Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mercado de trabalho em TI: Procura-se um super-herói

Observadores argutos certamente já devem ter percebido que é comum ilustrações de super-heróis aparecerem em avisos de emprego publicados por aqui. Seu editor também reconhece a tendência a descrever requisitos como se o perfil desejado fosse o de uma mistura do Superman com o Sheldon.

Enviado por Edivaldo (edivaldobezerraΘgmail·com):

“”É comum ao vermos vagas para a área de informática, uma série de requisitos que são quase impossíveis (para não dizer impossíveis) de serem encontrados em um único profissional, mas o pior é que, ao contrário do que deveria ser, o salário proposto não é compatível com o tamanho do talento exigido (em alguns casos, os requisitos parecem uma lista de poderes de super-herói).”

É uma rápida reflexão sobre o mercado de trabalho de Informática, achei interessante que fosse citado no br-linux” [referência: edivaldobrito.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 3:19 pm

    Um problema que eu vejo com frequência é o contrário. Você lança uma vaga para desenvolvedor web e os candidatos lhe enviam um relatório com 5 páginas dizendo que sabem programar em 9 linguagens diferentes, tem conhecimentos em mais de 30 tecnologias diferentes, e mais um monte de baboseiras nas quais eu como contratador não estou nem um pouco interessado (mesmo que provavelmente ele domine de verdade somente uma ou outra).

    Então talvez não sejam só as empresas que tenham esse tipo de problema, talvez seja também um problema com as pessoas de TI em geral, que na maioria dos casos não sabem ser sucintas e objetivas, o que para mim é um pé no saco.

    Ronin (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 3:56 pm

    Falta amadurecimento ao mercado de TI brasileiro, por isso perdemos profissionais altamente capacitados para o exterior.
    PS. O super-herói pode também ser o Homem de Ferro ou o Mandrake;)

    Sander (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:05 pm

    Não acho que seja justo culpar o entrevistado, é um mundo beeeeeeeeem complexo e muito interconectado para uma pessoa conseguir se focar devidamente em uma coisa.

    Se você quer ser um bom web designer/master você têm que saber HTML, XHTML, JAVASCRIPT e CSS so pra começar,sem contar Flash e PhotoShop e afins, ai você deseja se especializar um pouco mais e escolhe PHP(No ASP For The Wise =P) ai você tem que estudar MySQL, Oracle e/ou PostgreeSQL, ai depois vc tem que aprender um pequeno alfabeto de siglas, SSI, SQL, CGI, CMS, WAF e etc e além disso várias frameworks,como Drupal, Joomla, Mojo, CakePHP Zend e mais um etc. E as vezes ainda têm que ouvir que você se você não conhece X você não é devidamente qualificado a ser empregado.

    E isto em PHP, vá para Java, busque uma empresa que não exija Spring E Hibernate E Struts , só que até você chegar até lá você tem que aprender mais N coisas que a SUN resolve inventar só para dizer que tem um maldito produto completo.

    No final das contas, as empresas são algumas vezes mal estruturadas ou tão complexas que seria impossível um profissional com vida social ser um candidato perfeito. Só Sheldon mesmo =P

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:22 pm

    É comum a gente ver uma vaga para analista de sistemas, pedindo desde PMI, ITIL até umas coisas nada haver, como conceitos avançados de arquitetura de redes. Como dizia meu velho amigo, imagem é tudo. É uma pena, pois muitas pessoas que se candidatam e se dizem áptas a estes requisitos são ao meu ver colecionadores de diplomas e certificados que no final das contas não vão fazer seu trabalho com a mesma maestria que um pobre mortal. :)

    Na área de infraestrutura vejo isso direto,
    De vez em quando me mandam pelo newslleter do Ceviu vagas do tipo:

    Precisa se de profissional de infraestrutura com:

    -Conhecimentos solidos de Linux ( Suse , Red-hat, slackware e Debian)
    -Conhecimentos solidos de Windows 2003 server
    -Proxy
    -Firewall
    -AD
    -Banco de Dados SQL server, Oracle, Postgres
    -Conhecimento solidos em CRM “X”
    -PHP, Apache, IIS
    -Conhecimento da área de contabilidade
    -Conhecimento de Windows, word, excel, power point, access
    -Disponibilidade para viagens
    -Citrix Meta frame
    -Desejavel inglês

