 am

    Dane-se esse treinamento ridículo! Os usuários fiéis não abandonarão o sistema por causa disso. Os novos usuários que forem influenciados por isso que aguentem a falta de segurança do Windows. Azar o deles. Quanto a Microsoft, isso não é surpresa, pois ela já fez coisas piores do que isso…

    Eles não estão errados, estão defendendo o lado deles. Cadê as empresas de Linux que não fazem a sua parte e investem na resposta?
    Vão ficar esperando os resultados?

    Tilt (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:44 am

    Concordo totalmente com o marcosalex.

    Tomas (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:45 am

    Como ela é uma empresa capitalista não se espera outra coisa; Todas as empresas fazem isso independente se são de tecnologia ou não.

    João Marcus (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:46 am

    @marcosalex,

    Isso deveria ser considerado prática desleal, dumping. É como se a Coca-Cola “treinasse um funcionário” para “mostrar as vantagens da Coca-Cola sobre a Pepsi”. Quando confrontada, ela diria que está somente “esclarecendo o consumidor”. E eu sou o rei da Dinamarca!

    ELS (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:50 am

    @João Marcus
    Isso eh uma empresa promovendo seu produto. Contanto que ela nao esteja pagando os vendedores para “esconder” o linux da prateleira, isso nao eh desleal. Acontece em diversos ramos da industria, desde farmacos ateh alimentos.

    Se as empresas que dizem suportar o Linux nao fazem o mesmo, azar delas.

    Ademais, talvez vc queira checar o significado de dumping. Nao tem nada a ver com o que vc falou.

    Daniel (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:57 am

    Isso usem Windows … usuário tem que usar produtos MS, Linux é complicado!
    Melhor p/ mim. Assim o mercado fica com profissionais em Linux e não usuários que diz que sabe tudo de Linux.

    Eduardo Santos (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:03 am

    @Tomas E existem empresas que não são capitalistas?

    Adriano (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:10 am

    Essa não é uma estratégia de propaganda que foca os usuários fiéis, essa é uma estratégia que foca a maioria: os desinformados.

    Carlos (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:18 am

    O pior de tudo eh q essa tabela comparativa eh verdadeira…

    Smaug (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:18 am

    Eu também concordo com o marcosalex. Ao invés de ficar no nhém-nhém-nhém, as empresas que vendem Linux deviam APARECER para o usuário final!!!

    Eduardo (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:20 am

    Para eu isso não faz diferença nenhuma, só tem baboseira naquele cartaz.
    Outra coisa a galera gosta de meter o pau na ms, agora é hora de provar o veneno tbm.
    é a vida!
    Sempre Linux!

    Laércio (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:24 am

    Atitudes como esta só nos prendem mais ainda ao seguinte círculo vicioso:

    A popularidade do Linux não cresce (principalmente entre os novos usuários) porque não há suporte dos grandes fabricantes.

    Os grandes fabricantes não oferecem suporte a Linux porque a demanda de usuários deste sistema ainda é pequena.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:32 am

    Uma coisa é concorrência sadia entre empresas.
    Outra coisa é concorrência desleal por meio de FUD.

    Frank (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:35 am

    “Este material (…) foi especialmente criado para mostrar aos vendedores as diferenças entre Linux e Windows (…)”

    Diferenças como a melhor compatibilidade do Windows com impressoras e outros periféricos? Se me lembro bem, essa foi uma das principais reclamações daqueles que migraram do XP para o Vista.

    “(…) para que eles possam ajudar os consumidores a comprar os computadores que atendam suas expectativas.”

    Ou seja: os que vêm com o sistema deles!

    Tudo bem que a Microsoft faça campanhas em favor dos seus produtos. Cada um tem que defender o que é seu. Porém, como sempre, eles fazem isso de forma anti-ética contando mentiras para os seus consumidores.

    O gizmodo tem outras imagens (e mais claras) sobre o tal “treinamento” citado.