    Salario: 2.000,00

    Moisés (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:33 pm

    Acho que a culpa é nossa, profissionais de TI. Achamos que para sermos bons nesta área temos que conhecer tudo, ou pelo menos ja ter ouvido falar. Não queremos passar pelo vexame de alguem saber que somos profissionais de TI, em alguma casos com anos de experiência e derrepente econtrar com um amigo ou parente naquela festinha de aniverssário e perguntarem:
    – Você conhece sobre … ou ja ouviu falar em …., e vc ter que dizer que nao conhece, e ver o ponto de interrogação na cara do infeliz que fez a pergunta “Ué ele diz que conhece informatica !” (eu ja passei por isso quando me perguntaram sobre um tal de orkut que na época nunca tinha ouvido falar e passei pelo mesmo qdo novamente me perguntaram sobre tweeter, facebook……..caramba sou programador, e nao tenho muito tempo para este tipo de coisa…..
    As pessoas acham que se vc falar que é de informática tem que conhecer de tudo…..saco….
    Agora voltando a nós; os caras que contratam tambem tem esta mentalidae, principalmente por serem de TI e também quererem conhecer de tudo um pouco, e achar que todos tambem deve conhecer de tudo um pouco.

    Moisés,

    Acho que o problema é mesquinharia mesmo das empresas. Querem aon invés de varios profissionais querem escravisar um para resolver todo o problema de TI de uma empresa. Geralmente essas empresas tinham alguém que fazia um pouquinho de tudo, mas não era especialista em nada. Quando esse cara sai por que conseguiu uma empresa menos sangue suga, eles ficam desnorteados e pedem especialização em tudo que o cara conseguiua se virar por que aprendeu na marra.
    E depois querem pagar uma merreca qualquer, por que não tem noção de salarios para profissionais de informatica. Geralmente empresas que o foco dela não é TI, tendem a desvalorizar oque não conhecem.

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:51 pm

    Não acho que seja culpa nossa, desde que comecei nessa carreira vagas absurdas como essas citadas existem. E se vc não conhecer o conteúdo vc não consegue emprego e ponto final.

    É simples assim, o mercado pede e vc vai atras.

    Elton Pereira (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:51 pm

    Aproveitando o assunto vejam o que este conscurso exige para o cargo ADI – Nível Superior Especialista – Redes.
    Um profissional com esta qualificação ganha muito mais de R$ 9.000,00(este valor é sem o desconto do IR) por mês.

    carlos (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 4:56 pm

    @anakinpendragon

    caraca isso é sacanagem rsrs um funcionario assim deveria ganhar (no minimo) R$7.000,00… (pelo menos aqui em SP)

    eu lembro uma vez que fiz uma entrevista p/ programador .Net junior em que pediam N habilidades e certificados, eu falei p/ o entrevistador que se ele encontrasse alguem com aqueles “pré-requisitos” disposto a ganhar 1700 reais, que me avisasse que eu pagaria 2000 p/ ele trabalhar p/ mim…

    Paulo Cesar Angelo (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 5:21 pm

    Existem casos e casos, + já fui em bastante entrevista onde o entrevistador queria determinada tecnologia X a 3 anos sendo que a tecnologia só existia a 2…

    Outras vezes os contratadores pedem diversas tecnologias com a,b,c,d,e,f,g,h…
    sendo que na verdade efetivamente precisam somente de alguém que saiba a, b e c. E ai o que fazem?

    Olha… o salario que iriamos pagar para quem soubesse tudo era de 7000, agora como vc não sabe d,e,f,g,h… nós podemos te quebrar o galho e contratar você, porém pagamos somente 4000 já que você não tem o perfil completo(de super herói)…

    + as vezes é engraçado, ainda bem q não preciso procurar trampo a um bom tempo :)

    abs
    PC

    Sander (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 5:21 pm

    É engraçado né, se você pensar, a maioria dos figurões lá fora começou como desenvolvedores, não é só aqui não, até la fora é difícil sobreviver assim, ninguém valoriza o esforço de ter que saber estas coisas, tudo bem que um bom programador tende a se adaptar bem a varias linguagens diferentes, desde que ele tenha um sentido lógico bem elaborado, mas eu acho meio sacanagem, sou universitario em informatica no 2º periodo, sei que se eu não aproveitar agora e pegar um curso com certificação em algo como redes ou administração não terei um futuro fácil.

    Todas estas regras foram criadas para produzir software de melhor qualidade e eficiência, mas elas não facilitam o trabalho de aprendizado/evolução do desenvolvedor, ai o cara tem q fazer N cursos caros, só que não recebe o suficiente para viver tão bem como merece e o conhecimento que deseja e merece.

    Raufer (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 5:24 pm

    O que vejo é falta de regulamentação da profissão mesmo, entendo é muuuuito complicado regulamentar e rotular alguém de TI, já que é um universto muito complexo, cheio de ramificações e interconectado como mencionou o Sander em seu comentário. Mas o que o mercado vè na realidade não é o profissional de TI, ele vè a imagem do “menino da informática” aquele que resolte tudo que pedirem, o pequeno gênio, esquecem que estudamos tanto quanto um médico e que merecemos os mesmo respeito profissional. Quando vamos a um médico não pedimos o currículo dele, se está escrito na porta “cardiologista” acreditamos simplesmente que ele entende de coração, não pergundamos se ele entende de hemorróidas, una encravada, pois isso não faria dele um melhor cardiologista… Temos sim é que correr atrás dessa regulamentação, e fazer juz a ela, deixar de se prostituir profissionalment, porque o pior não é a empresa pedir um “super homem” e pagar por um “severino”, o pior é ela achar um que aceite isso, e acha… aí a culpa é de quem?

    Sander (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 5:24 pm

    Sacanagem de verdade é com estagiario e universiotário =(.
    Eu sou administrador de laboratorios, tenho que consertar varios ccomputadores por dia, auxiliar alunos a manipular o Office, escrever 3 tipos de relatório por dia instalar datashow e ainda por cima sou o web master da plataforma EAD e só ganho 250….

    Cara se eu não precisasse tanto deste dinheiro pra faculdade…

    Conan (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 5:33 pm

    @anakinpendragon,

    Essas vagas são uma loucura total. Tipo “me engana que eu gosto”, quem está contratando coloca um monte de pre requisitos redundantes e improváveis, só para poder depreciar quem vai fazer a entrevista. Quem se sujeita a fazer uma entrevista para uma vaga com esse perfil, tem que estar muito desesperado.
    Na verdade que contrata alguem com esse perfil, está querendo um consultor pato(*).

    (*) Pato: Ave que anda, voa e nada. Más na verdade não anda, nem nada e nem voa direito.

    Conan (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 6:17 pm

    @Paulo Cesar Angelo,

    as vezes eu me candidato a algumas vagas só para poder falar umas verdades para esses caras.
    Teve uma vez que eu me candidatei a uma vaga de SQL Server (que eu pouco conheço) e os loucos queriam pagar uma miséria, tipo uns R$4.000,00. O maluco caiu no erro de me ligar.
    E teve ainda uma outra vez que me ligaram (detalhe: eu não mandei meu curriculo apra empresa) e o entrvistador perguntou se eu tinha interesse, dei corda foi então que o louco começou a falar um mone de besteira, tipo: “Voce nunca tabalhou com RAC, tem pouco experiencia com HA”, tive que soltar: “Vocês é que estão precisando, se não quiserem, eu não tô nem aí, minha taxa essa e eu não vou abaixar.”

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 6:59 pm

    Eu quando precisar procurar emprego de novo, vou tentar ver o que realmente querem. Perfil de programador, DBA ou Gerência de rede, por exemplo.

    Se eu me encaixar no perfil, vou mesmo não tendo os outros “super poderes”. Pelo que tenho visto do relato de amigos, quando se é tem conhecimento forte em alguma, se consegue a vaga, principalmente por indicação.

    Se assim mesmo reclamarem que precisam do super herói completo a baixo custo, é de dizer obrigado e adeus. Mercado de TI está bem aquecido, para quem tem conhecimento, tem vaga. Não é necessário se atirar na 1ª coisa que aparece.

    @Paulo Cesar

    “os candidatos lhe enviam um relatório com 5 páginas dizendo que sabem programar em 9 linguagens diferentes, tem conhecimentos em mais de 30 tecnologias diferentes, e mais um monte de baboseiras nas quais eu como contratador não estou nem um pouco interessado (mesmo que provavelmente ele domine de verdade somente uma ou outra).”

    Se pega um CV assim, principalmente de alguém muito jovem, você já deve ficar de sobre-aviso que deve ser mentira. Com duas ou três perguntas bem elaboradas, você pega uma mentira e já elimina esse candidato.

    Sinto, mas é muito mais fácil para a empresa, rapidamente você identifica e se livra de candidatos assim. Para o candidato, ele escapa de roubadas por haver muita vaga no mercado, como falei.

    Senão estava lascado, porque é uma prática comum essa busca de super heróis.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 7:50 pm

    Eu acho ótimos os editais de concursos públicos. Fora o fato de serem vagas de reserva, querem que você saiba até consertar o Rolls-Royce do chefe, e ainda lavar o banheiro. O legal é que como não existe quem tenha aquele calhamaço de conhecimento na bagagem, qualquer biólogo marinho passa na prova, é só chutar bem. Essas provas não avaliam ninguém.