    Jorge Barros (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:38 am

    Com todos os defeitos, o Bill Gates ainda era menos-pior que o atual CEO da MS, o Steve Ballmer, ele tem feito um burrada atrás-da-outra, tem a sutileza de um rinocerente, tá tentando jogar o Vista guela-abaixo no mundo, e remendando o Vista com o esse tal Win7…
    Não sou contra a MS, ela tem bons produtos também, mas ao invés de melhorar o XP (que é um ótimo OS para clientes) eles estão nessa de fazer OS com perfumarias e perecível como uma moda passageira…
    É um ótimo momento para a o mundo open-source lançar um OS para cliente, leve e que pelo menos tenha um “mine-wine ou similar” que dê a capacidade ao OS rodar alguns aplicativos win32, tal como, aplicativos comerciais de SOHO, que em geral, são utilizados por pequenos escritórios de profissionais liberais, que geralmente não possuem CPD ou servidores dedicados, usam rede ponto-a-ponto e utilizariam bem algo assim.
    Eu aqui onde trabalho, uso o CentOS 5.3 e Vmware server para o trabalho pesado, mas não consigo usar Linux nas pontas (clientes) por meu ramo de atividades é engenharia e projetos, usamos muito CAD eletrico e Mecânico. e por enquanto não encontrei nada open-source que substitua o Autocad e o Eplan. Mas um bom cliente linux sem apelos de multimídia, leve e apenas para uso comercial e com a capacidade de interagir com mundo da MS.

    Carlos (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:42 am

    O que um usuario “comum” quer?
    1-Usar MSN
    2-Usar hotmail/yahoo/gmail
    3-Acessar Orkut/Facebook
    4-Usar IPod e Itunes
    5-Jogar The Sims, WoW e outros
    6-Transferir fotos e videos da camera digital/celular para o computador e vice-versa
    7-Instalar e usar uma multifuncional
    8-Escrever um texto mal formatado e ver correntes em formato apresentacoes
    9-Assistir Divx

    Perguntas:
    1-Existe suporte satisfatoriodo do fabricante pra os itens 1, 4, 5, 6 e 7 no linux? Nao.
    2-O vendedor vai querer cliente reclamando que o MSN dele nao tem uma carinha que ele gosta e q o computador identico do amigo dele tem? Nao.

    Esse eh o problema do linux conforme Laercio citou…

    Otto (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:43 am

    A tabela é verdadeira .
    Quem usa sabe bem as dores de cabeça em configurar dispositivos de hardware e compatibilidade entre protocolos proprietário.
    Concordo com Marcosalex, o que está faltando ainda é encarar isso como uma realidade e empreender esforços da comunidade para reverter esse quadro o mais breve possível. Não há como negar qie falta sim mais compatibilididade e facilidades ao usuário final leigo.
    É uma briga grande galera ,,,principalmente por envolver Bilhões de U$ !!!!
    Também é possivel reconheçer que houve grandes avanços do S.Livre nos últimos tempos , pois uso GNU/ LInux a mais de 11 anos.
    C

    Frank (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:44 am

    Obs.: recorri ao gizmodo para as imagens porque as do imageshack, que estão no site de referência daqui, são bloqueadas aqui no trampo.

    Bruno Silva (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:45 am

    “First they ignore you, then they ridicule you, then they fight you, then you win.”

    Mahatma Gandhi

    Paulo Junqueira (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:53 am

    Ótimo momento pra Canonial, por exemplo, fazer uma propaganda contrária. Não aos moldes das MS, mas ressaltando as vantagens de seu sistema para o usuário final.

    Adriano (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 10:56 am

    A tabela é verdadeira .
    Quem usa sabe bem as dores de cabeça em configurar dispositivos de hardware e compatibilidade entre protocolos proprietário.

    Eu uso, e não tenho tido tantas dores de cabeça com hardware.

    E quanto a protocolos proprietários… creio que parte deles são criados justamente para criar problema. Dá-lhe vendor lock-in no sujeito… que depois ainda vai culpar a falta de suporte no linux.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 11:20 am

    Porque eu odeio Linux:

    1- Nenhum antivirus presta pra Linux;
    2- Não tem crack para os programas em lugar nenhum;
    3- Atualiza a cada falha de segurança, em vez a cada 6 meses;
    4- Não tem de dar boot ao instalar drivers;
    5- Alias, quase não tem que instalar drivers;
    6- Não tem DRM, não avisa quando sou proibido de escutar algum MP3;
    7- Não tem WGA para impedir de eu mesmo utilizar o meu PC…

    Assim eu me sinto um usuário inútil!!!

    wagner (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 11:27 am

    bom pessoal, eu tenho percebido um aumento significativo de usuarios querendo instalar ubuntu em suas maquinas, isso e o resultado da minha equipe em mostrar o quanto ele e melhor e seguro para eles, esse resultado vem com o tempo, nao adianta so ficar falando da M$, temos que agir e nao esperar que tudo mude de um dia para o outro, estou formando uma clientela fiel ao GNU/linux, com solucoes para cada um, e um trabalho arduo mas compensador, e logico com o resultado positivo vem os bonos que e natural. o Brasil quer ser referencia em software livre, entao que comecem as comunidades a se mobilizarem para isso acontecer. Como sempre e mais facil criticar do que ajudar, se cada um ajudar de alguma forma a sua comunidade, com certeza o GNU/LINUX tera um grande salto de usuarios e tambem em qualidade de seus softwares.

    gustgr (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 11:43 am

    Cada loja tem o direito de treinar seus funcionarios da melhor maneira que lhes convem, alem eh claro de vender os produtos que acham mais interessantes. Se ter funcionarios que sabem atender a demanda da clientela eh errado, entao eu nao sei mais em que mundo vivo. Se ha alguem para culpar nessa historia, sao as empresas que apoiam o Linux. Elas deveriam tornar seus produtos mais atrativos para as lojas e para os consumidores finais.