    PS: estou me queixando da próximo concurso do BNDES.

    Conan (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 9:33 pm

    @Raufer,
    oque você entende por “regulamentação da profissão”?
    Essa história de regulamentação eu ouço faz tempo, e se querem saber minha opinião, isso é loucura!
    A verdade é que tem muito economistas, administradores e até médicos que são muito melhores desenvolvedores e analistas de sistemas que esse pessoal que se formou nas “faculdades zé ninguem” e não conseguem um trabalho decente por falta de competência.

    txu (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 9:42 pm

    Pessoal

    Pra que quebrar cabeça com TI?? Façam direito!! Depois, um concurso pra juiz. Poxa, salario, R$20.000.00 + ferias de 3 meses + uma pilha de processos sem julgamentos a anos, e ninguem pra encher teu saco.

    Ah, quando o sistema cai por 30 minutos nos TJ da vida, o juiz já ta em casa. Tu acha quem vão esperar pela turma de TI?

    argh!!!!

    Diploma para quem precisa, para quem precisa de diploma…titãs ;-)

    []´s

    Uma outra situação distorcida (mas que guarda uma certa relação com o assunto) pela qual eu passei pessoalmente foi a seguinte: a alguns anos fui contratado por uma empresa para implantar e gerenciar uma rede integrando as suas 15 filiais. Feito o projeto, implantado e alguns meses depois tudo afinado e funcionando, minha rotina se resumia em pela manhã em checar logs, verificar se houve algum problema durante a noite e, caso ocorrido, arruma-lo e à tarde, na maior parte do tempo eu pesquisava, procurando vulnerabilidades, formas de melhorar a rede, etc. Neste meio tempo, um colega saiu da empresa e meu chefe, achando que eu não estava fazendo muita coisa, afinal de contas eu passava a maior parte da tarde lendo, resolveu que eu deveria acumular a minha função e a dele que, diga-se de passagem, nada tinha a ver com o que eu fazia e para o qual havia sido contratado. Resultado: pedi demissão.

    Ah sim, aproveitando, a Canonical continua contratando e não precisa ser super-heroi :)
    Algumas vagas são localizadas mas outras pode ser trabalho remoto.

    foobob (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 12:52 am

    É o proverbial “cara da Informática”. É uma área extensa, multiramificada e cheia de especializações, mas cara da Informática é cara da Informática e ponto final. Saca desde instalação de hardware, dicas de Word, banco de dados e redes.

    Ninguém vai a um cardiologista e diz “Doutor, tô com uma alergia danada.” Mas é exatamente o que pessoas da área de Informática precisam suportar…

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 4:12 am

    Quero realmente deixar os parabéns para o pessoal que, a meu ver, está amplamente bem informado da situação atual do mercado de TI. Digo isso por ver, através do artigo e comentários que agregam uma opinião comum (em maioria). E para minha surpresa, na confirmação de que existe uma real e preocupante tendência – caso assim possamos definir – em subvalorizar o profissional da área e igualmente a profissão.
    Fica aqui o reforço às palavras bem ditas e de cunho altamente esclarecedor, sobretudo aos colegas Sander, anakinpendragon, Paulo Cesar Angelo, Raufer e ejedemal. Em seus comentários resume-se a gravidade do desrespeito e desmerecimento do profissionalismo em questão, que é praticado por uma boa parcela dos empregadores hoje.
    E não é preciso finalizar aqui. Podemos ver amplos relatos sobre o tema em podcasts, fóruns e mesmo conhecidos, que exercem alguma profissão na área. É entristecedor.
    Isto, pra não citar, como bem lembrado, as famigeradas e polêmicas exigências para concursos.
    Encerro com um apelo. Você profissional de TI, de criação, idealizador, pensador, não se prostitua. Não venda seu conhecimento, inteligência e poder de raciocínio por tão pouco.
    Na necessidade do cargo/empresa ruim, venda espetinhos, que dará igual ou mais dinheiro e menos dores de cabeça; e conserve TI como hobby. :)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 8:15 am

    @Sander

    É aí que está errado, toda essa complexidade não é realmente necessária. Eu defendo o conceito de KISS, empregado pelo Ruby on Rails, onde agente não precisa desse monte de parafernalha para fazer as coisas.