    Essa Microsoft é incrível. Acabei de ler que o Windows 7 para ser totalmente funcional precisa do XP rodando em máquina virtual. E nesse cartaz eles não falam isso e usam meias verdades. Só uso linux e funciona tudo, scaner, impressora, transfiro fotos de cameras digitais, acesso orkut normalmente, temos vários messengers….
    Para mim, essa ação da Microsoft parece desespero, se estão fazendo isso é porque o linux está em ascensão. A hora que a expansão ocorrer mesmo, que o lastro de usuários aumentar, teremos vários programas migrando para a plataforma linux e desse momento em diante as coisas mudadrão de forma benéfica para todos.
    Depois que li também, que o Ballmer ficou irritado ao ser fotografado por um funcionário da Microsoft usando um IPOD, ao ponto de pegar o aparelho,jogá-lo ao chão e pisá-lo várias vezes….podemos esperar qualquer coisa dessa empresa controlada hoje por um desequilibrado.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 12:08 pm

    Vai ver o windows7 não ficou tão bom quanto a MS esperava e viu que se o windows tiver dois fracassos consecutivos (vista + 7), pode ocorrer uma migração considerável para o Linux, que tem distribuições cada vez melhores.

    txu (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 12:19 pm

    Isso é bobagem. Propaganda é a alma do negócio. Briga entre grandes concorrentes sempre houveram. Vão no youtube que ta cheio de propagandas da Pepsi vs Coca.

    O fato é que a MS hj vê o Linux como um grande concorrente.

    []´s

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 12:24 pm

    Eu aqui onde trabalho, uso o CentOS 5.3 e Vmware server para o trabalho pesado, mas não consigo usar Linux nas pontas (clientes) por meu ramo de atividades é engenharia e projetos, usamos muito CAD eletrico e Mecânico. e por enquanto não encontrei nada open-source que substitua o Autocad e o Eplan.

    @Jorge Barros
    Você usa o AutoCAD em uma máquina virtual rodando Windows XP no CentOS 5.3? É isso que estou pensando em fazer aqui, em meu trabalho… acabei de trocar de máquina e como tenho memória RAM (4GB) e em disco de sobra, pensei em fazer exatamente isso, só estava na dúvida se funcionaria bem (acesso a impressoras, rede e outros equipamentos USB no Windows da VM) e qual Distro usar (estava pensando no OpenSUSE 11.1 que criei pelo Suse Studio ou o CentOS 5.3, que acho mais estável, mas com pacotes mais defasados tb). e aí qual a sua experiência?

    Um abraço.

    “Para mim, essa ação da Microsoft parece desespero, se estão fazendo isso é porque o linux está em ascensão. ”
    Nem tanto, ele está custando a se firmar com 1% do mercado.

    Sobre o Ballmer, ele não “pisou várias vezes”, ele colocou no chão e fingiu que iria pisar. O cara é folclórico, todo mundo sabe. O que ele quis dizer é que não se busca o presidente da GM com um carro BMW, ou não se paga uma Pepsi pro dono da Coca Cola.

    wallacy (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 12:41 pm

    Já viram a versão que fizeram para o Mac OS?

    Flavio (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 12:57 pm

    Não sei se já falaram isso aqui: como o Linux não tem uma forte propaganda (marketing), este tipo de atitude até que é boa, pois revela que a Microsoft o considera como concorrente e atiça uma certa curiosidade pelo sistema.

    “Fale bem ou fale mal, mas fale de mim por favor”.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 1:04 pm

    @Carlos

    Suspeito que voce nao seja um usuário de linux, pois parece nao saber do que fala.

    Abs!

    lordtux (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 1:06 pm

    “A Microsoft trabalha com seus parceiros para ajudá-los a se prepararem para vender os produtos num mercado competitivo. ”

    Quer dizer então que o Linux compete com a microsoft, dessa eu não sabia, para um ato desse tipo devem ter reconhecido que o linux é um adversário de peso. Se linux fosse assim tão ruim como muitos querem dizer a microsoft não se preucuparia nem um pouco.

Este post é antigo (2009-09-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.