    Eu volto a dizer, a culpa está nas pessoas de TI em geral, sejam funcionários, sejam patrões. Todos tem essa mentalidade de as coisas tem que ser complicadas para estarem certas.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 9:33 am

    Pô, ninguém comentou sobre o Sheldon, personagem do seriado The Big Bang Theory. O cara é a maior figura, com certeza todo mundo conhece alguém com o perfil dele ;-) Quem não conhece o seriado, eu recomendo que vão atrás. Para quem se envolve com computação e tecnologia em geral, ou simplesmente tem um lado nerd/geek, vale a pena ver essa comédia sitcom.

    Ei Augusto, veja se na próxima notícia que exigir uma foto de garota, você consegue mostrar uma foto da Penny. Os marmanjos agradecem :-)

    Liam Tremblay (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 10:12 am

    Oi, desculpem o português primeiramente.

    O problema realmente é que muitos vezes o que acontecem é que os recruiters ou gerentes não sabe muito bem que necessitam exactamente e copiam requerimentos de vagas anteriores de outros e addem requerimentos novos basados no que eles consegue lembrar. Assim a lista de requerimentos é verdaderamente muito mais grande do que a vaga de verdade necessita.

    @Sander, eu não concordo com você. Um web designer não necessita e nem deve manuseiar um Oracle or um MySQL. É para estes coisas que criamos o concepto de MVC (Model-View-Control).

    Se seu web designer manuseia a database, você tem um problema serio nas mões :)

    Raufer (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 11:33 am

    Conan e todos, desculpem a demora na resposta, ando sem tempo pra acessar o blog…
    Realmente, como comentei, é muito complicado regulamentar algo como o profissional de TI, também não acredito que a regulamentação por si só resolva o problema, isso daria um pouco mais de “organização” ou mostraria a “desordem” que é o ramo de TI e talvez não tivéssemos que responder a perguntas como “Qual é o melhor anti-virus?” quando somos WebMasters ou SQL-Developers. Simplesmente diríamos “Não é da minha área.”, como um cardiologista escapa quando lhe perguntam sobre um problema de vista.
    Mas ainda que seja redundante dizer, quem requisita o respeito domos nós mesmo, talvez não vejamos em nossa vida profissional esse respeito do qual tanto falamos, mas consigamos deixá-lo para a próxima geração de profissionais de TI, e que meu filho não esteja nela!!!! kkkkk

    Tontinho (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 2:37 pm

    Lendo o comentário do Liam Tremblay, eu acho que um pré-requisito muito importante para um cargo em TI, é que o candidato tenha bons conhecimentos da língua portuguesa assim ao nível do prof. Pasquale.

    E que, por exemplo, se o candidato for desenvolver um programa de xadrez ele seja capaz de:

    1 – Derrotar o Robert Byrne – jogador de xadrez norte-americano, considerado “Grandmaster”, o maior título que um enxadrezista pode alcançar. QI de 170 pontos.

    2 – Saber compor e tocar vários instrumentos músicais, que é para poder criar os efeitos sonoros do jogo

    3 – Criar todas as figuras e ilustrações (designer gráfico) necessárias para o jogo

    4 – Saber tudo sobre inteligencia artificial e psicologia humana que é para poder simular atráves do jogo um oponente humano real

    5 – Fazer o teste no link abaixo em 10 minutos ou menos e obter uma pontuação igual ou maior que John H. Sununu – político norte-americano. QI de 180 pontos.
    link: http://www.iqtest.dk

    6 – Dominar outras línguas como inglês, japonês, alemão, russo, chinês, francês, italiano e javanês que é para poder traduzir o programa para esses mercados

    7 – Observação: não é necessário ter conhecimentos em mecânica de autos rolls royce.

    8 – etc… e etc…

    10 – E o mais importante, ser mágico e conseguir viver com um salário mínimo que é o valor a ser pago mensalmente pelos serviços prestados.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 14/11/2009 às 7:55 pm

    Isto me lembra também a lista de áreas de conhecimento de alguns concursos da área, mas estes pelo menos tem um salário mais compatível à função.

    Ricardo (usuário não registrado) em 15/11/2009 às 1:03 pm

    Posso estar enganado a vida toda, mas acho q Rails ainda não elimina a necessidade do cara conhecer os tais xhtml, css, js, sql, .. Além disso, se você já sabe que quer um profissional de Rails, pq vc lança uma vaga de “desenvolvedor web”? É pedir pro cara por tudo que sabe (ou pensa que sabe) no currículo mesmo. Eu sempre edito meu currículo antes de enviar de acordo com o que possa interessar pro contratante, mas se vc colocasse “desenvolvedor web”, eu, no lugar do cara, deixaria um monte coisa lá mesmo..

Este post é antigo (2009-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.